sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Fases dos sonhos lúcidos


Definição. Fases que compõem a experiência do sonhar lúcido.
Nomes. Outros nomes pelo qual e conehcido

1. Períodos dos sonhos lúcidos
2. Partes dos sonhos lúcidos
3. Eapas dos sonhos lúcidos
4. Caracterísitcas fásicas do fenômeno lúcido onírico

Fases Todos os fenômenos observáveis são passiveis de serem classificados em fases, etapas, ciclos, períodos, para o seu melhor entendimento e um tratamento mais racional de suas premissas e conclusões. O sonho lúcido não escapa dessa realidade.
Sonhar. A rigor, nós temos as seguintes fases do sonhar lucidamente:

01. Entrada.
02. Reconhecimento.
03. Manutenção
04. Perda ou terminação da lucidez
05. Continuaçao de um sonho não lucido
06. Despertar

Fases. Essas fases, geralmente ocorrem nesta ordem. Por exemplo, pode-se ter lucidez e imediatamente acordar
Entrada. A fase de entrada em um sonho lúcido pode se dar de duas maneiras. Em primeiro lugar, o mais corriqueiro, é à entrada da lucidez intraoniricamente, entrada no sonho. Em segundo lugar, o caso mais difícil, raro, é o da entrada na lucidez extraoniricamente, ou direto na vigília ativa
Reconhecimento. O reconhecimento da lucidez esta associada à entrada extraoniricamente. Passa-se pelo apagão consciencial, e depara-se com o ponto de estranheza, ou como ocorre em muitos casos, a fuga de um pesadelo ou situação estressante, tendo a cognição de uma experiência onírica lúcida. Aqui podemos encontrar o pré-sonho lúcido, assim, o sonhador pode se ver em uma situação, na vigília onírica, em que um pequeno lampejo de lucidez, mas que ao interrogar se depara com a resposta, de que não está em um sonho lúcido!
Manutenção. Na fase de manutenção da lucidez, o sonhador lúcido tem que estar atento que a lucidez pode ir embora tão rápido quanto veio. A manutenção justamente é para aumentar o período de lucidez.
Continuação. Pode-se, ao se perder a lucidez passar para um sonho não lúcido ou para um falso despertar. Certa ez tive um falso despertar em que anotava um sonho lúcido. Ao acordar tive a maior decepção ao não encontrar nenhum sonho lúcido anotado!
Perda. A perda da lucidez ocorre ou como a terminação do sonho lúcido voltando a se tornar um sonho não lúcido ou o sonhador descerra a pálpebra voltando às atividades de vigília ativa
Cronologia. No atual período histórico do sonhar lúcido, as maiorias dos sonhadores desenvolvem suas atividades oníricas no último período de sono e sonhos. A cronologia seria. Sono Nrem, seguido de sono REM e a aparição da lucidez. Isso ocorre por volta dos dez últimos minutos finais do período de sono noturno.
Otavio Aquino

Nenhum comentário: