sexta-feira, 6 de abril de 2012

Introdução às técnicas de indução aos sonhos lúcidos


  1. Indução. Todas as noites diversos sonhadores lúcidos pelo mundo a fora utilizam técnicas de indução aos sonhos lúcidos. Sejam técnicas para induzir a lucidez onírica, manter essa lucidez ou ampliá-la. Diversos blogs, livros, pesquisdores lançam técnicas novas, quentinhas.
  2. Realizados. Os sonhos lúcidos podem ser induzidos, de forma direta ou de forma indireta; como outros tipos de sonhos, tais como:
Incubados
Criativos
Solucionadores de problemas
Sexuais
Planejados
Compatilhado
Parapsíquico
  1. Indireta. Na forma indireta o sonahdor se concentra no problema ou utiliza meios para provoca-los, mas sem a intenção de provocar qualquer tipo de sonhos. Assim muitos sonhos solucionadores de problemas que apareceram ao longo da historia da humanidade terrena foram sonhos criativos induzidos de forma indireta
  2. Técnicas. Existem diversas técnicas de sonhos lúcidos desenvolvidas ao longo dos séculos, pelas mais diferentes pessoas e sonhadores. Muitas são parecidas, aparentadas enre si.
  3. Considerações. Na verdade, todas as técnicas não passam de compilações de técnicas utilizadas, não sistematicamente, por culturas anteriores (no velho mundo ou no oriente) que recebem uma nova roupagem (ocidental), mais adequada ao nosso modelo cultural moderno, técnico.
  4. Disciplina. Utilizar um método, uma técnica uma única vez de forma arbitraria pode ser frustrante para o sonhador. A utilização de técnicas tem que ser metódica, disciplinada, constante.
  5. Gama. Existem muitas técnicas de indução aos sonhos lúcidos, desde as mais simples até as mais sofisticadas encolvendo aparelhos sofisticados, técnicas de realidade virtual. Tenho mais de 100 técncias catalogadas que aos poucos vou passando nos blogs.
  6. Inicial. As técnicas sevem para dar o passo inicial sendo que o ideal é chegar a uma etapa em que o sonhador lúcido irá dispensar a utilização de toda e qualquer técnica e entrará no sonho lúcido apenas pela sua força de vontade ou automatismo consciencial positivo quando então estará perto da consciência continua ou sonhar lucidamente a noite toda.
  7. Individualidade. Isto é natural, já que a psicologia preconiza a existência de grandes diferenças individuais que nos fazem ser únicos... Por que então os métodos teriam de ser?Com a nossa individualidade vemos que uma técnica pode ser realmente efetiva para uns ou pouca o inefetiva para outros.
  8. Base. O melhor lugar para a realização das técncias de indução aos sonhos lúcidos e na base ativa do sonahdor lúcido. Nesse ambiente psicofísico adequado entre em estado de relaxamento e induza a técncia previamente escolhida e ser for o caso, desenvolvida durante o dia. Caso a técnica exija utilize os objetos de sonhos adequados.
  9. Melhor. O melhor é não ficar obcecado, ansioso, ligadão, com as técnicas e os muitos detalhes e perguntas que possam surgir durante a prática. Ou seja, sempre ter em conta de que uma técnica não é mais do que um auxílio para começar, e não um caminho definitivo ou rígido. Isso pode até acabar por dificultar a indução de sonhos lúcidos.
Otavio Aquino

Nenhum comentário: