quinta-feira, 24 de abril de 2014

Alienação onírica lúcida


1.    Lúcida. Existe a alienação onírica lúcida. A alienação onírica não é apenas privativa dos sonhos não lúcidos ela pode ocorrer nos sonhos lúcidos, por mais que isso possa parecer ilógico.
2.    Cognição. Apenas reconhecer que se está em um sonho não é panaceia para todos os males, profilaxia ou a solução de todos os problemas.
3.    Fenômeno. Fenômeno em que consiste que um sonhador lúcido mínimo e médio sofram de perturbações oníricas, impressões oníricas distorções próprias ou alheias em seus processos mentais, cognitivos, existenciais, através de informações inverídicas, situações oníricas falseadas,
4.    Poder. As pessoas não se preocupam muito com o real poder dos sonhos lúcidos. Prefere pensar que os sonhos são apenas belas fantasias oníricas sem mais conseqüências, em alguns casos.
5.    Comprometimento. No caso da alienação onírica esta comprometida:

  • A responsabilidade consciencial
  • A ética transpessoal

6.    Ocorrência. Ela pode ocorrer nos níveis de sonhos lúcidos mínimo, mais comuns, e no sonho lúcido médio, mais raro. Nem é preciso dizer que não existe alienação onírica ou alienador onírico no sonho lúcido máximo ou plenamente lúcido por uma questão de lógica simples.
7.    Imaturidade. É um caso simples de imaturidade onírica, o que mostra que esse sonhador lúcido ainda não sabe sonhar lucidamente com as nuances, sensibilidades, perspicácias devidas.
8.    Inabilidade. É um caso, também de inabilidade do sonhador lúcido.
9.    Exemplo. Eis aqui uma lista de exemplos de alienação lúcido onírica:

  • Projeção da consciência. O sonhador pensa que o mundo onírico, estado onírico, dimensão onírica, plano onírico, vigília onírica é o mundo da vigília ativa, estado beta, ou outra dimensão.
  • Sonhos recorrentes de voo sem reconhecimento consciencial. O sonhador sonha que esta voando, mas não consegue perceber que é um sonho e aumentar a usa lucidez.

10. Ética. O sonhador lúcido que age sem ética transpessoal, caso do sonho lúcido médio, ou sonho lúcido comum para espionagem onírica, imposição de ideia onírica, terror onírico dirigido, peadelo teleguiado, etc. comete alienação onírica lúcida.
11. Déficit. Em termos de energia onírica o sonhador lúcido alienado tem um déficit de energia muito grande que tenta suprir com os seus sonhos lúcidos alienados..
12. Desperdício. Quem esta por traz da alienação onírica lúcida é o alienador lúcido onírico, um sonhador lúcido médio, que quer tirar vantagem de sua posição impar de controle dos sonhos e dos sonhadores.
13. Situação. Nós podemos estar sendo vítima de alienação onírica em algum grau e não nos darmos conta disso.
14. Sutil. As alienações oníricas que são muito sutis, o que leva o sonhador inexperiente tomar como realidade onírica e não questionar a sua posição.
15. Dependência. O processo todo vai depender da psicologia do sonhador, sua consciência crítica, a maturidade onírica, e outras variáveis.
16. Profilaxia. A melhor profilaxia para a alienação onírica é utilizar o procedimento onírico do sonhador lúcido na vigília onírica e ter em mente que o objetivo principal do sonhador lúcido é a ampliação da lucidez onírica ou expansão da consciência onírica, o mais é secundário, assessório.
17. Budismo. O budismo tibetano com a ioga do estado do sonho foi quem melhor abordou a alienação onírica, se bem que de outra forma. Para eles tudo era ilusão e que se precisava chegar à realidade essencial das coisas, ou seja, a mente.
18. Escola da vida. Em termos da escola da vida temos a seguinte situação

