sábado, 31 de julho de 2010

O Sonho Lúcido de Marcos Vinicius


O sonho que se segue foi-nos enviado por nosso leitor, Marcos Vinicius.
Espero que aproveitem !


Estou postando o SL que tive hoje, por volta das 5:35, logo após ter acordado.

O sonho começa comigo passando na casa de uma amiga para perguntar se haveria alguma coisa importante na escola, pois eu iria faltar aula no proximo dia. Então ela me disse que não teria prova nem exercícios avaliativos.


Quando eu estava saindo no portão apareceram muitos homens de preto portando armas e atiraram muito em mim!! Mas não doeu e nem sangrou então eu disse: é um "SL" .


Nesse momento, o cenário do meu sonho mudou, e ouvi risos bem altos. Ao olhar para cima havia um senhor bem velho, de cabelos longos e brancos, vestido com um manto meio marron estilo bruxo da idade média, mas não usava o chápeu e tinha muitos colares.


Este Homem que estava rindo parecia controlar os homens de preto como marionetes e levava com ele uma corda amarrada no cenário, como se fosse um teatro. Ao perceber que eu estava olhando para ele, ele se surpreendeu e perguntou: Como você me percebeu aqui ?

E eu disse: adivinha... não é todos os dias que vejo um velho voando e se divertindo vendo homens atirando em mim.


Velho: hohoho, mas para você saber que isso é estranho você deve estar ciente que está sonhando não é "jovem criança"?


Eu disse que se ele sabia é porque tambem estava sonhando e ele disse que sim, mas disse que vive nos sonhos e que nunca acorda!


Fiquei pensando em por que será que ele me chamou de jovem criança, então o velho deu um risada de novo.


Velho: yohohohohoho, então eu vou te ajudar a subir, mas antes vais me fazer um favor!


Fiquei pensando o que seria "subir" que o homem tinha me dito. O velho me mostrou na escuridão um par de brilhos e me disse para não temer nada. Após dizer isso ele me contou que aquilo era uma pessoa que tentou controlar a essência da escuridão, e que havia perdido para ela pois a escuridão é gigantesca. Disse tambem que essa pessoa era um amigo dele e que se eu quisesse subir eu teria que ajudar aquela pessoa a se libertar!


Antes de eu perguntar como o amigo do velho tinha tentado dominar a escuridão o velho me mostrou com um exemplo. O Velho me deu uma semente de gira-sol e me mandou fazer ela virar um gira-sol adulto. Eu não entendi como. O velho pegou a semente, e ela cresceu na mão dele até formar um gira-sol. Este por sua vez deu várias sementes que cairam no chão e formaram um campo de gira-sois. Após isso o velho me disse: Vá e não tema, prove ao meu amigo que você pode ajudá-lo, e se ele mandar você se afastar diga que não!


Ao começar a me aproximar estranhezas jamais vistas nos meus sonhos aconteceram, como um porco atravessando a rua acompanhado por vários pintinhos (pintinhos de galinha mesmo!) e um cavalo falou comigo: Está preparado?


Pensei em voltar, mas percebi que o velho iluminava o caminho para mim e me mandava prosseguir!

De repente uma voz me disse: afaste-se. E eu disse: não. E toda vez que eu repitia isso a luz do velho iluminava mais.


Quando cheguei no centro da escuridão o velho me disse que agora era com ele.


Lá havia um homem acorrentado e o velho mandava ele se soltar, até que de fato ele se livro das correntes e voôu para os céus.

Velho: esta acabado agora ele pode voltar!

Velho: agora você vai subir!


Então eu saí voando e ele disse que não era isso que ele quis dizer!

Velho: olhe aquela porta!

Não havia porta alguma, então ele disse: vire-se e olhe de novo, e realmente havia uma porta na rua, o velho entrou e desapareceu, mas ao virar para traz o velho estava atraz de mim e disse: Agora é sua vez, pense em um lugar que quera ir e abra qualquer porta!

Eu abri a mesma porta que o velho e quando a atravessei eu estava em casa, então o velho gargalhou de novo e disse: Agora você subiu, mas não vou facilitar tanto! Me desculpe por isso!

Ao dizer isso, o velho pôs a mão sobre minha cabeça e disse:"jovem criança" veja o mundo com seus olhos!

Neste momento eu acordo e o SL acaba!


42 comentários:

gatts disse...

fique com duvidas de por que o velho me chama de "joven criança",tambem oque ele quiz dizer com "vou te ajudar a subir", tambem não sei oque el quiz dizer com "Não vou facilitar para você e Me desculpe por isso"

e nem mesmo sei quem ou oque era aquele velho =/

Richard Hermeticum disse...

Olá Marcos,
O teu sonho lúcido é verdadeiramente espetacular. Foi uma autentica iniciação... talvez por isso o velho te tenha chamado de "jovem criança".

Abraços,
Richard

gatts disse...

oque seria essa "iniciação" ?

Não tenho certeza, mas acho que esse velho acabou me ajudando mesmo a "subir" ou eja lá oque isse queira dizer, pois tenho uma impressão de que agora eu posso me mover para onde eu estiver desejando em um SL (não testei denovo, pois não tive outro SL depois desse)

Daniel Bruno disse...

Quando o velho disse "Não vou facilitar para você e Me desculpe por isso" ele deveria querer dizer que você poderia subir(ou evoluir) mas ele não facilitaria,ou seja, ele não deixaria você evoluir demais para facilitar sua "estadia" em seus sonhos. Então ele estava se desculpando irônicamente com você por te acordar. Embora eu não acredite em um ser que habite os sonhos mesmo, achei muito interessante o relato.

Daniel Bruno disse...

Já tive diversos sonhos lúcidos e explorei alguns deles (os mais recentes que tive) embora não soubesse que se tratava de um sonho lucido. Imagina ter sonhos lucido sem conhecimento de que outras pessoas também já passaram por aquilo.. A primeira vez pensei estar maluco! Ainda mais que foi um sonho em que eu acordava diversas vezes mas não conseguia sair do sonho..Em certo momento eu acordei e estava indo para a escola conversando com minha irmã sobre meu estranho sonho em que eu podia controlar as minhas ações, eu caminhava e subia e descia meio-fios altos com extremo realismo enquanto ia para a escola ir para um evento esportivo. Depois que falei de meu sonho, ela disse que era legal, mas que eu não deveria mexer com essas coisas da cabeça. Nisso me viro para o lado errado da escola, ao perceber isso viro-me para o lado certo. Olhando para minha escola eu percebi que não se tratava mais da minha escola e sim de uma casa de praia da minha vó! Ao ver aquilo tomei um baita susto e percebi que ainda estava no sonho e que o que eu supostamente havia vivido não se passava de um sonho, uma mentira. Isso me desesperou e fez com que me esforçasse ainda mais que nas outras vezes tentara acordar e me fez finalmente despertar para a realidade.

Naquela época eu havia lido uma Mundo Estranho que falava sobre segredos da mente (que inclusive eu recomendo). Ela contava como sonhar com o que você quisesse e também como induzir uma alucinação natural (ou seja, sem uso de drogas)com o sol entre outras coisas. Eu até tentei induzir uma alucinação assim mais não deu certo, então eu me interessei pelo assunto até encontrar a técnica de Ganzfeld, que consiste em usar óculos de bolinhas de ping-pong e com fones de ouvido, ouvir constantemente um Ruído branco. Neutralizando assim os sentidos, afim de que o sistema sensorial tenha que recria-los.

Eu tentei fazer essa experiência mas eu não tinha óculos, então tentava com folhas de papel, mas nunca consegui resultados. Isso foi uma das coisas que me fez sentir medo em minha SL, o que minha irmã disse parecia uma espécie de alerta do meu inconsciente.

Mas, sobre a experiência de Ganzfeld, eu nunca li nenhum relato de um brasileiro que tenha feito essa experiência que, assim como os sonhos lúcidos, também são muitas vezes relacionados a parapsicologia. Então.. alguém aí poderia tentar ou sabe sobre alguém que já fez essa experiência?

E sobre "como sonhor com o que você quer", foi dito que era para se fazer anotações sobre seus sonhos para "dissolver" a barreira entre o consciente e o inconsciente e se concentrar bem no que você quer sonhar na hora de dormir. Assim nós poderíamos induzir nossa mente a colocar uma pista de que o sonhos é sonho em nosso sonhos facilitando a lucidez no sonho.

Mas fora esta minha primeira SL, minhas outras SL's foram super (ou quase) tranqüilas na maioria das vezes.

Fiquei impressionado com a similaridade dos relatos desse blog com alguma SL's. Como ficar analisando os detalhes do sonho e ficar impressionado com a nitidez durante a SL mesmo ou até acreditar que as pessoas de sua SL podem estar com você em um sonho compartilhado. Eu fiquei impressionado porque eu nunca havia ouvido falar de nenhum relato de SL's (eu nem sabia sobre SL's) para ter tido as mesmas atitudes e reações de muitos dos relato daqui do blog, o que demonstra uma certa semelhança entra as SL's alheias. Uma coisa que reparei é que algumas vezes que eu tive SL eu tinha consumido bebida alcólica no mesmo dia, e eu não tenho esse costume. A bebida pode ter alguma relação com SL's?

Agora estou tentando ter SL's por conta própra, em vez de te-las apenas naturalmente, como todas as minhas outras SL's foram então.. desejem-me sorte!

Daniel Bruno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
gatts disse...

bom.... primeira mente obrigado, pois eu nem tinha imaginado na possibilidade que estava na minha cara de que o "subir" que o velho havia me dito era evoluir (liga não sou meio desligado mesmo)

[OFF] Affz talvez eu tenha encontrado facilmente um Shaman king ( Ou Mestre Espiritual) e tudo que ele fez foi fazer hora com a minha cara e me ensinar um truque =/. Se sobesse teria esplorado muito melhor os ensinamentos do velho =(.

do mesmo geito que voce eu tambem achava que SL era só comigo que acontecia, mas recentemente tinha me surpreendido muito com como o meu mundo foi recriado perfeitamente nos sonho, e mesmo com tanta perfeição eu sabia que estava de fato sonhando, até ancontar esse blog.

a respeito da experiencia do óculos, que voce disse, provavelmente é verdadeira, pois para voce ficar lúcido em um SL voce precisa de algo que te ligue ao seu estado de vigilia(o seu "EU" real que esta dormindo) e nesse caso a ponte entre o mundo onírico e o mundo real seria o ruído, ou tambem pode ser uma música tocando baixinho.
Sobre o óculos, eu uso uma vendo nos olhos para me concentrar melhor, pois tudo que você é um fundo preto.

uma coisa que ajuda a saber que está sonhando é mentalizar coisas que seria impossivel acontecer.

Muitas vezes os sonhos te dão dicas que que voce está sonhando. Uma vez eu estava de frente para o espelho, e meu reflexo me disse: isso é um sonho, e de fato era!

boa sorte para voce, espero que consiga ter outro SL

jholland disse...

Obrigado a todos vocês pela participação e por essa extraordinaria troca de experiências ! Vejo que tudo está num crescendo e logo logo teremos novos e maravilhosos relatos, quem sabe sobre sonhos compartilhados ?

Em relação às perguntas do Daniel, vamos por partes:
1)não conhecia essa técnica do Ganzfeld, porém a sua descrição se assemelha a alguns ensinamentos e técnicas da ioga e do budismo. Alguns retiros budistas mais avançados são feitos inteiramente no escuro, sem qualquer contato com o mundo exterior e sem estímulos sensoriais. O resultado disso é que o praticante começa a delirar e a entrar em contato com as ilusões (carmas) em estado bruto - ou seja, como se estivesse num sonho acordado. O objetivo aqui é superar todo o material inconsciente, superar todos os condicionamentos.

2) obre as outras técnicas, aquilo que você descreveu assemelha-se muito à técnica de incubação de sonhos, há bastante material escrito sobre isso e quase todos os textos sobre sonhos lúcidos descrevem-na como recomendável.

3) em relação a prestar atenção máxima nos detalhes e sensações durante o SL, trata-se de uma prática muito imprtante por muitas razões. Em preimeiro lugar, com ela voce aumenta concentração, tornando a percepção mais ampla e profunda. Esse nível, digamos, aprofundado de percepção estravasa o sonho e alcança os estados de vigília. Com ela voce também consegue maior estabilidade e consciência dentro do próprio sonho, algo necessário para atingir certos objetivos dentro do sonho. Por fim, voce passa a perceber que todos os estados mentais, toda cognição e o próprio mundo em vigília é também uma espécie de sonho, o que abre portas para uma outra qualidade de percepçao e acesso a ensinamentos.

4) sobre o comentário do Marcus acerca das dicas que os sonhos no dão para ficarmos lúcidos, de fato, isso acontece - eu mesmo já tive oportunidade de relatar tal fenômeno em alguns sonhos publicados aqui.

Vamos trocando experiências e relatos !

Abraços !

gatts disse...

novas habilidides custam esquecimento de outras?

Cara após aprender a ir para ond eu desejo usando as portas varias outras habilidades minhas ficaram descontroladas.

Eu posso voar, mas não sei mais aterrissar, pow ontem tive um sonho onde estava no centro da cidade,então resolvi voar para outo lugar e na ora de pousar eu não sabia como e me bati contra varios muros antes de finalmete descer!(ainda bem que não sinto dor no mundo onírico!)

hoje tive outro SL mas não conseguia nem esticar meus braços para chegar a algum lugar mas rápido, muito menos imaginar algo no meu bolso e ele aparecer!

cara tive SL 3 dias seguidos depois do encontro com o velho( a sequencia começa quita feira) e todos ele deu "misson failed" aff não estou conseguindo me manter consiente por muito tempo

o pior foi antes de ontem, alem de não pousar adequadamente, meu dedo não esticava no SL minha sorte é que uso o método de morder meu dedo, como não doeu eu soube que era um SL.

Meu principal obijetivo era visitar a casa de fiama( colega ), mas ao voar a cidade toda se desconfigurou e nem sei como mas cheguei a lum lugar onde eu acreditava que era a casa dela e encontrei uma garota muito estranha, que não era ela mas que por algum motivo eu acreditava que era então dei "mission complete" e acordei, mas só soube que não tinha nada haver o local e a garota com os certos affz

jholland disse...

Hehehe...Muito interessante isso, mas nao se preocupe muito. Creio que tudo isso depende unicamente de seu estado mental, digamos que 'e uma projecao de sua mente ou o resultado de seu estado de consciencia. Outra variacao para dizer disso eh: grau de lucidez.
Por exemplo, em meus sonhos lucidos nem sequer me prendo a esse tipo de dificuldade (como voar, aterrizar etc), pois isso e' apenas o resultado do proprio pensamento. Tenho, eh claro, outros tipos de dificuldades.

