segunda-feira, 24 de maio de 2010
A revelação do inconsciente
Acordei por volta das 7 e voltei a adormecer cerca de uma hora depois. Até aqui não me recordava de absolutamente nada do que tinha sonhado.
O sonho começou comigo numa espécie de edificio enorme em que haviam aulas. Já depois de ter entrado para uma sala de aula, a professora decidiu mudar de sala. Lembro-me que estava a conduzir um carro de golf e tentei pô-lo dentro do elevador. Quando saí do elevador reparei que não tinha o tal carro e pensei: "Então não tinha um carro?! É um sonho... é um sonho!" Nisto, quase que acordei com o entusiasmo.
Já lúcido, decidi que queria ir para uma praia. A praia era lindíssima. Tinha os meus sentidos perfeitamente apurados. Depois, mergulhei para a água verde translucida. Tinha uma visibilidade perfeita e, como sabia que estava a sonhar, não me atrapalhava o facto de não estar a respirar. Acabei por sair da água e tentei escalar algumas rochas. Do ponto de vista dos sentidos, as rochas eram anormalmente reais. Confesso que até pareciam "mais reais do que a realidade", para usar uma expressão muito conhecida dos estados alterados de consciência. Após este episódio, tentei voar até ao espaço mas mal consegui levantar voo.
Então, misteriosamente, decidi que o meu insconsciente me mostrasse algo em mim que fosse negro. O cenário começou a escurecer rapidamente, acabando por deixar de ver a praia. Talvez demasiado apegado à experiência, tive algum medo e decidi acordar.
Senti os meus braços esticados "furando" a parede do meu quarto e todo o meu corpo energético a descer lentamente para o corpo deitado na cama. Nesta altura perguntei-me o que aconteceria se tentasse levantar-me, mas acabei por acordar.
terça-feira, 18 de maio de 2010
Base ativa do sonhador lúcido
Definição. Base ativa do sonhador lúcido é o local utilizado habitualmente e com animo definitivo como templo dos sonhos, incubadora de sonhos lúcidos.
Nomes. Outros nomes pelo qual é conhecido:
1. Quarto do sonhador lúcido
2. Local de incubacao de sonhos lúcidos
3. Incubadora de sonhos lúcidos
Quarto. Geralmente os sonhadores lúcidos elegem como base ativa o seu quarto, que já tem seu “jeitão”, é mais acolhedor, cômodo, conhecido, confortável.
Composição. A composição da base física do sonhador lúcido poder variar muito. Podemos ter:
1. simples
2. complexa
3. mixta
Simples. A base ativa tem como elementos constituintes os mais simples, porém efetivos. Podemos ter: a cama para o sono indutor, objeto de sonhos, diário de sonhos, caneta, gravador, despetardor digital, pessoal pouco treinado na base de colaboração.
Complexa. A base ativa complexa pertence ao domínio dos laboratórios de pesquisa das universidades e centros de pesquisas. Incluem equipamento de última geração, instrumento avançados de medição, tecnologia de ponta, outras parafernálias que o dinheiro pode adquirir e pessoal bem treinado.
Mixta. No caso da base ativa mixta é um meio termo do que queremos ter e do que podemos ter investir, dispor, ou até, pode ser em condomínio, sociedade com outros sonhadores.
Sonhos. Parte idispensável, para a pràtica de sonhos lúcido, se se dispoe de uma base física efeciente, e nem é muito cara ou trabalhosa e seus resultados são muito bons, compensadores
Base. Na base o sonhador vai, entre outras coisas :
1. Montar o seu templo de sonhos
2. Colocar objetos de sonhos
3. Perepar para ter seus sonhos lúcidos,
4. Utilizar técnicas de indução aos sonhos lúcidos,
5. Rememorar seus sonhos
6. Anotar os seus sonhos
Otavio Aquino
domingo, 9 de maio de 2010
Inabilidades do sonhador lúcido
Definição. Conjunto de incapacidade que sofre o sonhador lúcido mínimo, com mais freqüência e como sonhador lúcido máximo, com menos freqüência, que afetam a sua lucidez onírica e as características básicas dos sonhos lúcidos.
