quarta-feira, 16 de março de 2011

Ética transpessoal 2

1. O sonho lúcido permite ao sonhador uma série de possibilidades práticas, que a maioria das pessoas nem imaginam que possa acontecer
2. O sonho compartilhado permite voce estar no sonho dos outras pessoas. Se ela não esta preparada para isso poderá expor detalhes de sua intimidade que normalmente não o faria.
3. O sonho telepático permite, de um lado voce descobir o pensamento das pessoas e, por outro, permite voce inculcar pensamentos na mente do outro sonhador.
4. Tudo isso é possvel em tese
5. Ou seja não há intimidade, os sonhadores podem saber o quiser sobre a gente
6. Eu divido os sonhadores lúidos em tres graus: o sonhador lúcido mínimo, o sonhador lúcido médio e o sonhador lúcido máximo.
7. O sonhador lúcido mínimo não conhece muito dos sonhos e por isso nem se precoupa com a ética transpessoal.
8. O sonhador lúcido máximo conhece bem os sonhos lúcidos e tem uma alto comportamento moral
9. O problema é o sonhador lúcido médio. Ele pode chegar a um bom nivel de lucidez, mas também pode não ter um alto padrão moral.
10. Por isso a ética transpessoal, uma ética capaz de abranger até os sonhos lúcidos.
11. A ética transpessoal é um comportamento natural de que tem um padrão moral elevado. Não esta baseado em regras fixas. sim do tipo programático, do tipo faça aos outros o que quer os outros façam a voce.
12. Em primeiro lugar tem que analisar bem o comportamento se é ético ou não.
13. Para que isso aconreça o sonhador tem que utilizar bom senso, elasticidade existencial e o procedimento críico do sonhador lúcido na vigília onírica.
14. Ás vezes a intuição onírica ajuda.
15. Em caso de dúvida voce pode ter as seguintes opções:

• O que sentiria no lugar do outro sonhador?
• O que o bom senso diz?
• Nós dois vamos sair melhores depois disso?
• Entrevista com um sonhador mais experiente
• Pergunta aos sonhos
• Estudar o caso a fundo

16. Como ue ja disse não existe regras fixas e cada caso é um caso. O que pode ser bom em uma caso pode não o ser em outro.
17. Exemplo de situações francamente anti-ética:

• Espionagem indusrtial
• Espionagem militar
• Espionagem pessoal
• Inculcar uma idéia na pessoa. com fins egoistas

18. No filme “ A Origem” , o personagem prinicpial quer colocar a idéia na mente de uma outra pessoa para fins comerciais. Isso é uma tremenda falta de ética
19. Um sonhador lúcido pode incentivar um crime? Em tese pode. È só aparecer para a pessoa em seus sonhos e trabalhar com o seu psicológico para a prática ilícita;
20. Por isso, muitas outras coisa mais, para ter paz de consciência é necessaria a utlização constante da ética transpessoal.

Otavio Aquino

2 comentários:

Vurgoth disse...

Isso me faz lembra um Sonho lucido que tive a algum tempo atras.

Bem...antes do sonho eu conversava com uma pessoa sobre o fato de voce criar "objetos oniricos" que podem ser pessoas ou onimais. O ponto e que eu acabei cojitando a possibilidade de a interacao do sonhador com o "objeto" poder trazer algum fruto, como poder descobrir o que ele esta pensando, e se isso pode ser verdade ou apenas uma resposta criada pela nossa mente, ja que nos mesmos o produzimos.

O sonho foi simples. Eu adormeci com o proposito de obter um sonho lucido e nele "criar/evocar"(falta de palavras cabiveis) uma pessoa e faze-la uma pergunta sobre mim.

Digo aos onironautas iniciantes que o dificil nao e obter um sonho lucido pela forca de vontade, mas sim lebra sobre seu proposito quando estiver dentro dele.

Voltando a falar sobre o sonho, a resposta foi juntamente a que eu esperava, e por isso fiquei em duvida se se tratava de uma verdade ou algo que eu produzi para tornar minha realidade mais agradavel.
Entao para tirar minha duvida eu fui a pessoa e disse logo que ela pesava sobre mim, e ela concordou, depois de exitar. Ainda fiquei em duvida, pois a pergunta foi se ela mentia muito pra mim, e no sonho ela disse: -vixe...eu minto muito, talvez ate mais que voce. E no mundo fisico foi: -Sim...mas todo mundo mente.

Quanto a estica...Nao acho antietico procurar informacoes sobre voce mesmo usando de tecnicas oniricas, porem usa-las para maleficios ou fins prejudiciais e outra coisa.

Otávio Aquino disse...

ola Vurgoth
os seus comentarios são bem interessantes
mais uma opçao para os sonhos lucidos saber o que um sonhador pensa da gente
voce foi ético ao fa\zer essa abordagem
O problema da ética entra quando utilizamos de subterfugio para enganar umu sonhador prara tirar informações dele.
Poe exemplo passar por uma outra pessas, para ludibriala. Isso é umuito simples em um sonho lucido
Saber o que um apessoas pensa da gente ateaves dos sonhos não tem nenhum problema ético.
obrigado por sua colaboração