sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Relato de experiência onírica 1 - sonho lúcido

Este sonho ocorreu em 15/11/2007 e vou descrevê-lo porque gostaria de saber se já passaram por algo semelhante.
Eu estava em um lugar onde me mostravam pedaços de papel com vários textos e eu sabia que estava sonhando. Quando focava para ler o texto eu ainda mandava uma mensagem para mim mesma: vou decorar o texto e escrevê-lo quando acordar. Ocorre que o texto não estava em português em sua maior parte - identifiquei umas palavras em latim - e as poucas palavras que estavam em português não faziam o menor sentido em termos de sintaxe.
Este tipo de sonho já me ocorreu anteriormente, mas fico tão frustrada em não compreender o significado daquelas frases incoerentes que me "desconecto" da lucidez e volto ao sono/sonho "normal".

5 comentários:

crystian lucas disse...

Sempre tive uma duvida,mas que ate agora nao foi exatamente esclarecida...Um sonho lucido, nao constitui exatamente uma viagem astral? Bem,mais do que esta duvida,gostaria de relatar um pouco de minha experiencia.Nos meus sonhos lucidos,procuro observar os detalhes do cenario onde estou,para ter uma confirmacao de que estou em algum lugar,levada por uma viagem astral.E geralmente, visualiso alguns objetos antigos em cima de uma penteadeira por exemplo, ou, numa estrada,vejo os matos que nasceram no meio-fio e estao balancando ao vento,ou seja, distinguo certos detalhes tambem da paisagem quando sobrevoo alguma cidade, o mar, ate vulcoes...Visto que, a mente humana e supercapacitada, minha pergunta e: seriam tudo criacoes de minha mente? Certo que muitas vezes os sonhos nao sao totalmente realisticos, no sentido de que misturam-se coisas ou situacoes irreais,mas ja ouvi dizer que numa viagem astral isso e comum.Como estar na sala de casa e ela nao se apresentar exatamente como e.Aguardo alguma resposta,se possivel.Obrigada!

jholland disse...

Olá Crystian Lucas.

Primeiramente, obrigado por participar do Blog !

Sua pergunta não é tão simples de ser respondida, pelo simples fato de que a mente cartesiana-conceitual não funciona no mundo sutil (ou astral, se preferir).


De fato, para muitas tradições, esse tipo de distinção (entre imaginação e realidade), sequer existe em qualquer dos planos, inclusive nesse em que estamos teclando (vigília).


Para alguns autores, não existe viagem astral: qualquer experiência no mundo onírico - lúcida ou não - é simplesmente um sonho; para essa vertente materialista, as chamadas projeções astrais nada mais são que aventuras oníricas de menor qualidade, ainda menos lúcidas e importantes que os sonhos lúcidos.


Já para outras vertentes, o que ocorre é justamente o contrário: os SL são uma espécie de projeção astral inconsciente, na medida em que o sonhador-projetor não está consciente do cenário "real". Para estes, tanto os SL, quanto as projeções, constituem apenas uma passagem para estados mais lúcidos de consciência, culminando na auto-liberação e desapego de todos os condicionamentos.


A distinção complica porque sabemos que nem os sonhos são completamente individuais e separados daquilo que convencionamos chamar de "realidade"(por exemplo, podemos ter sonhos compartilhados, telepáticos, prever o futuro, conversar com outros etc); nem, tão pouco, as projeções oferecem uma visão sempre clara e "objetiva"do mundo "real", concreto, mesclando-se com a realidade "subjetiva"do projetor.
Você deve ter notado as aspas acima - elas não são por acaso.


Na minha visão pessoal, o que ocorre é um continuum entre lucidez e não-lucidez - isso desde os estados de vigília, até o sono profundo.
No mundo sutil, a imaginação e apegos egóicos fundem-se com a "realidade" que se apresenta à nossa frente.


Não dá para falar objetivamente nunca.


Caso você se interesse pelo tema, há muitas discussões sobre isso neste Blog (ver os comentários às postagens), além de textos sobre o assunto.

Abs !

crystian lucas disse...

Agradeco de coracao a resposta de Jholland! Compreendi que minha duvida e um tanto complexa,mas ao menos fui esclarecida de que nao e tao facil encontrar uma resposta e isto fez com que meu interesse em estudar mais sobre o assunto continuasse,ou seja, aumentasse tambem!rs.Com certeza estarei lendo os topicos do blog,e quando puder,participar neles.Muito obrigada!

Patricia disse...

Olá! sempre tive sonhos que estava voando fugindo de alguém ou no meio da mata correndo olhando para trás com muito medo, mas não via ninguém, isso foi desde pequena. Até que meu tio faleceu e veio várias vezes me passar avisos (sempre em sonho) e sempre algo acontecia, até que um dia ele veio e se despediu disse que estava bem em outro lugar. Aí meu avô faleceu e até pouco tempo via ele em sonhos caminhando pelo quintal e reclamando, o engraçado de tudo é que no sonho sei que eles estão mortos.Só que essa noite tive um sonho diferente , não sei bem se foi sonho, parecia mais que estava acordada pensando. Estava em meu serviço e vi um espirito de um homem tentendo me bater, jogando tudo no chão, aí conversei com ele, fiz muitas orações e apareceu a esposa dele me pedindo para levá-la dali, com minhas orações apareceu uma luz branca e levou ela e o filhinho dela embora super feliz, e ele não quiz ir...depois de muito esforço consegui convencê-lo. De repente ele sumiu e apareceu uma mulher muito serena avisando que ele ainda não tinha acabado tudo aqui na terra e me deu um bebê (acho que era ele, que se transformou)e me deu um endereço para levá-lo para uma família.Só que ao mesmo tempo lembro de estar preocupada com a hora de levantar para trabalhar, mas entreguei o bebe e logo depois o relógio despertou, aí levantei para trabalhar. Cansada!Será só sonhos??Ao chegar aqui no trabalho sinto que realmente estive aqui.

jholland disse...

Olá Patricia,

Não me parece que tenha se tratado de um simples sonho, no sentido ususal e ordinário. Há muitas variações de "sonhos", dependendo do grau de consciência e lucidez que vivenciamos no momento. No caso descrito por voce, a coisa se parece mais com aquilo que se convencionou chamar de OBE (Out of Body Experience) ou EFC (Experiencia Fora do Corpo). Nessas situação não é raro cumprirmos "missões"e sermos guiados por outros seres.

Continue postando aqui suas experiências !

Obrigado por sua participação no Blog.