  • Aluno nota 10 inalienável
  • Aluno nota 9,75 inalienavel
  • Alunos nota 9,5 poucos alienáveis e alienadores
  • Alunos nota 9,0 muitos alienáveis poucos alienadores
  • Alunos nota 8,0 muitos alienáveis poucos alienadores
  • Alunos nota 7,0 muitos alienáveis poucos alienadores
  • Alunos nota 6,0 para baixo alienáveis

19. Diferanças. Existem diferenças significativas entre o pesadelo lúcido e a alienação onírica lúcida


Alienação onírica
Pesadelo lúcido
Origem fisiológica
Origem patológica
Não consciente do seu estado
Consciente do seu estado
Vontade não afetada
Vontade afetada
Longa duração 
Curta duração
Não recorrência onírica
Recorrência onírica
Imagens agradáveis
Imagens desagradáveis


20. Moderna. Na nossa sociedade moderna encontramos um forte alienador onírico no hedonismo e a procura de emoções forte, na base do aumento da adrenalina. Assim temos sonhadores lúcidos presos a sonhos recorrentes de prazeres sem fim.
21. Mecanismos. Diversos são os mecanismos que envolvem a alienação onífrica, dentre os quais destacamos:

  • Interesse. O alienado onírico tem grande interesse nessa situação, processo, forma.
  • Informacional. São informações distorcidas, equivocadas, meias verdades, falácias.
  • Existencial. O contexto existencial do sonhador lúcido, sua realidade sociológica, os problemas do dia a dia, a sua imaturidade existencial etc.
  • Onírico. Falsas percepções oníricas, incapacidades oníricas, imaturidades oníricas.
  • Psicológico. As carências do sonhador lúcido, a imaturidade psicológica do sonhador.
  • Consciencial. A suas experiências conscienciais, sua imaturidade existencial.
  • Histórico. Momento histórico pessoal e geral em que envolve o sonhador e o seu grupossone. Por exemplo
ü  União Soviética e o materialismo histórico
ü  Idade média e igreja católica
ü  Materialismo hedonista moderno e os sonhos lúcidos de lazer
  • Transpessoal.
22.  Filmes. Eis aqui uma lista de filmes em que encontramos alienação onírica lúcida ou idéia semelhante:

  • Mattrix
  • Vanila Sky
  • A origem
  • A morte do presidente
  • A cela
  • Entre o bem e o mal

Referencias bibliográfica e fontes de pesquisa

  1. Aquino, Otavio – ética transpessoal 1 - http://conscienciocritica.blogspot.com.br/2011/03/etica-transpessoal-1.html acessado em 24.04.14
  2. Aquino, Otavio – Sonho lúcido e mauridade consciencial  - https://conscienciocritica.blogspot.com/b/post-preview?token=Wck9lkUBAAA.y7WWUhoJ56-_QXnIMdQYXA.YOmUbp3_-5I5cOXwU4Al-A&postId=9081115589916003280&type=POST acessado em 24.04.14
  3. Aquino, Otavio – Sonho lúcido e Vanila Sky - https://conscienciocritica.blogspot.com/b/post-preview?token=Wck9lkUBAAA.y7WWUhoJ56-_QXnIMdQYXA.YOmUbp3_-5I5cOXwU4Al-A&postId=9081115589916003280&type=POST acessado em 24.04.14
  4. Aquino, Otávio – Inabiliade do sonhador lúcido - http://sonhoslucidus.blogspot.com.br/2010/05/inabilidadio de experiencias es-do-sonhador-lucido.html acessado em 24.04.14
  5. Aquino, Otavio – Teoria e prática dos sonhos lúcidos XAMA – 1995
  6. LaBerge, Stephen – Sonho lúcido- Siciliano
  7. Viera, Waldo – Projeciologia, edição do autor – 1986
  8. Viera, Waldo - Projeções da consciênia: Diário de experiências fora do corpo físico 1982 – Livraria Alan kardeck
Otávio Aquino

Nenhum comentário: