quinta-feira, 24 de março de 2011

Sonhos lúcidos e multiversalismo 1

1. Hoje se admite a hipótese de que haja muitos universos, com realidades muitos próximas do universo que conhecemos e outros com realidades muito diferentes do qual estamos acostumados
2. Multiversalismo é o conjunto de idéias derivadas das leis básicas da natureza e do universo, também conhecido como universalismo, cosmopolitismo; filosofia univérsica, ecletismo, etc.
3. A ciência tem ou deveria ter por definição um espírito bem multiversalista, mas nem tudo é perfeito.
4. O envolvimento em uma crença religiosa, ideológica, sectaria, qualquer que seja ela, separa o homem dos outros homens.
5. Dai a criação de religiões, igrejas,filosofias, partidos políticos, seitas, facções, tendências, escolas, grupos, panelas, etc.
6. Não é que isso seja de todo errado todo mundo é livre para associar-se para defender as suas idéias, mas o problema é que as pessoas abusam.
7. Ghandi costumava dizer que era cristão, mulçumano, judeu e hindu.
8. Uma vez separado dos outros homens, e buscando manter a sua segurança pessoal, esse homem luta com os outros homens, seus próximos, ou aqueles com quem convive até mesmo dentro do âmbito de sua crença.
9. Daí aparecem as separações, cismas, rachas, saidas, dissidencias negativas, etc.
10. Já aquele que pratica o multiversalismo procura viver o sentimento de amor transpessoal ou da maxamizade universal, e não mais entra em luta com os seus semelhantes.
11. A base do multiversalismo é a busca da verdade, o respeitos aos outros, as outras crenças, aprender com os outros para poder ensinar.
12. Sempre podemos aprender algo novo dos que pensam diferente de nós.
13. O sonhador lúcido pode aprender com a psicanálise, behaviorismo, materialismo, neurocientistas, filósofos contrários à lucidez onírica, viajantes astrais, projetores lúcidos, inclusive de sonhadores lúcidos que discordem da nossa maneira de pensar, etc.
14. Os princípios básicos são liberdade de pensamento, a liberdade de expressão, a livre investigação, a tolerância, a elasticidade existencial.

Otavio Aquino

11 comentários:

Jefferson Guedes disse...

Belo texto. Reproduz fielmente o que eu sinto. Parabéns!

Ivone disse...

Mto bacana!

Unknown disse...

Sonho lúcido*
Paula Silva - Portugal

A primeira vez que durante um sonho, tive consciência que estava a "Sonhar", foi há mais de 10 anos atrás, durante aquilo que se pode considerar um pesadelo!

Sonhei que estava no meu quarto, e ocorreu uma situação muito estranha... eu estava a "acordar" no sonho, e nesse momento vi o meu irmão perto de mim! e fiquei muito assustada!!! fugi para o quarto-de-banho a chorar e muito aflita, e a minha irmã veio-me consolar e acalmar!
quando lhe disse o que tinha acontecido, (que tinha acordado e o nosso irmão estava junto à cama a olhar para mim, com ar assustador), ela disse-me que o que eu estava a dizer não tinha acontecido, que eu tinha sonhado aquilo! e estava a insistir muito nisso...
nesse preciso momento, eu tive consciência que ainda estava a Sonhar...

e então, mudei de sonho! ou seja, não acordei, mas continuei noutro sonho*

Eu, Eu e eu disse...

Tenho um filho de 6 anos, que após uma cirurgia com anestisia geral, passou a ter todos os dias sonhos lucidos (vividos) as vezes acorda 2 a 3 vezes por noite... as vezes nem chega a acordar... anda pela casa, se esconde, chora, ri, sua muito... já são 3 meses todos os dias... gostaria se saber como contornar esta situação... ele acorda cansado e eu tb... o médico disse que passa com o tempo mas esta demorando muitoooo... Raquel - raquelsinop@hotmail.com

Anônimo disse...

Eu tive 4 sonhos lúcidos ano passado, a cada um desses sonhos eu conseguia pegar mais detalhes e ter mais controle sobre eles. O último foi mesmo muito legal, mas depois nunca mais tive um. Onde eu posso postar meu sonho?

Sergio Mattos disse...

Amigo, muito bom o seu blog. Fi contente em ver que há pessoas divulgando este estado de consciencia tao fantastico em portugues:

Eu preparei um tutorial no youtube sobre o tema para nossos amigos brasileiros/portugueses, pois é algo que notei que faz falta por aqui. Lhe encaminho o playlist:

http://www.youtube.com/user/MatrixxxBrasil?feature=mhee#g/c/6AEF18B937228C69

Lucas Matos disse...

Obrigado por sua contribuição Sergio, acredito que todo conhecimento deve ser compartilhado com o máximo de pessoas, e é sempre bom ter acessoa novos materiais sobre sonhos.

Obrigado novamente

Raphael Lima disse...

Adorei e sinto saudades de ler mais vezes o blog...

Manuel Pinheiro disse...

1

Manuel Pinheiro disse...

eu já tive 1 sonho lucido e um astral. O astral foi muito esquesito. Foi daqueles sonhos que pareceu ser uma eternidade. Foi durante uma festa na universidade em que eu decidi ficar em casa a descansar. Sonhei estar toda a noite na festa com meus amigos, inclusivo estava bebedo n meu sonho, a cena mais marcante foi ver um amigo meu a cair e bater com a cabeça num muro, nao me lembro de mais nada. No dia a seguir soube que este mesmo amigo caiu, bateu com a cabeça no mesmo muro que tinha sonhado, foi parar ao hospital. ate hoje so contei a minha namorada. quanto ao sonho lucido, ocorreume a 3 meses. Era durante um pesadelo horrivel, no sonho eu percebia que estava a sonhar, estava muito assustado e queria acordar, entao decidi gritar no sonho, parecia td tao real, sentia o calor e td. No sonho tinha consciencia que tava a gritar para minha namorada (que dormia a meu lado) me acordasse. Enquanto gritava, mudei de senario 3 vezes, em cada senario eu tinha consciencia que inda estava a sonhar. no ultimo sonho era um cenario mais calma, tinha minha namorada a minha feente, e gritava para ela me acordar, foi quando a minha namorada acordoume pk estava a gritar sonhando. Foi uma sensaçao horrivel. Hoje em dia ja sei o que se passou cmg e estou aperfeiçoando tecnikas para voltar a ter esses sonhos.

um abraço

ps: sou ceptico, mas que isto é assunto serio, isto é :)

Unknown disse...

Costumava ter sonhos lucidos quando era crianca acho que comecaram porque alguem me contou que eu podia evitar um pesadelo se tentasse enfrentar o monstro. Deve ter sido uma conversa de crianca mas acho que eu peguei o espirito da coisa e continuei a fazer outras coisas depois. È muito estranho hj parece que tenho duas vidas, se me esforcar consigo me lembrar talvez de uns 50 sonhos.

Infelizmente eles pararam quando tinha 14, agora com 18 tentei voltar a te-los, tive uns 4 mas agora estou num intercambio, na franca. minha cabeca esta muito confusa e tudo mais, estou tentando mas acho que vou ter que esperar ate ano que vem.