terça-feira, 3 de abril de 2012

Sonho lúcido e Vanilla Sky



  1. Filme. Vanilla Sky é um filme com o famoso ator Tom Cruise, que dispensa comentários. Ele é lembrado por diversos filmes que atuou. Ele aquele tipo de ator cheio de fãs do sexo feinino com a tietagem e sempre. Mas como pessoa ele é uma boa pessoa, chegou até a salvar uma brasileria que estava se afogando, ou seja além de ator é um herói de verdade. Apesar de quase sempre fazer o papel de herói, teve um filme em que ele fez o papel de assassino profissional, matador de aluguel.
  2. Típico. Geralmente os filmes dele são de movimento e ação com certa dose de violência, tecnologia, efeitos especiais, ficção, drama, bem ao gosto dos americanos e com a tradicional divisão de mocinhos e bandidos que já faz parte do imaginário deles.
  3. Personagem. Nesse filme ele intrpreta um milhionario, jovem aventureiro, executivo, herdeiro de um a grane fortuna, cheio de mulheres, bem viril, que não quer compromissos com ninguém, do tipo eterno solteiro que sofreu um acidente e passa a viver em uma espécie de sonho. Existe um jogo de cena em que voxe não sabe ao certose ele esta sonhando ou na vigília ativa
  4. Alternativa. Na realidade ele vive em uma realidade alternativa, provocado pelo seu peculiar estado de saúde. Essa realidade foi encomendada em uma empresa especializada com toda tecnologia necessária, coisa de louco.
  5. Falso. O filme já começa com um falso despertar, em que ele vai para o seu trabalho, mas não encontra ninguém na rua, vive em um mundo solitário, como se fosse o único habitante do planeta terra.
  6. Sonhador. Ele mesmo tinha vários sonhos muito realistas e vívidos que viviam diversas situações, mas nada muito incomum, raro.
  7. Consciência. Às vezes ele tinha consciência que estava no sonho.
  8. Estraga-prazer.  Para não ser chato, inoportuno, cri-cri e contar a historia para quem não assitiu e estragar o seu prazer, vou ater mais aos fenômenos do que o filme em si.
  9. Surpresa. Assim que não assistiu vai ficar na surpresa e que assistiu vai entender a coisa toda.
  10. Utilidade. Esse file é útil como técnica, como reflexão, como pesquisa, como lazer. Assim você pode assistir na sua casa comendo uma pipoca feita no microondas e tomando guaraná ou outra bebida de su preferencia sozinho ou acompanhado e curtir o filme. É uma técnica ou várias técncias como, por exemplo, da saturação mental, do filme, mista, etc. É uma reflexão ao você termiana o filme e vai analisar os pontos fracos e fortes. Como pesquisa você pode analisar todos os fenômenos diretos e indiretos que tem no filme e tirar as suas conclusões e direcionar a pesquisa nesse caminho.
  11. Lúcido. Em um sonho lúcido nós podemos controlar os sonhos, mas no caso dele como ea um sonho forçado ele acabou tendo uma falta de controle e as coisas literalmente saíram do seu controle. E na realidade ele tinha uma espécie de comando póshipnotico para desligar o processo todo, mas como em todo produto humano falhou ele permanecia preso no sonho. Não chegava a ser uma espécie de pesadelo lúcido, apesar de algumas semelhanças como no caso do sonho lúcido forçado. No pesdelo lúcido o sonhador sabe que é um sonho maas não consegue acordar, sair dele ou mudar as coisas. É ruim né!
  12. Cérebro. O cérebro produz descargas elétricas e mensagen para diversas regiões intracerebrais produzindo os sonhos. Um cérebro emcoma ou congelado não tem atividade cerebral como nós a conhecemos e não sabemos se pode produzir sonhos lúcidos.
  13. Lembranças. O mundo que ele cosnrtrui, segundo o filme, era o de suas lembranças.
  14. Outros. Existem outros fenômenos interessantes como o da visão no momento da morte ou retrospectiva da vida, não sei se é o caso de aparecer em um sonho lúcido, mas pode ser que aconteça.
  15. Despertar. Em um sonho lúcido você pode acordar a hora que quiser, que teve um pesadelo sabe bem disso, não é necessario fazer extravagâncias para isso.
Otavio Aquino

Nenhum comentário: