segunda-feira, 5 de maio de 2014

Sonhos e ciêncis socais


Definição. São as relações existentes entre as diversas ciencias sociais e os sonhos.

Nomes. Outros nomes pelo qual é conhecido:

 

  1. Ciências culturais e os sonhos
  2. Ciências do espírito e os sonhos
  3. Enciclopedismo social e os sonhos

 

Importância. Para a onirocrítica é importante conhecer os sonhos em todos os ângulos: biológico, neurológico, psicológico e social. Isso ajuda no aumento da lucidez onírica, como técnica, a saturação mental.

Sociais. Nós temos como ciências sociais: administração de empresas, antropologia, arqueologia, estatística social, história, sociologia, trabalho social.

Sociologia. Na sociologia encontramos diversos fenômenos ligados aos sonhos em sociedade e à sociedade nos sonhos. Assim temos: folclore e os sonhos, teoria das religiões e os sonhos, sonhos políticos, pesadelos e desarticulação social, pano de fundo social dos sonhos, consciente coletivo e os sonhos, sociologia do conhecimento, sociologia fenomenológica e os sonhos,

Antropologia. Os sonhos nas diversas culturas: ágrafas, agrícolas, nômades, militares, industriais, nas diversas castas. Os sonhos no Tibete, no Egito, na Grecia, em Roma, na idade Média, em Israel, etc.

História. Os sonhos na historia, sonhos que fizeram historia, a historia nos sonhos, os historiadores e os sonhos, material histórico sobre os sonhos.

Arqueologia.  Os artefatos, locais especiais, templos ligados aos sonhos.

Estatística. Os tipos de sonhos mais comuns, o interesse do sonhador nos sonhos, a pesquisa estatística dos sonhos, etc.

 

Referencias bibliográfica e fontes de pesquisa

 

  1. Aquino, Otavio – Teoria e prática dos sonhos lúcidos – 1995 – Xama editora.
  2. Bastide, Roger – sonhos e psicanálise – Edusp.
  3. Lakatos, Eva Maria e Marconi, Marina Andrade – Sociologia  geral –  1982 -editora atlas.
Otavio Aquino

Nenhum comentário: