quinta-feira, 1 de maio de 2014

Classificação de Tensin Wangyal Rinpoche


Tenzin Rinpoche é um mestre tibetano contemporâneo da linhagem Bön-budista, autor da obra “A Yoga dos Sonhos – Um manual prático para realizarmos enquanto dormirmos”.
Segundo o autor, na prática (caminho), existem 3 tipos de sonhos que se encontram em uma progressão, embora não exata: 1) sonhos samsáricos ordinários; 2) sonhos de claridade; e 3) sonhos de clara luz.
Os 2 primeiros tipos se diferenciam pelas causas que os provocam, mas em ambos, o sonhador pode estar lúcido ou não. Por outro lado, nos sonhos de clara luz, há consciência e não há dicotomia entre sujeito e objeto. Os sonhos de clara luz ocorrem no estado não dual de consciência.
As diferenças entre os 3 tipos parecem sutis. Os sonhos samsáricos surgem das emoções e dos traços cármicos individuais. Os sonhos de claridade contêm um conhecimento mais objetivo que surge das marcas cármicas coletivas e que está à disposição da consciência quando esta não se encontra envolvida em tramas cármicas pessoais. A consciência não está atada ao espaço, tempo ou história pessoal e o sonhador pode se encontrar com seres reais, receber ensinamentos de mestres verdadeiros e descobrir informação valiosa para outros e para si mesmo.
O sonho de clara luz não está definido pelo conteúdo do sonho; ele é de clara luz porque não há um sujeito sonhante ou um ego onírico, nem, tão pouco alguém que se encontre em uma relação dual com o sonho ou seu conteúdo. Ainda que surja o sonho, trata-se de uma atividade da mente que não perturba a estabilidade do praticante na clara luz.

Sonhos samsáricos

Os sonhos samsáricos ou cármicos são os sonhos ordinários. O significado desses sonhos é o que projetamos neles; é um significado que o sonhador lhes atribui, mais do que algo inerente ao sonho. Tal como num livro, o leitor projeta o significado nas palavras e estas o refletem.

Sonhos de claridade

Surgem quando a mente e o prana estão equilibrados e o sonhador desenvolveu a capacidade de permanecer na presença não-pessoal. Nos sonhos de claridade, o sonhador se mantém estável, em contraste com os sonhos samsáricos, nos quais a mente é levada de um lugar a outro pelo prana cármico.
Os sonhos de claridade são mais puros que os sonhos samsáricos. É como se nos sonhos de claridade o sonhador recebesse ou encontrasse algo, em contraposição ao sonho samsárico, no qual o sonhador projeta o significado sobre a pureza da experiência fundamental.
Todos nós temos ocasionalmente sonhos de claridade, mas não são comuns até que a prática tenha se desenvolvida e estabilizada. Para a maioria de nós, os sonhos são samsáricos e se baseiam na vida e emoções cotidianas. Mesmo quando sonhamos com nossos mestres, com os ensinamentos ou nossas práticas, é muito provável que se tratem de sonhos samsáricos, por isso é bom não confundí-los com sonhos de claridade.

Sonhos de clara luz


Surge do prana primordial que circula no canal central. Por isso é necessário  que o praticante tenha conseguido permanecer estavelmente na consciência não dual até que consiga ter esse tipo de sonho. Eles não geram uma experiência dual, pois o praticante não se constitui como sujeito observador, nem como um sujeito do mundo dos sonhos, mas permanece totalmente em rigpa não dual.



Um comentário:

Unknown disse...

Tenho tido problemas com o sono tive uma vida social desastrosa nos últimos anos devido a e o meu trabalho ser noturno não durmo corretamente ou seja tem dias que durmo 5 outros 6 e até dormi 10 horas seguidas tenho tido estes sonhos lúcidos as vezes estou consciente nos sonhos e quero acordar e não consigo, sinto uma presença quando durmo que me assusta e mas faz acordar muito agitado e assustado não tem forma nem luz gostaria de saber se tem pessoas com tais sintomas meus sonhos parecem ser de outra pessoa as vezes sinto que estou até em outros países e épocas diferentes já sonhei sendo soldado e lutando de espada em cima de um cavalo depois sonhei que estava vivendo como um empresario num pais diferente falando uma língua diferente neste sonho eu acordei porque não entendia o idioma das pessoas e fiquei apavorado um sonho que me perturba é um sonho onde vejo o mundo sendo invadido vejo naves de formatos hexagonais negras como se estivessem revestidas de ilhamas de ferro toda a vez a invasão ocorre a noite tento resgatar minha família mas sempre estou envolvido na luta contra estes invasores mas nunca consigo ver os seres das naves quando estou de frente com eles acordo como se estivesse cansado respiração ofegante é muito real mesmo eu sabendo que é um sonho tenho a impressão de ser real aguardo resposta ou possíveis explicações o sonho da invasão do mundo foi meu ultimo sonho recentemente o que me impressiona é a sensação de que aquilo é real muito real.