domingo, 13 de abril de 2008

sonho lúcido e holografia

Sonho lúcido e holografia

A lucidez onírica, um tipo de estado alterado da consciência - EAC - que permite o reconhecimento do estado onírico quando na vigília onírica, com um a iteratividade entre sonhador e sonho, tem diversos fenômenos, ângulos, facetas, interessantes de serem estudados. Por exemplo:

1. Mudança. A mudança de cenário, quando se percebe que esta em um sonho lúcido, rapidamente muda-se de cenário,
2. Graus. O fato de se ter lucidez em diversos graus, mínima, media e máxima,
3. Mistura. A mistura onírica, onde se tem sonhos lúcidos misturado com sonhos não lúcidos;
4. Cores. O aumento das cores (hipercromaticidade) que ocorre em um sonho lúcido.
5. Compartilhado. Os sonhos compartilhados entre dois ou mais sonhadores
6. Rememoração. Quando rememoramos os sonhos na vigília ativa

Todos esses fenômenos guardam semelhança com outro fenômeno que ocorre na vigília ativa a holografia.

Holografia é uma forma de apresentar ou registrar imagens em três dimensões. O nome vem do grego: holos – todo e graphos- escrita. Foi criado pelo por um cientista húngaro em 1948 e ganhou o premio Nobel de física em 1971.
Tecnicamente falando a holografia é produzida com a ajuda de raio laser que dividem o lazer em dois feixes de que captam a imagem e, no percurso os dois feixes se cruzam a reproduzem tridimensionalmente.

A holografia é utilizada pelos físicos para estudos e pesquisas, mas outros cientistas de outras áreas, notadamente da neurologia, neurofisiologia e neuropsicologia para explicarem fenômenos inerentes da mente humana, em seus respectivos campos. Na tecnologia de informação testa-se uma nova foram de armazenamento de dados. Também tem aplicação nas artes
Um exemplo prático da holografia são os coloridos emblemas de segurança de cartões de credito e nas embalagens de CD

Quando você corta uma foto, naturalmente ela fica pela metade, isso é fácil de entender e obvio demais. Quando você corta um filme holográfico, acontece uma coisa curiosa, difícil de entender, continua-se com a informação toda registrada, só que mais débil. O exemplo que se deram é o da janela, se você tapar parte da janela, ainda poderá ver toda a paisagem a partir dela.
Basicamente a teoria holográfica da mente reforça o valor de que o mundo externo é um conjunto de percepções e sensações que são registradas no cérebro. Bertrand Roussel, o grande filósofo de séc XX, dizia que a operação feira pelo cirurgião está no cérebro do cirurgião. Nessa visão mais radical, o mundo externo seria ema espécie de ilusão dos sentidos. O sonho seria um grande exemplo de ilusão. Qualquer coisa que fizéssemos no sonho seria apenas ilusão. A comparação é de que a vigília ativa seria pura ilusão, segunda essa hipótese.
Alguns pesquisadores defendem que a holografia cerebral estaria radicada no hemisfério direito do cérebro.

Voltando aos sonhos lúcidos lanço a hipótese da interferência holográfica na mistura dos sonhos. Assim quando sonhamos e alcançamos a lucidez, mas não em um grau elevado há a interferência de imagens oníricas holográficas. O resultado seria um sonho comum com certa lucidez.
Quem tem sonhos lúcidos já passou por essa situação, talvez sem entender nada. Outro exemplo seria você desconfiar de que você estaria em um sonho, mas na hora “H” achar que esta na vigília ativa.

A própria lucidez pode ser vista como um tipo de holografia. Lembre-se que um “pedaço” do holograma possui toda a informação só que mais tênue, assim seria uma imagem mais fraca. Em sonhos lúcidos mínimos ou semi-lúcidos a lucidez tem esse tipo de comportamento, ou seja, ela se apresenta muita tênue, difusa, periférica e, ao contrário, em um sonho lúcido máximo ou plenamente lúcido .a lucidez onírica se apresentaria plena, completa, forte, total.

A interferência holográfica é uma possível explicação. Para um fenômeno onírico muito interessante e intrigante: os sonhos compartilhados, aonde dois ou mais sonhadores têm um mesmo sonho ou enredo.

No sonho compartilhado ou enredo compartilhado existe uma intricada combinação dos enredos. O relato dos participantes mostra um grande grau de semelhança entre os enredos. Existe uma hipótese de muitos sonhos triviais e lúcidos seria compartilhados, mas a rememoração só seria de um dos participantes.

A rememoração ocorre quando, na vigília ativa evocamos a nossa memória onírica, as vezes um simples fragmento de memória permite rememorar o sonho todo, análogo ao fato em um fragmento de filme ter a informação toda.

Sobre holografia e pensamento espiritualista tem uma mensagem interessante que diz, entre outras coisas:
1. ...enxerguem dentro do Holograma de “Tudo que é”..
2. ...aprendendo a se conhecer dentro do Sonho Holográfico como Seres Multidimensionais de Luz e Amor
3. Em uma Realidade de Quinta Dimensão, nós somos os Antigos e os Guardiões do Registro que são respeitados e honrados pelo seu povo Indígena, e estamos próximos aos seus Corações dentro da “rede da Vida”. Para a Consciência da Dimensão Superior, somos os Guardiões do Sonho e os tecedores do Coração do Planeta Terra, e mantemos os Sonhos do Passado e do Futuro dentro de nós; somos a Luz da Fonte buscando se expressar através do Amor Incondicional e buscamos Dançar com o Amor Incondicional dentro de Vocês
4. Nas Dimensões Superiores da Luz, como “Tecedores do Sonho de Amor” na Terra, temos mantido o Holograma Planetário em seu lugar

A holografia como os sonhos lúcidos tem aplicação nas artes. Existem vários tipos de obras de artes feitas a partir da holografia pelo mundo. Nos sonhos lúcidos os artistas conseguem fazer obras de artes muito expressivas.
Otavio Aquino

3 comentários:

vkitsis disse...

Olá Otavio,
é com certo atraso que tomo a liberdade de sugerir mais um link sobre o universo holográfico:
http://www.holoalternativo.com/Universo.html
abr,
vanessa

Critic disse...

Como sempre um ótimo post, parabéns.

Agora, tem um link acima com um pequeno erro, essa deveria ser a url correta:
http://eveoneven.blogspot.com/2006/06/universo-hologrfico_18.html

jholland disse...

Olá Critic, obrigado por participar e por ter corrigido a referência.
Continue participando !