sábado, 1 de maio de 2010

Sonhos Lúcidos - Começando


Segue abaixo um pequeno texto extraído do blog : http://isurelywould.blogspot.com/. Os comentários ao final são do autor do Blog citado.



Algumas pessoas dizem que alguns alimentos ou meditação ou dormir com um quartzo debaixo do travesseiro traz sonhos lúcidos. Embora isto seja possível, eu encontrei um jeito mais rápido para alguém conseguir ter sonhos lúcidos na primeira tentativa.

Deite-se para dormir. Funciona melhor se você estiver extemamente cansado. Deite-se de barriga para cima, com os braços ao lado do corpo e olhos fechados. ESTEJA PERFEITAMENTE PARADO. Você deve ficar acordado. Seu cerébro vai mandar sinais para o seu corpo para ver se você já está dormindo. Esses sinais incluem uma coceira, vontade de mudar a posição de seu corpo, vontade de piscar ou mover seus globos oculares (lembre-se que seus olhos devem estar fechados). IGNORE TODOS ESTES IMPULSOS. Depois de uns 20-30 minutos você vai sentir um peso sobre seu peito. Você pode até mesmo ouvir barulhos estranhos. Você está, agora, numa paralisia do sono. Se você abrir seus olhos, você vai começar a alucinar (sonhar de olhos abertos) e não será capaz de mover seu corpo. Seu corpo está completamente adormecido. Agora que você está acordado, está sonhando. Você pode fechar seus olhos e começar a sonhar instantaneamente. Você está totamente ciente de que esta dormindo e poderá (com alguma prática) controlar seus sonhos.

Agora quando você estiver sonhando lucidamente há algumas dicas:
A. Cheque se está sonhando.
B. Continue sonhando quando estiver interamente ciente de que está sonhando.

a. Você pode fazer algumas coisas em seu sonho para testar e ter certeza de que está sonhando: Você pode ligar um interruptor de luz. Ligando o interrutor a luz nunca vai acender. Na maioria das vezes não acontece nada. Outra coisa a se fazer é se olhar no espelho: você nunca vai ver a si mesmo. Uma vez que você tenha feito essas coisas, você terá confimado que está sonhando, e então terá controle sobre seu sonho.

b. Uma vez que você se dê conta que está sonhando, sua mente tentará te acordar. O melhor método (que eu encontrei) para se manter dormindo e sonhando é rodopiar em circulos (no seu sonho). Uma parte do cérebro vai tomar toda a atenção que seria usada para acordar e então você vai entrar num sono PROFUNDO."

Esta é uma tradução de um texto que encontrei num tumblr gringo (como tudo é infinitamente re-postado nos blogs do Tumblr, nem me dei ao trabalho de tentar encontrar o autor).

Eu gostei desta prática descrita justamente porque você pode fazer quando está cansado ou for dormir, enquanto as tecnicas que já li a respeito e/ou tentei recomendam justamente o contrário, o que te obriga a reservar um tempo exclusivamente para os exercícios, o que os torna chatos e trabalhosos (principalmente os que envolvem respiração). Eu já consegui exelentes resultados com exercício muito simples, porém muito incômodo, portanto nem vou descrevê-lo, mas atesto, caso você, leitor, esteja duvidando, que ter sonhos lúcidos é perfeitamente possível.


6 comentários:

Anônimo disse...

Vou tentar! Devo confessar que fiquei asustado com o que aconteceu comigo.
Vou acompanhar este espaço para aprender e assim esclarecer algumas dúvidas.
Muito obrigado.

Barmen disse...

Experimentei a técnica duas vezes, infelizmente nenhuma funcionou. Em uma eu ouvi sons mas não senti o peso no peito, e na primeira vez não ouvi os sons mas senti o peso... Acho que esqueci de abrir os olhos... É para abrir ou aí só está dizendo o que acontece se abrir? Grato

jholland disse...

O melhor é não abrir os olhos tão cedo. Ou seja, tente manter a consciência - voce pode até repetir ou dizer para si mesmo algo como, "percebo que já estou sonhando"; ou, "acho que já estou perdendo a consciência" etc.
Entretanto, passada essa fase crucial (repito: passada essa fase completamente), e desde que voce tenha mantido a consciência (ultrapassado o apagão consciencial que antecede o sono/sonho, se voce abrir os olhos, poderá entrar em um estado mais interessante, qual seja, uma EFC/OBE.
Explico: passada a fase do estado hipnagógico, os olhos que serão abertos não serão propriamente os olhos físicos. É possível mesmo que voce comece a ver cenas e imagens do aposento em que voce se encontra de pálpebras fechadas. Nessas condições, voce poderá mesmo "se levantar", mas seu corpo estará, de fato, na cama.

jholland disse...

Em suma, se voce mantiver a consciência - o que não é tão fácil, estarão abertas 2 possibilidades, dependendo de várias condições, inclusive do próprio estado de lucidez: 1) ou voce entrará no sonho já lúcido; 2) ou iniciará o processo acima.

Depois me conta o que aconteceu.

Bons sonhos !

Barmen disse...

Tive um SL esses dias, mas nem lembro que técnica foi, só sei que estava bem cansado... Nem prestei atenção quando dormi, mas antes de dormir dei uma forte auto-sugestão para ter um sonho lúcido. Ganhei a lucidez no meio do sonho, mas depois a perdi, pois minha própria mente me enganou e "acordei" dentro dos sonhos. Hoje vou testar mais uma vez a técnica, pois antes tinha desencanado e procurado outros métodos.

Anônimo disse...

Não sei não