Respondendo: novas habilidades nao implicam o sacrificio de outras. Trata-se apenas de auto sugestao.

Abs !

gatts disse...

uma coisa legal que eu podia fazer antes éra voar sobre um falcão gigante pela cidade =D

a história é que quando eu estava acordado eu pensava: - Nossa como queria poder invocar um falcão e voar pela cidade, iria bastar soprar um apito em forma de falcão que ele apareceria.

e nos meus SL's eu pensava em um apito de falcão no meu bolso, e quando eu procurava no bolso ele realmente estava lá! ai era só chamar o "Phell"(nome do meu Falcão) e curtir o voô. mas ultimamente eu não encontro o apito que usava para chama-lo no mundo onírico!

e oque seria um "INICIAÇÃO" ?

jholland disse...

Acho que as respostas para suas perguntas são um pouco mais difíceis de responder, o melhor é mesmo voce ir descobrindo, justamente por meio da intensa exploração do mundo onírico.

Minha sugestão é que voce encare esses mistérios como mais um desafio a ser descoberto, investigando tanto nos sonhos como também na vigília. Você pode, por exemplo, perguntar a alguém que eventualmente apareça nos sonhos, do tipo daquele mestre que te deu aquelas missões...

Quanto à "iniciação", é como uma espécie de explicação ou autorização que você recebe de alguém (um mestre) para passar para a "fase seguinte" e ir conquistando novos poderes e habilidades. Chega uma hora, nesse jogo, que voce terá que jogar também na vigília, enquanto acordado.


Abraços !

gatts disse...

eu acho que descobri como entrar em um SL já lúcido!

comigo está funcionando, eu começo ja lúcido, mas vou perdendo a lúcidez e esquecendo que estou sonhando até perder a lucidez de uma vez...
eu faço o seguinte:

Colocou meu Celular para despertar 4:30.
ao acordar coloco o fone e fico uovindo música.
após isso imagino uma porta, e ela vai ficando amarela, então começa a dar sensação de paralesia e flutuação e é como se eu fosse jogado diretamente no sonho... depois só resta conferir se realmente é um sonho e fazer as missões!

Ewirckz disse...

Muito legal seu SL, eu tenho SL's muito frequentemente, quase todos os dias :s
Aproposito se esse foi seu primeiro SL vc deve ter sentido uma Paralisia do sono, é quando vc fica paralisado por alguns minutos e parece que tem alguem olhando pra vc, é horrivel essa sensação, so que tbm é rara acontecer... Tem como eu um dia desses postar meus SL's tbm

gatts disse...

tipow eu nem ligo para a paralesia do sono, pois durmo com venda nos olhos, então apenas ignoro e tento mover a parte do corpo que parece paralizada...
um dia desse foi como se minha mão estivesse presa, mas quando dei por mim ele esta debaixo do travesseiro...

uma dica é aproveitar as sensassões de flutuação ao maximo e usa-la bomo uma coisa boa e não ruin, pois quando se tem flutuações significa que você está entre o mundo onírico e o mundo real!

e eu tenho uma pergunta tbm....

o Mundo onírico é o "Mundo Espiritual" descrito pelos budistas e monges ezotericos ??

jholland disse...

Não.
O mundo onírico pode ser considerado dentro do universo sutil ou corpo sutil. Nas tradições antigas da Índia o corpo sutil é o segundo corpo, também afetado pelo Ego e pela dualidade. A vantagem aqui é que voce tem a mente mais plástica, tudo o que voce pensa ou sente automaticamente se transforma em realidade. É uma condição ótima para se transformar.
Como se diz "o marceneiro esculpe a madeira; o sábio esculpe a si mesmo".
Nas mais antigas e profundas tradições espirituais tais instrumentos - sonhos lúcidos etc - são apenas isso: instrumentos.
Em resumo, os sonhos lúcidos não são, por si mesmos, algo espiritualmente elevado, mas são ótimos veículos para o aprimoramento espiritual.


Bons sonhos.

Unknown disse...

Oi gente hoje eu tive meu primeiro sonho lucido, mas foi uma coisa muito rapida pois nao consegui me manter dormindo por muito tempo. sonhei que tava no meu quarto e tinha acabado de acordar, mas quando me levantei ao inves de haver o guarda roupa na frente da minha cama, havia um corredor gigantesco, foi ai que percebi que estava sonhando, entao decidi descer da cama, mas ai percebi que estava começando a acordar e nao consegui me manter dormindo. queria alguma dica pra continuar dormindo.

jholland disse...

Hehehehe !!! Muito bom, muito bom !
Parabéns !
É assim mesmo: começa aos poucos, vai se tornando mais frequente e demorado. Requer prática. O SL vai se estabilizando aos poucos.
O importante é manter o relaxamento, sem excesso de excitação.É só uma questão de prática.
Há outras dicas: alguns dizem que, durante o sonho, você deve girar o corpo (como um pião) e aí o sonho se estabiliza. Mas o mais importante é praticar mesmo.
Mantém contato e mande seus relatos.

Abs !

Anônimo disse...

gente eu to precisandu de uma ajudinha de vcs, eh que esses dias eu to tendo sonhos onde eu apareço muito irritada e brava, chego a bater na pessoa ou gritar ate mesmo com os animais...hj por exemplo sai gritandu com um cachorro e minha voz mudou totalmente...uma voz grossa..na mesma hra o cachorro diminuiu de tamanho....o que eu devo fazer?

jholland disse...

Dedique-se a se auto-observar e a detectar os ressentimentos que estão dentro de voce. Dissolvendo os ressentimentos, voce ficará leve e a raiva, o medo, a angústia e outras negatividades desaparecerão.

Abracos !

Anônimo disse...

Nossa!Muito surreal...A cada relato que leio é maior minha vontade de explorar o mundo dos sonhod lúcidos,porém oque me impede é o meu medo.Eu nunca me lembro dos meus sonhos,sempre que durmo é como um apagão...Eu sei que os sonhos lucidos podem ser imprevisiveis no começo,quando se está explorando pela primeira vez este novo mundo,tenho muito medo de sonhar com algo ruim(monstros,etc) tipo um pesadelo e de algum modo sei que isso afeta minha iniciação e por mais que eu queira este receio é muito grande.Eu li que em alguns sonhos aparecem seres estranhos e com um comportamento sinistro que o sonhador não pode controlar,e se o sonho lucido é tão realista quando dizem imagine estas figuras macabras...Sei que meu medo só aumenta a chance disso acontecer,gostaria da opinião de alguém para me ajudar com este problema,sei la,queria perder este medo idiota dos seres oniricos...Agradeço des de já:(

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jholland disse...

Olá Gebriel.

Na minha opinião, trata-se apenas de uma resistência do Ego. Não há relação entre sonhos macabros, assustadores, pesadelos e os sonhos lúcidos. Num primeiro momento, voce estará apenas aproveitando os sonhos ordinários que voce já têm para exercer sua lucidez. Obviamente, quando você trabalha o mundo onírico, a tendência é os sonhos irem mudando de qualidade. Porém, não exatamente nesse sentido que você disse.
Por outro lado, para aqueles que praticam sonhos lúcidos, os pesadelos são bem-vindos. Isso porque situações inusitadas sãp sempre um bom detonador da lucidez onírica. E, além disso, uma vez estando lúcido em um pesadelo, você tem um ótimo instrumento para dissolver seus medos etc. - enfrentando-os em seu nascedouro, que á a instância mais inconsciente.
Acredito que a ligação entre monstros e seres estranhos e os sonhos tenha nascido de alguma leitura acerca de Experiências fora do Corpo (EFC/OBE).
E, de fato, há uma ligação entre EFC e sonhos lúcidos.

Porém, fique tranquilo, esse tipo de experiência depende muito mais de sua mente do que de outra coisa, além de não vir tão direta e imediatamente associada aos sonhos lúcidos.

Minha sugestão é: aproveite o mundo onírico com todos os ensinamentos e sensações que ele lhe oferece.

Bons sonhos !

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

OI sou eu de novo,

Ja relatei o meu primeiro sonho lucido aqui nesse post mesmo.
hoje tive meu segundo sonho lucido. acordei no meio da noite com minha gata arranhando a porta querendo entrar no quarto, fui abrir deixei ela entrar e fui deitar, lembro que antes de começar a sonhar tive uma paralisia do sono e tive a sensação de estar afundando, comecei a escutar ruidos e deixei a sensação me levar do nada vi a imagem do meu quarto rodando, como se fosse um quadro girando, no sonho eu ja comecei "lucido", eu tava no meu quarto de pe ao lado da minha cama, e para confirmar se eu estava sonhando eu puxei meu dedo, mas nao consegui segurar, ele ficava escapando da minha mão, ai tampei o meu nariz e percebi que estava respirando normal, foi ai que realmente confirmei que estava sonhando, meu quarto estava escuro, e nao sei porque eu estava com medo (talvez fosse a por falta de experiencias em sonhos)tentei ir pra um lugar mais iluminado ou alegre mas nao consegui, vi uma claridade pela fresta da porta do meu quarto, e pensei que se eu abrisse a porta eu iria pra um lugar claro, fui em direção a porta e percebi que eu estava meio que flutuando e nao andando, mas quando abri a porta era apenas a escada da minha casa e continuava escuro, fiquei com medo da situação e tentei acordar, tive um pouco de dificuldade de acordar, mas nao demorei muito pra acordar.

Estou em duvida se isso foi um SL ou EFC/OBE.

Alguem tem alguma dica de como mudar de ambiente? ou apenas a pratica consegue fazer isso?

Ah e será que isso foi uma EFC/OBE?

Anônimo disse...

Obrigado pela ajuda.Muito bom o site,tem me ajudado bastante!

jholland disse...

Arthur,

Seja bem-vindo mais uma vez !

Pela descrição, está com mais "cara" de uma OBE/EFC, embora seja as vezes difícil distinguir - e como já disse antes, a fronteira não seja tão nítida.

Em todo caso, tente não forçar muito uma mudança rápida e radical de ambiente. Voce verá que os movimentos no mundo sutil dependem mais de seus pensamentos. Quando voce focalizar sua atenção e seu pensamento em uma dada direção ou ambiente, seu corpo sutil automaticamente se deslocará para lá. De um modo geral, esse ambiente é 100 % responsivo ao nosso estado de consciência. Se voce achar que um dado obstáculo é impenetrável, ele se tornará impenetrável; ao considerá-lo perfeitamente transponível, ele deixará de ser um obstáculo. É simples assim. O problema é que normalmente não treinamos, nem disciplinamos nossa mente e nossos pensamentos, daí então a falta de controle. Mas é só uma questão de treino.

Muito bom o seu relato !

Abraços !

Anônimo disse...

Ola(sou o gabriel).Bom,espero não estar enchendo sua paciência,mas é que nunca achei um lugar para falar com tanta liberdade sobre sonhso lucidos!Enfim,eu gostaria de insistir com o problema com meus medos...Li aqui no site os seguintes trechos:

"o sonhador lúcido se confronte com pesadelos e ansiedades que, de outra forma, seriam aterradores; e, resolvendo conflitos interiores, leva mais adiante o desenvolvimento psicológico"

1-isso quer dizer que os monstros oniricos são na verdade nossos temores,etc materializados?

"Saint-Denys também teve a sua cota de "monstros abomináveis" nas explorações que fez nos sonhos[...]Certa vez, o marquês viu-se atormentado por um pesadelo "pavoroso" que se repetiu muitas vezes[...]estava sendo perseguido por monstros abomináveis. Estava passando por uma série interminável de salas. Era difícil abrir as portas que separavam as salas e, nem bem eu fechava a porta de uma, ouvia-a ser aberta de novo pela procissão horrorosa dos mons tros. Enquanto tentavam me alcançar, soltavam gritos horríveis e percebi que estavam ganhando terreno. Acordei com um sobressalto, arquejante e banhado de suor."

2-É exatamente disso que tenho medo e não sei se teria coragem suficiente para enfrentar meus monstros interiores,mesmo sabendo que é um sonho e que é um passo importante para evoluir interiormente:/

jholland disse...

Olá Black Angel,

É um prazer tê-lo aqui novamente e poder trocar idéias e experiências sobre esse incrível e fascinante tema. Sinta-se inteiramente à vontade para expor seus comentários !

Em relação às suas observações: sim, os monstros são materializações de pensamentos e emoções. Tudo depende portanto de seu estado emocional e, se possível, de sua lucidez (aqui entendida como clareza e desapego). Nossos temores são resultante de nossos apegos. Se voce cultivar com seriedade e profundidade seu relaxamento (profundo) e desapego, voce se livrará de seus temores e angústias, tornando-se mais lúcido e livre.
As manifestações que surgem diante de voce no mundo sutil (sonhos lúcidos, EFC etc) tem uma correspondência exata com esse estado de espírito.
Isso é muito prático.
Comece cultivando esse estado de desapego, despreendimento e coragem durante a vigília, especialmente nos momentos do cotidiano em que voce é mais exigido. Se voce cultivar isso com seriedade e determinação, sua lucidez aumentará e seus sonhos lúcidos tornar-se-ão mais frequentes e....lúcidos. Observe-se atentamente seus movimentos mentais e determine-se a enfrentar e dissolver seus sentimentos negativos, sempre cultivando o relaxamento e o desapego daquilo que o faz sofrer e angustiar-se.Quando for dormir, pratique a meditação - que é também ela própria um exercício de desapego, despreendimento e não-identificação em face das emoções , pensamentos e recordações.
Voce transportará sua coragem e liberdade para o próprio estado onírico. Voce verá que pode se moldar e a transformar a si próprio, nas instâncias mais profundas e inconscientes .
Isso se refletirá direta e profundamente no corpo-mente sutis.

Voce é maior que o sonho - seja ele acordado ou dormindo.

Abraços!

Anônimo disse...

Muito obrigado meu caro amigo.Sua ajuda tem sido muito importante.Continue com esse trabalho maravilhoso.Os sonhos lucidos por mais incriveis que sejam,são pouco estudados e a maioria das pessoas(inclusive eu,antes de conhecer este site)tratam o assunto como ficticio,bobagem,etc.Abraço!

Anônimo disse...

muito obrigada Jholland!!! relamente funcionou eram sentimentos que estavam mal resolvidos que tava me atrapalhando!! agora to bemm melhor!!cheguei a ate mesmo sair do corpo de forma lucida no meu quarto!! to muito felizz !!valew pela dica!!

