quarta-feira, 21 de maio de 2008

Sonhos Lúcidos: um pequeno panorama

Introdução. Na simplicidade, modéstia, está o poder de síntese de explicação que,as vezes, muitas palavras não conseguem traduzir, um fato vale por mil palavras. Prestemos atenção na seguinte narrativa, relato, caso, de sonho lúcido:

"No meu quarto dos sonhos alcanço a lucidez, fico atento aos detalhes. Vejo uma amiga, falo para ela que ela é uma personagem dos sonhos, um padrão dos sonhos, como eu, ela fica na dúvida".

Lucidez. Estar acordado, desperto, lúcido, consciente dentro de um sonho é uma experiência intrigante e, ao mesmo tempo a chave para um mundo diferente, exótico, desafiador, o mundo dos sonhos, um universo multidimensional rico em estímulos, informações e experiências que durante séculos tem fornecido a humanidade grande obras, descobertas científicas, momento de incrível prazer . É a chamada experiência do “ estou sonhando”, “isto é um sonho”.
Definição Sonho em que o sonhador sabe que está sonhando e passa a controlar o sonho, ou de forma analítica: sequência de imagens oníricas vivas, nítidas, coerentes, racionais em que o sonnhador ordena volitiva e conscientemente essa imagens, interagindo nos processo oníricos, de forma natural, higida, sadia".
Imagem A definição se apresenta, útil, inteligente, abrangente e, ao lado do relato narrado nos dá uma fiel imagem do que venha a ser o sonho lúcido, sonhar lucidamente, sonhar conscientemente.
Fenômenos. Podemos encontrar os seguintes fenômenso presente no sonhos lúcidos:

1. Conscientização do estado onírico
2. Racionalidade
3. Estabilidade do cenário dos sonhos
4. Lógica do enredo dos sonhos
5. Emoções racionalizadas
6. Altos estados da Consciência
7. Facil rememorabilida
8. Manutenção mnemônica maior
9. Facil evocabilidade do conteúdo dos sonhos
10. Cores mais vívidas
11. Controle dos sonhos
12. Percepções ampliadas
13. Paranormalidade
14. Estados transpessoais
15. Expansão da personalidade

Sistemático. Por estudo sistemático entende-se a pesquisa, catalogação, criação de banco de dados, bibliografia, pesquisa na Internet, teses, etc. Por outro lado com a contribuição dos sonhos lúcidos, o critério maior, analisa-se essas informações com esses critério. O que não é fácil e está sujeito a muito erros, omissões, lacunas, equívocos, enganos, distorções.
Domínio. Uma das coisa mais intrigantes que o sonho lúcido nos oferece é a possibilidade de termos em nossas mãos o domínio, controle, o senhorio dos sonhos com todas a suas implicações fisiológicas, filosóficas, científicas, transpessoais que isso acarreta. O sonhos lúcido com seus princípios, suas leis, sua aplicabilidade é o melhor instrumento para podermos trabalhar, manipular e compreender o mundo dos sonhos; a autoconsciência onírica nos leva à cosmotranscendência onírica. Em outras palavras o sonho lúcido é sufucuente e necessário, através de suas característica unícas, controel dos sonhos incluso, para se conseguir desenvolver o pleno potencial onírico dos sonhadores.
Componentes. Os sonhos lúcidos são compostos por um número grande de sonhos, que normalmente ocorrem sem a presença da lucidez, como sonhos não lúcidos, mas que adquirem um novo valor com o sonhar lúcido, tais como: admonitórios; compensatórios, conscientes, criativos, espirituais, expansores da personalidade, iniciáticos, paranormais, realistas, reveladores da personalidade, sexuais, solucionadores de problemas, transpessoais,
Níveis. Existem diversos nívies de lucidez onírica, desde a mais simples até a mais complexa. A minha clasificação, empírca é de mínima, média e máxima. Para LaBerge temos: sonhos semi-lúcidos, lúcidos e plenamente lúcidos. Em termosde porcentagem temso 50%, 100% e 150% em relação à vigília ativa. E outras palvras há . em certos níveis uma lucidez maior que na vigília ativa, chega-se a pensar que se esta acordado nos sonhos e dormindo na vigília ativa.
Relatos. Existem muitos relatos de experiência de sonhar lucidamente em livros, revistas, orkut, blogs, sites, jornais eletronicos, etc. Ainda não existe uma quanridade aceitável de porcentagem de sonhadores lúcidos ou de sonhadores que tiveram sonhos lúcidos. A cifras andam em torno de 10 a 25%.
Conteúdo. O conteúdo se um sonho lúcido pode ser, como no sonho comum não lúcido, dos masi diersos tipos. A variabilidade é muito grande e sofre impacto direto da crença do sonhador, de sua experiência, etc.
Importância A importância do sonhos foi negligenciada pela nossa civilização.Muitos filósofos, cientistas, terapeutas, lideres religiosos, escritoresfalaram da importância dos sonhos para o ser humano, mas a maioriadas pessoas e dos especialistas não dão atenção para isso, como explica a sociologia dos sonhos. Felizmente as coisas estão mudando. O mundo está redescobrindo os sonhos em gerla e desobrindo os sonhos lúcidos em particular
Técnicas. Os sonhos lúcidos podem se induzidospor técnicas. Atualmente esistem mais de 100 técnicas de indução aos sonhos lúcidos. Inclusive já há mauinas, equipamentos, programas de computador, capaz de induzir á sonhar lucidamente
Lucidez. A lucidez na vigília onírica pode e dever ser aumentada. Aumentar a lucidez e alcançar a maturidade onírica é o principal objetivo do sonhaor lúcido consciente.
Movimentos Apesar do sonhos serem negligenciados pela sociedade, há muitos movimentos populares, não oficias, dispersos que se preocupam como cultivo dos sonhos.
Bibliografia. A cada dia aumente a número de artigos sobre os sonhos lúcidos nas mais diversas linguas, especialmete: alemão, portugues, espanhol, italiano, ingles, frances.
Internet A rede mundial de computadores permite um trabalho maior com os sonhos. Pela Internet nós temos muitas páginas e serviços sobre os sonhos lúcidos e não lúcidos, que inclui sites, orkut, blogs, ebooks, grupso de discussão.
Controle Ao termos o controle os sonhos, ou seja dirigir o enredo do sonho, estamos adentrando em uma série de experiências reais, vivas, em que trabalhamos um enorme potencial que passa despercebido, uma gama de acontecimentos, que geralmente, vivemos à margem deles
Interior. Uma das vantagens do sonhar lucidamente é a viagem interior , uma maneira mais acentuada de conhecermos melhor a nós mesmos.
Consciência. Quando estudamos os diversos aspectos da lucidez, a personalidade, os sonhos, os fenômenos transpessoais, paranormais, as novas tecnologias e avanços científicos não podem deixar de ter uma nova visão, uma visão crítica e, nos molde da onirocrítica e da tanatocrítica lanço a idéia da conscienciocrítica ou a nova visão da consciência a partir da lucidez onírica.
Vigília Ativa. O sonhador lúcido na vigília ativa recebe o impacto direto de um grande número de estímulos muitos deles francamente anti-lucidez e anti-oníricos. Estudar a lucidez na vigília ativa e o ego-da-vigília-ativa cabe a empiriocrítica.
Espiritualismo. Os sonhos lúcidos não ajudam nem provam o espiritualismo, em si, mas também não corroboram o materialismo. No nosso atual estádio científico precisamos de mais pesquisas, estudos, investimentos, trabalhos científicos. Da minha parte, dentro das minhas limitações, sou espiritualista e as minhas hipóteses de trabalho irão por esse caminho. A ciência, por si só, não explica tudo e nem é essa a sua finalidade, mas sim de explicar, cientificamente, aquilo que pode ser explicado, e nem tudo entra nessa categoria. O que não significa abrir mão do rigor científico de um lado e contestar as hipóteses e teorias científicas aceitas por outro, por não condizerem com os ensinamentos espiritualistas.
Utilidade. Os sonhos lúcidos podem ser utilizados para muitas coisas. Sua utilidade é enorme. Pode-se sonhar lucidamente para: aumentar a criatividade, reduzir a ansiedade, descobrir sobre a sobrevivência, pesquisar os mundos interiores, experiências transpessoais,etc.
Cérebro. O sonhar lúcidos esta relacionado com o lóbulo frontal, redes neurônicas, topografia cerebral, no que diz respeito á arquitetura cerebral. O sonhos são domínio do hemisfério direito do cérebro, com os sonhos lúcidos existe uma ponte maior e uma comunicação mais efetiva com o hemisfério esquerdo do cérebro. As descobertas da neurociência em termo da arquitetura do cérebro, através de tomografia computadorizada, ressonância magnética, estudo com emissão de positrons, observações clínicas, e os novos remédios farmacológicos, corroboram os etudos da lucidez onírica.
Onironáutica A onironáutica é a neociência que estuda os sonhos lúcidos. Nasceu em 1978, com a descoberta da comunicação entre o sonhador lúcido e o pessoal de terra em laboratório. A experiência cosntituia basicamente, em monitorar certos parâmetros fisiológicos e os movimentos rárido dos olhos(REM). No Brasil ela é pouco estudada e conhecida. Ma isso esta mudando. Os sonhos lúcidos mudaram radicalmente a maneira de se estudar os sonhos, de se aproveitar os sonhos e de se entender os sonhos.
EQM. No estuo das experiências de quase morte, o sonhos lúcidos aparecem como uma hipótese lógica e razoável para enteder mais esse interessante fenômeno.
Vocabulário No estudo dos sonhos lúcidos nós temos um vocabulário própria, técnico, adequado. Eis aqui algumas palavras e expressões do estudo dos sonhos lúcidos: alienação onírica; aluno; aluno nota 10; auto-sonho; auto-sonho lúcido; cenário dos sonhos, centros especializados do cérbero; comunicação não verbal; consciência ininterrupta. escala da lucidez; escola da vida; estado transpessoal; experiência de quase morte(eqm); ética transpessoal; idades do homem; imagem onírica; maturidade onírica; mesclagem dos sonhos; multidimensionalidade onírica; onirocrítica; onirologia; onironáutica; onirossoma; rem; responsabilidade consciencial; sonhador; sonhador lúcido medio; sonhar lucidamente a noite toda; sonhos; sonho acordado; sonho lúcido acordado; sonho lúcido compartilhado; sonho lúcido impessoal; sonho lúcido mínimo; sonho lúcido médio; sonho lúcido máximo, sonho lúcido paranormal; sonho lúcido tranpessoal; sono; trabalho voluntário em pró da humanidade; transpersonalizaçao onírica; vigília ativa; vigília onírica, etc.

3 comentários:

Lasher-Sam disse...

ótimo texto, continuem relatando alguns sonhos lúcidos de vez em quando, eles me inspiram bastante.

Rafael de Lima disse...

Parabéns pelo texto...
Acabei de ter um ótimo sonho lúcido, como direito a vôo bem mais lúcido dos que os realizado anteriormente e criação de cenários interessantes...
Por isso vim pesquisar um pouco mais.

Rafael Carvalho Brito disse...

Gostei muito do blog, tenho pesquisado algo sobre o que me intitularam "viagem astral", ou mesmo sobre sonhos lúcidos. Se vc souber como me ajudar, grato ficarei. Att.,