sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

autodesenvolvimento através dos sonhos lúcidos

1. O autodesenvolvimento através dos sonhos lúcidos é a possibilidade de uma pessoa poder fazer suas potencialidades emergirem através do trabalho com os sonhos e em especial com os sonhos lúcidos.
2. O caso mais simples e corriqueiro são os artistas. Poetas, músicos, arquitetos, escultores, compositores, escritores, dramaturgos, atores, devem muito do desenvolvimento do seu potencial pesoal e artístico aos sonhos
3. Nós temos diversos tipos de sonhos que podem fazer emergir os diversos potenciais que estão emersos na pessoa prontos para serem despertados. Então temos

• Sonhos criativos
• Sonhos inspiratórios
• Sonhos paranormais
• Sonho lúcido máximo

4. De certa forma o Ioga do Estado do sonho de propôs a isso. Com os seus exercícios, técnicas, métodos, metodologia, ideologia, acabavam por capacitar o sonhador a aumentar parte do seus potenciais.
5. Não devemos esquecer de que a maioria dos sonhadores e especialista tem dado a mesma proposta ao longo dos séculos.
6. Alguns sonhadores pensam que só os sonhos criativos servem para o autodesenvolvimento através dos sonhos. Ledo engano. Por exemplo, o sonho paranormal ajuda a desenvolver o parapsiquismo da pessoa. As ideais vindas dos sonhos permitem recepcionar novas idéias que não recisam estar relacionada com a áreas da pessoa, do sonhador.
7. Temos como exemplo, de um matemático indiano adolescente no começo da século XX que aprendeu mtemática através dos sonhos, Ele dizia que a deusa da matemática ensinava ele nos sonhos. No filme “Mentes que brilham” com Matt Damon, um professor faz referencia a esse matemático
8. Um amigo do sonho pode dar uma mãozinha para você em alguma área do seu desenvolvimento que esteja meio devagar. Essa acelerada, turbinada, faz parte dos processos de aprendizado do sonhador na vigília ativa ou onírica, conforme o caso.
9. Outras coisas que entra no processo de autodesenvolvimento através dos sonhos:

• Localidade onírica pessoal
• Expansão da personalidade
• Aumento da lucidez
• Aproveitamento das ideias impessoais
• Sonhos compartilhados
• Procedimento crítico do sonhadaor lúcido na vigília onírica
• Ideías simultâneas
• Projeção da lucidez ativa paa a vigília onírica
• Laboratório da mente nos sonhos

10. Os próprios benefícios dos sonhos lúcidos em si como aumento da memória, aumento da concentração, aumento da atenção, aumento da conscientização servem para dinamizar os potenciais latentes da pessoa.
11. A pessoa, o sonhador começa realizando um programa onírico específico para a sua área que envolve as técnicas de indução aos sonhos lúcidos. Por exemplo: um ator pode se utilizar da técnica da dramatização e isso vai ajudá-lo como artista e no desenvolvimento da técnica; as psssibilidaes oníricas, o sonho como simulação, o sonho paranormal, entram no contexto de diversos potenciais humanos.

otavio aquino

8 comentários:

Caique Episcopo disse...

Ola jholland, eu vejo pesquisando sobre sonhos lucidos a um tempo, mas nao fui a fundo e ainda nao conseguir ter um sonho lucido apesar de ja ter tido alguns sonhos a um bom tempo muito lucidos para minha, mas geralmente sao pesadelos. Eu sei que algumas pessoas ja devem ter pedido, mas eu gostaria muito da sua ajuda, para que eu possa enteder realmente o que acontece em um sonho lucido, ja li muitos dos seus post's, se podermos mantes um cantato agradeceria muito, ainda mais com uma pessoa com tanta experiencia como voce demonstra ter, agradeço desde já.Obrigado meu email: caique.episcopo@hotmail.com

jholland disse...

Olá Caique, fique à vontade para trocarmos EMail em PVT, te mandei uma mensagem para o endereço que vc me mandou, aguardo notícias.
Abraços!

Caique Episcopo disse...

Obrigado ja li e respondi no email que voce me mandou =D

Lucas Matos disse...

Olá, Desculpe estar comentando aqui, mas não sei se tem algum post especifico para postar sonhos lúcidos, e eu estou muito eufórico para procurar.
Eu sonhei mais cedo que estava numa casa de praia com Claudia Raia (não pq ela em especial.)nos entramos na casa e logo anoiteceu dai, fomos para o hall para conversarmos, lá já era de madrugada, e ela pediu que eu não fizesse barulho para não acordar seu marido, conversamos sobre algo que já não lembro mais, mas apareceu o animal de estimação dela, um rato que passou correndo por mim e quando chegou até ela tinha o tamanho de um cachorro, o "Ratão" veio com uma gata, que nutria algum sentimento por ele, um filhote que eu não sei do que chamar, era um gato do tamanho de um gato mas com orelhas e bigodes felinos, ela pegou o ratão no colo e eu peguei o filhote, o filhote viu um fio que estava pendurado e fez uma cara de "eu quero", eu levantei-o até o fio e ele o mastigou com o maior prazer, logo depois eu acordei.
Este não foi o meu sonho lucido, mas eu acordei em outro sonho por causa dele, por isso achei melhor transcreve-lo também.
Quando eu acordei desse sonho já era cedo, mas eu não o escrevi no meu diario de sonhos pq eu nãõ lembrava muita coisa dele, por isso preferi tentar mais um sonho antes de levantar.
Eu estava na mesma casa do sonho anterior, mas dessa vez eu estava no quarto com minha ex, nñao me lembro exatamente o que estávamos fazendo, mas depois de faze-lo eu coloquei uma musica clássica para escutarmos, não sei qual era, mas era muito boa, uns bons 7 min de sonho foi só escutando essa bendita musica, quando ela acabou eu disse para minha ex que não sabia mais o que fazer, ai ela saiu e disse que não demorava, ai eu pensei pela primeira vez em sexo, mais ainda estava sonhando, quando ela voltou estava com roupa de dormir, mas nada que me desanimasse, fui desligar o computador que por algum motivo não me obedecia, ai chegou o animal de estimação dela, o mesmo ratão do sonho anterior, eu parei, olhei para o rato e rindo disse para mim memso "Um rato deste tamanho??? Só mesmo em ..." Acordei no sonho. fiquei muito feliz pq ontem eu estava lendo a apostila para sonhos lúcidos neste Blog, e estava com muita vontade de sonhar lúcidamente, mas na primeira noite? eu não esperava. minha euforia foi tanta que em menos de 5 seg eu acordei.
já estava de manhã e eu acho que meu corpo já estava descansado, por isso minha mente não precisava mais dormir, acho que foi por isso que eu acordei.
Tem alguma forma de tornar o sonho mais demorado?
É possível que sempre que eu acorde sonhando, eu acorde de verdade?
Obrigado e bons sonhos.

Lucas Matos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas Matos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jholland disse...

Muito bom, muito legal sua experiência Lucas !

O SL vai ficando mais demorado com a prática.

Há algumas técnicas que funcionam para alguns. Em uma delas, o sonhador deve tentar fixar sua atenção em um dado objeto (por exemplo, as mãos) e, quando este começa a se transformar, fixa-se em outro objeto, retornando-se ao primeiro, e assim sucessivamente. Na verdade, esta é uma técnica mais indicada para fixação do cenário onírico.

Outra técnica, mencionada por exemplo por LaBerge, é aquela em que o sonhador, percenbendo que o sonho está desmoronando, começa a girar sobre si mesmo, como um dervixe ou um pião, a fim de que o sonho permaneça ou mude apenas o cenário.

De qualquer forma, penso que a melhor técnica é a prática pura e simples: conforme vamos ficando mais serenos nos SL, este tende a se tornar mais longo.

Mesmo assim, não há uma regra fixa.

Lucas Matos disse...

Obrigado jholland, esclarecedor.
Irei continuar praticando.