Anônimo disse...

Eh Jholland tem alguma razao ou motivo, por eu conseguir lembrar de meus sonhos tdos os dias?isso eh algo que eu tenho observado, e ha uma constante no sonho:pessoas, sejam elas conhecidas ou desconhecidas, isso tem algum significado?

Anônimo disse...

OLá!Hoje,depois de almoçar eu dedici me deitar um pouco e bom,uma coisa leva a outra...Dai ja vi a oportunidade de poder ter um sonho lucido,só que eu tentei "induzir" um fazendo uma técnica chamada "WILD".Fiquei deitado de costas e perfeitamente confortavel e só pensando:"vou sonhar que estou voando e vou perceber que estou sonhando" dai fiquei assim por uns 40 minutos,sem mecher nem um musculo(oque é dificil pra caramba porque depois de um tempo o corpo começa a querer te sabotar e você começa a sentir sua pele formigando,etc)e fiquei apenas repetindo minha frase e contemplando o vazio até que meu corpo começou a ficar dormente e pesado,comecei a ouvir uns barulhos esquisitos(vozes,palavras sem sentido,etc)mas não abri os olhos(embora o medo fosse grande)porém eu comecei a ter a sensação de que alguma coisa estava me olhando e ai fiquei com tanto medo que me levantei(ainda com o corpo meio dormente,igual quando acabamos de acordar).Depois me senti o maior idiota do mundo¬¬'

jholland disse...

Eric@,

O fato de voce se lembrar de seu sonhos é uma ótima notícia. Muitas pessoas sequer acreditam que sonham e outras tantas mal conseguem se lembrar da maioria dos sonhos. Mesmo aqueles que têm um prática onírica importante, deixam de lembrar de seus sonhos quando atravessam uma situação de stress.

Lembrar dos sonhos e começar a trabalhar dentro do mundo onírico significa que você começou a construir uma ponte entre as instâncias conscientes e inconscientes do seu ser - ou seja, você começou o movimento de superação da cisão que existe dentro do homem.

Todas as culturas e tradições espirituais têm em alta conta esse tipo de superação - e, não por acaso, todas elas levam muito a sério o trabalho com sonhos.

Em relação à recorrência de pessoas nos sonhos, é difícil, de antemão, definir seu significado. Para tanto, teríamos que reunir mais informações de caráter pessoal.

Pode ser tanto algo que esteja depositado na memória, de forte conteúdo emocional ainda não resolvido como, de outro modo, uma conexão estabelecida com outros seres. Tudo depende do grau de lucidez e do quanto você tem trabalhado os sonhos lúcidos e as OBE, associando, por exemplo, a outras práticas espirituais.

Considero um bom indício de que se tratam de outros seres quando: estes aparecem nos estados de lucidez, quando têm algo importante a transmitir e quando possuem um alto grau de autonomia frente à nossa consciência produtora do sonho. Isso em termos muito grosseiros e gerais. Mas há que se levar em conta o histórico na vigília e no mundo onírico.

Abraços !

jholland disse...

Olá Black Angel,

A técnica WILD não é muito fácil. O ideal é que voce associe esse esforço a um grau máximo de relaxamento e desapego, tornando esse estado pré-sono o mais prazeroso possível.

Geralmente o sono começa antes do que percebemos: ou seja, muitas vezes já nos encontramos em estado alterado de consciência mas não percebemos isso, julgando que ainda estamos perfeitamente acordados.

Um bom indício ocorre quando nossa mente ainda não começou a divagar, mas os próprios pensamentos já começam a ficar fluidos, mais claros e sem distração. O fio condutor permanece o mesmo, desdobrando-se dentro de uma mesma linha.

Quando voce ingressa nesse estado - e ele costuma vir muito sutilmente - voce já pode começar a trabalhar a lucidez onírica (aqui ainda pré-onírica).

Mas lembre-se que é importante que todo o processo se dê com prazer e de forma relaxada.

Bons sonhos !

Anônimo disse...

Acho que sei qual é meu problema.Geralmente eu ja quero entrar no sonho lucido,mesmo sem preparação nenhuma...Pessoas experientes em sonhos sempre meditam,se desprendem do corpo físico,etc...Gostaria queo amigo me indicasse alguns livros ou autores interessantes sobre o assunto(sempre vejo o pessoal que meche com SL mencionando uns nomes indianos...).Outra coisa:Eu não me lembrava dos meus sonhos,depois de alguns dias estudando sobre SL eu estou me lembrando dos meus sonhos,porém de forma fragmentada.Eu acordo e penso:"poxa,não sonhei com nada hoje" ai quando estou no meio de meus afazeres eu me lembro de alguma cena e penso:"ah!eu sonhei sobre isso hoje,agora me lembro" mas nunca da tempo de anotar no meu diario dos sonhos-que não tem nenhum relato ainda:/

Eu tento ficar na cama e não me mexer nem pensar em nada,porém eu durmo igual a um zumbi e fico sempre acordando e dormindo e tendo vários sonhos sem ter a oportunidade de anota-los...:(

gatts disse...

volteii... eu tava sumido ne ??

