domingo, 19 de janeiro de 2014

sonho lúcido e espiritismo

    Definição. Sonhos e espiritismo é a visão espírita sobre os fenômenos oníricos
Nomes. Outros nomes pelo qual e conhecido

1.       Estudo espiritista dos sonhos
2.       A visão espírita dos sonhos e do sono
3.       Sonho segundo o espiritismo

Espiritismo. Segundo a visão espírita é no momento do sono que o espírito se desprende do corpo físico, permanecendo ligado por um cordão fluídico, e assume suas capacidades espirituais. Como está descrito no Evangelho Segundo o Espiritismo, "o sono foi dado ao homem para a reposição das forças orgânicas e morais. Enquanto o corpo recupera as energias que perdeu pela atividade no dia anterior, o espírito vai se fortalecer entre outros espíritos".
Espiritualismo. O espiritismo é uma corrente do espiritualismo e, então, não é de se estranhar que diversos conceitos espiritualistas aparecem no espiritismo.
Divisão. O espiritismo divide o homem com três veículos de manifestação da consciência: corpo físico, períspirito e espírito.
Mediunidade. Para o espiritismo, doutrina decodificada por Alan Kardeck, os homens são médiuns em maior ou menor grau, intermediários entre o plano físico e o plano espiritual.
Mediunidade. Existem diversos tipos de mediunidades, a saber:

  1. Psicografia
  2. Psicopictografia
  3. Efeitos físicos
  4. De cura
  5. Desdobramento
  6. Clarividência

    Desdobramento. O espiritismo defende que no sono o espírito (perísipirito) pode sair do corpo e permanecer no plano espiritual.
    Plano. No plano espiritual o espírito desdobrado pode realizar muitas terefas, tais como aprendizado, diagnóstico, trazer idéias, etc.
    Poderes. Através do desdobrameno espiritual pode-se conseguir:

1.    Encontrar pessoas distantes
2.    Encontrar objetos desparecidos
3.    Descobrir o que se foi em vidas passadas
4.    Obter ideias, inspiração, intuições.
5.    Visitar locais distantes
  
    Diferença. A diferença básica entre sonho lúcido e espiritismo é que no espiritismo o médium desdobrado trabalha para um espírito e depois pode dar comunicação para o pessoal de terra, do tipo uma menagem pessoal. Coisa que não acontece no sonho lúcido em que o sonhador lúcido trabalha com toda autonomia.
    Diferenciação. Os espíritas em seus estudos teóricos, ainda consideram o sonho lúcido como uma forma de sonho, portanto diferente do desdobramento espiritual.  
    Dados. Para corroborarem as suas teorias eles dispõem dos seguintes dados
    
  1. No sonho lúcido existe máxima atividade cerebral. No desdobramento existe mínima
  2. No sonho lúcido os batimentos cardíacos estão normais. Há bradicardia no desdobramento.
  
    Desdobramento. Desdobramento espiritual é como os espíritas denominam esse fenômeno. Também conhecido como: desdobramento da personaliade, emancipação da alma, projeção da consciência, viagem astral.
    Livro. Segundo o “Livro dos espíritos” nas questões 400 a 418. Todos sonham, todos têm alguma atividade durante o período de sono físico, apenas não são todos os que conseguem lembrar, pelos mais diversos motivos.
    Quadro. Vamos traçar um quadro comparativo entre onirocrítica sonhos lúcidos e espiritismo para facilitar a compreensão.



Onirocrítica
Espiritismo
1
Sono
Sonho lúcido
Desdobramento
2
Consciência
Transpessoal
espiritual
3
Crescimento
Crescimento psicológico
Evolução moral
4
Ego
Identidade transressoal
Espírito
5
Interpetação dos sonhos
Sem interpretação
Sem interpretação
6
Posmorte
Entidade teta
Desencarnado
7
Aprendizado
Aprendizado onírico
Aprendizado espiritual
8
Sonho compartilhado
Com sonhadores e entidades teta
Com espíritos e encarnados
9
Sonho comum
Sonho não lucido
Sonho comum
10
Semilucidez
Sonho semilucido
Sonho reflexivo
11
Lucidez
Sonho lúcido
Sonho espírita
12
Cursos
Cursos oníricos
Cursos espirituais
13
Amigos
Amigos dos sonhos
Espítios guias
14
Precognição
Sonhos perecognitivos
Sonhos premonitórios
15
Ponto máximo da personalidade
Aluno nota 10
Espírito de luz
16
Livre dos ciclos reencarnatórios
Professor da escola da vida nas faixas transpessoais
Espírito puro
17
Emoções
Emoções racionalizadas
Sentimentos espirituais
18
Ética
Ética transpessoal
Ética espiritual
19
Crescimento
Crescimento psicológico
Evolução espiritual
20
Plano
Plano transpessoal
Plano espiritual
21
Assistência
Assistência inteligente
Caridade
22
Laboratório
Provado em laboratório
Não provada em laboratório


    Cursos. Em Missionários da Luz, livro psicografado pelo médium brasileiro, Chico Xavier, o espírito de André Luiz narra o exemplo de uma escola no plano espiritual onde havia cerca de 300 alunos encarnados matriculados, mas com um comparecimento constante de apenas 32 deles. Informa que a lembrança do aprendizado variava de alma para alma e de acordo com o estado evolutivo que lhe é próprio.
    Idéias. Diversas ideias a respeito do poder dos sonhos são encontradas no espiritismo, tais como:

1.    O travesseiro é o melhor conselheiro
2.    Pode-se sonhar com o futuro
  
   Técnica. Os guias espirituais, segundo o espiritismo, podem à noite ajudar o desdobramento do médium a fim de realizar certos trabalhos no plano espiritual. É uma técnica semelhante em que os amigos dos sonhos induzem sonhos lúcidos nos sonhadores lúcidos, a chamada indução com mordomia.
    Flamarion. Camille Flamarion, o famoso pesquisador dos primórdios do espiritismo, em seu livro “o desconhecido e os problemas psíquicos”. Flamarion é um dos mais famosos pesquisadores dos problemas psíquicos. Neste livro ele tem um capítulo, o VII, que trata dos sonhos: sonhos psíquicos, manifestação de moribundos nos sonhos, telepáticos e, há ainda outro capítulo sobre sonhos clarividentes e premonitórios. O trabalho dele é muito interessante, ele reúne dezenas de casos que aconteceram, e foram enviados pelas mais diversas pes­soas dos mais diferentes lugares. Um livro muito bom.
   Viera. Waldo Vieira no seu livro “projeções da consciência” relata diversos casos de desdobramento espiritual, que inclui vista a colonias espirituais, a visão de cursos, encontro com diversos guias espirituais, conversa com mediuns desencarnados, trabalhos espirituais. No último capítulo a descrição, muito semelhante, de um sonho lúcido sem sonho.
    Livros. Existem diversos livros, artigos videos no youtube, blogs, sites, jornais espíritas que estudam o sonho do ponto de vista do espiritismo kadecista.

   Multiversalismo. Na base do multiversalismo aprendemos muito com os ensinamentos e experiências dos outros, filtramos e retemos o que é interessante para nós. Existem semelhanças ente conceitos do espiritismo e onirocrítica. O que não é nada novo já que o espiritismo é uma espécie de espiritualismo e a onirocrítica é uma filosofia espiritualista.

Otavio Aquino

3 comentários:

Anônimo disse...

Sonhei, na noite do dia 07 para 08 de maio de 2016, que eu estava numa rua deserta, procurando uma casa onde eu havia morado anteriormente. Me sentia perdido, porque no lugar da casa, eu via apenas um alto e longo muro. Naquele momento, me ocorreu a ideia de estar sonhando. Olhei para a palma de minhas mãos no intuito de descobrir se eu estava ou não sonhando. Naquele instante percebi que eu não poderia estar naquele lugar, porque me lembrava de ter ido para a cama e de estar dormindo. Conclui que eu estava sonhando. Então pensei comigo, se estou sonhando, posso fazer coisas além do que o corpo físico pode fazer. Então resolvi voar e saí voando, subindo cada vez mais alto e olhando para o céu. Era muito agradável e eu ficava feliz porque eu estava tendo um controle sobre meu sonho. Mas logo acordei.

Mizar

Como isso é novo em minha vida, eu queria saber como posso me aprofundar nessa experiência, quais as vantagens, perigos e desvantagens, porque isso ocorre.

Unknown disse...

Não é a primeira vez q tenho um sonho lúcido com minha mãe já falecida, eu sei q ela já não está mais entre nós ,eu no momento do sonho a única coisa q faço é chora.
Quero saber como faço para me acalma dentro do meu sonho ? Não sou religioso .

Evilasio disse...

Ja tive varios despertares dentro dos sonhos me tornando lucido,mas por enquanto ainda nao tenho total controle para manter-me sonhando.