Nomes. Outros nomes pelo qual o fenômeno é conehcido
1. Incompetência lúcido oníricas,
2. Inexperiências com os sonhos lúcidos,
3. Incapacidades oníricas.
Experiência. A primoexperiência lúcida pode ocorrer em qualquer idade, desde as mais tenras até as etapa mais avançadas da vida; O que ocorre é que nem sempre a uma continuidade, series de sonhos lúcidos. Quando ocorre os primeiros sonhos lúcidos os sonhadores ainda se deparam com as incapacidades lúcidos oníricas.
Cronica. As incapacidades do sonhador lúcido podem ser cronica se durar por muito tempo até que o sonhador lúcido por si só aprenda a superá-las, atra´ves de técnica, persistência, força de vontade, interesse, determinação.
Lista. Eis aqui uma lista das inabilidades mais comuns
1. Hipersexualidade
2. Hipominesia
3. Descontrole emocional
4. Onirismo
5. Imaturidades oníricas
6. Deslumbramento onírico
7. Lucidez a menor
8. Perda da lucidez
9. Não reconhcer estar em sonho lúcido
10. Falso despertar
11. Não aproveitar a lucidez onírica
12. Querer acordar
Mínimo. O sonhador lúcido mínimo, novato, iniciante, amador é alvo fácil das incapacidades oníricas, dadas a sua própria inexperiência quanto às propriedades da lucidez onírica, o pouco número de sonhos lúcidos e a falta de informações sobre o assunto.
Otavio Aquino
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Condições Metereológica antes de um sonho lúcido
Nomes. Outros nomes por qual econhecida
1. Estudo do clima sobre os sonhos luidos
2. Influência meterológica no sonhador lúcido
Variáveis. No estudo de qualquer fenômeno utiliza-se um número arbitrário de variáveis, em um primeiro momento, para depois, com o desenrolar da pesquisa, analisar a validade ou não do uso destas mesmas variáveis.
Descarte. Também não podemos descartar qualquer tipo de variável, por mais absurdo que pareça, ou não tenha relação direta com o fenômeno em questão, preconceituosamente.
Experimentação. A experimentação é o juízo supremo para saber se uma variável esta ou não relacionada com o estudo em questão.
Problema. O problema em questão é se as condições atmosféricas podem ser responsáveis ou não por alterações significativas no sonhar lúcido, quais são as variáveis mais significativas e com isso podermos aproveitá-la ou tentrar neutralizá-la.
Sonhos. Sabemos que existem sonhos que podem ser produzidos por estímulos físicos. O barulho de uma chuva é um exemplo de estímulo físico que pode produzir um sonho. O frio poderia provocar sonhos de compensação,
Técnica. Na técnica da sede de indução aos sonhos lúcidos a tmperatura elevada poderia ser utilizada para potenciar a técnica.
Visual. LaBerge conta que durante um série de experimento teve a sua lucidez aumentada por estímulos visuais. Não é improvável que sonhadores já tiveram sonhos lúcidos provocados por raios, relâmpagos, em uma noite de chuva.
Umidade. Não existe um estudo sobre o impacto da umidade relativa do ar nos sonhos lúcidos. Por hipótese podemos supor que a umidade do ar pode influenciar o sistema de equilíbrio do corpo humano, podendo facilitar alcançar a lucidez nos sonhos.
Variaves. Eis aqui algumas variáveis meterológicas que podem afetar de algum mico o sonharo lúcido e os seus correlativos sonhos lúcidos
1. Umidade relativa do ar
2. Temperatura
3. Pressão atmosférica
4. Chuvas
5. Ventos
6. Tempestades elétricas
7. Mudanças bruscas de clima
8. Estação do ano
9. Fases da Lua
Diario. Para acompanhar essas observações mais atentamente cabe a você sonhador lúcido anotar em seu diário de sonhos lúcidos as condições climáticas antes de suas experiências oníricas e tentar encotrar correlações validas.
Waldo. Em seu Livro: Projeções da cosnciencia..., Waldo Vieira fez questão de registrar as condições metereologicas em que estava ocorrendo as projeções, para analises posteriores.
otavio aquino