O motivo é simples : Não estou conseguindo sonhar mais !

nem sonhar lúcido, nem sonha normalmente!

todos os dias eu apenas fecho os olhos de noite e segundos dps eu os abro e já está de dia, sem eu nem mesmo notar que dormi todo esse tempo!

se possivel me fale como é essa tecnica WILD.

uma coisa interessante que vou tentar é entrar no mundo onírico apenas meditando na posição dos monges budistas!

estou tão desesperado com o desap-arecimneto dos meus sonhos que vi esse método em um site esses dias, que dizia que quando você atinje o gráu maximo de meditação você se encontra no mundo onirico, mas muitas pessoas no site diziam que isso poderia demorar mais de duas hrs... então tem que tem muita paciência para meditar!!

mas se eu conseguir aprender o tal método WILD citado acima tlavez seje mais facil que o método da meditação maxima!

ajudeme plisss

jholland disse...

Black Angel,

Vou lhe passar uma sugestão muito pessoal, mas talvez funcione bem.

Em primeiro lugar: prazer e liberdade. Esses são dois princípios que regerão sua atividade Guie-se por eles. Não abra mão da sua liberdade e o faça sempre de modo prazeroso, não forçado, não agressivo.

Quando for dormir, busque um estado interior que seja o mais autenticamente relaxado e completamente descompromissado, de modo que voce se sinta sem qualquer peso, responsabilidade, pressão, cobranças etc, seja de onde estas partirem (pensamentos, emoções, recordações, medo, angústia). Simplesmente saiba disso: voce não é nenhuma das idéias ou emoções, imagens ou recordações, nem mesmo percepções ou sensações que teve; não há que focalizar em algo, seja o que for.

Tire o foco e relaxe.

(continua...)

jholland disse...

(continuação)


Se algo vier (e virá), não force, apenas relaxe. Nem mesmo esse propósito deve ser levado tão a ferro e fogo, no sentido de uma atividade intena. É mais um não ser e um não fazer, um não sentir, um não-tudo.
Mantenha apenas isso: o simples propósito de não se apegar a nada, nem mesmo à sua identidade. Fique apenas nessa atividade, o maior tempo que conseguir, mas sempre buscando mais e mais relaxamento, menos e menos esforço. Busque o conforto completo. Se algo lhe vier, solte, busque o prazer mais completo de soltar todas as amarras. Como se diz no ioga: soltar as amarras e deixar correr.
Bom aí, se voce relaxar bastante, bastante mesmo, a ponto de quase mais nada vir, então voce se dedicará a uma tarefa ainda mais sutil e portanto menos agressiva que é relaxar e desapegar aqueles pequenos focos residuais de atividade. Mas sem se esforça, apenas mantendo o propósito.
Voce ingressará no estado hipnagógico e imagens e sensações aparecerão, mas sua consciência estará firma, sustentada pelo simples propósito de não ter qualquer apego ou foco. O vazio te conduzirá. Voce perceberá que a mente te hipnotizará e voce será seduzido e convidado a seguir (ou seja, apegar-se) ao enredo e imagens nascentes. Continue, porém no propósito: não seguir nada e permanecer no vazio.
Cultive essa atividade noite após noite e depois me fale do andamento...

jholland disse...

Marcos Vinicius,

É um prazer tê-lo de volta !

Não se preocupe tanto, isso é fase, acontece com todo o mundo. Voce já abriu a tampa, agora ela não fecha mais - hehehe.

É possível que você esteja apenas cansado, passando por uma situação de maior estress e então a mente precisa entrar mais rapidamente em sono profundo, o que é muito saudável. Talvez voce esteja dormindo apenas no horário noturno e já cansado (pelo que me lembro voce tinha muitos sonhos lúcidos à tarde - é isso ?).

Respeite o momento e a si mesmo.

Tudo bem seguir a meditação formal sentada, ela é ótima, mas se voce sentir que está forçando muito, não exagere, não se violente. (Procure a meditação estabilizadora (shamata).)

Por outro lado, dê uma lida na sugestão acima, acho que seria interessante para voce - e vamos ver o que rola.

(sobre a técnica WILD, há uma postagem aqui no Blog)

Mantenha contato e diga como vão indo as coisas.

Anônimo disse...

Muito bom.Pelo que entendi,eu não preciso ficar esperando o sono vir(aguardando o acontecimento e só pensando nisso)e nem ficar pensando em várias coisas até cair no sono.Vou tentar manter minha mente vazia e ficar lucido o maior tempo possivel,vou tentar isso por um tempo.Se acontecer qualquer coisaeu falo.Bom,minhas dúvidas ja foram bem esclarecido-muitissimo obrigado-e ja tenho uma consideravel quantidade de livros e artigos para ler,agora é só botar em prática!

Um grande abraço!