quarta-feira, 11 de abril de 2012

Técnica dos passos


Introducao. A técnica dos passos constitui no reforço de uma habito mental comum, banal, mas efetivo. Voce vai memeorizar alguns passos cerca de 6 a 10, geralmente da sua casa para fora. Isso fara com que voce sonhe que esta realizando esta tarefa e possa reconhecer que esta sonhando
Mecanismos. Os mecanismos envolvidos são visualização, autosugestão, planejamento dos sonhos, rotina.
     Tecnica. A técnica dos passos refere-se ao fato de que se pensarmos com firmeza em um determinado evento, hábito, podemos impressionar, sensibilizar o cérebro e estarmos mais propensos a ter sonhos relacionados com esses eventos e reconehcer que estamos sonhando.
      Processo. Aqui está o processo recomendado, discriminado passo a passo:


  1. Durante o dia escolha um determinado trajeto de 6 a 10 passos. Um trajeto fácil de rememorar
  2. Memorize essae trajeto nos mínimos detalhes e pense nele algumas vezes durante o dia
  3. A repetição mental é variável alguns conseguem com apena algumas repetições, outros com pelo menos 30 durante o dia.
  4. Antes de dormir prepare se para a tecnica
  5. Se possivel tenha objetos que lembre a idéia de sonho lúcido máximo
  6. Veja filmes, sites na Internet, fotos, revistas, artigos sobre sonhos lúcidos;
  7. Leia sobre sonho lúcido máximo suas caracterísitcas, possibilidades.
  8. Crie um enredo mental sobre sonho lúcido máximo
  9. Imagine se entrando em um sonho lúcido máximo
  10. Simule ou represente o enredo mental
  11. Escreva uma pequena frase sobre a sua vontade de sonhar lucidamente com o enredo no seu diário de sonhos e sonhos lucidos
  12. Va para a cama
  13. Repita baixinho, algumas vezes, a frase que você criou para o seu sonho.
  14. 15 minutos antes de dormir esqueça o assunto em questão. Pense em outras coisas, desligue-se.
  15. Ao sair do sonho e entrar ma vigília ativa rememore os acontecimentos do seu sonho lúcido
  16. Quando acordar no dia seguinte anote os seus resultados no seu diário de sonhos e sonhos lucidos

Otavio Aquino

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Sonhos lúcidos e sonhar a noite toda


1.    Definição. Sonhar lucidamente a noite toda, fenômeno particular, privado, intrínseco, dos sonhos lúcidos em que o sonhador tem um sonho que se mantém integro, contínuo por toda a noite. Ou seja o sonhador fecha os olhos ao ir dormir e já entra lucidamente nos sonhos sem quebra de continuidade de consciência fica a noite toda lucido e ao acordar se lembra de toda o sonho.
2.    Alunos. Essa é uma das características dos altos alunos da escola da vida ou sonhadores lúcido máximo. Mas não se peocupem nós sonhadores lúcidos estamos nos caminhando paa chegar a esse estado.
3.    Alerta. Voce sonhador lúcido, estudante dos sonhos lúcidos, onirocrítico em todas as suas modalidades esta alerta para o fato da instrumentalização positiva dos sonhos lúcidos. É como se fosse um supercomputador nass mão certas é capaz de fazer coisas incríveis, primeiro para os outros o chamado princípio de heterocrescimento psicológico e depois para você que ninguém é de ferro. Em outras palvarvas você sonhador lúcido é uma espécie de supercomputador ambulante, o que eu faço é apenas lembrar vocês disso.
4. Fenômenos. Existem diversos fenômenos que entram no domínio dos sonhos lúcidos. Sonhar a noite toda lucidamente é um fenômeno bem complexo. Entre os outros fenômenos que entram no processo todo nós temos:

·         Memória integral
·         Consciência contínua
·         Manutenção da lucidez
·         Inicio da consciência na vigília ativa
·         Escala de lucidez
·         Técnicas avançadas dos sonhos lúcidos
·         Ampliação da lucidez onírica
·         Localidade onírica pessoal
·         Ciclo existencial programado nas faixas transpessoais
·         Grupossone lúcido

5.    Contradição. À primeira vista sonhar lúcido a noite toda parece ser uma contradição, contra-senso, incoerência, insensatez. Isso devido ao fato, que o termo foi utilizado, inicialmente, antes do conhecimento, fisiológico, do ciclo de sono e sonhos. Estes ciclos são de 90 minutos, e ocorrem 5 ou 6 por  noite   Na realidade, como ilação, dedução, inferência, o que acontece é que os ciclos são integrados, monobloco, juntados, de forma, a parecer um sonho só.
6.    Dificuldade. Por ser um fenômeno raro e difícil de estudar e pouco comentado ou talvez nem comentado na literatura científica sobre sonhos muitas pessoas encontram certa resistência na idéia do sonhar a noite toda. Argumentam que sonhar a noite toda acabaria por cansar o sonhador! 
7.    Integração. Uma das funções dos sonhos lúcidos é a integração das imagens oníricas, de tal forma, que um sonho ou grupo de sonhos, possam ser onsiderados como um,.um somatório de imagens oníricas coerente, racional, coeso, uniforme.
8. Tipos. Nós temos vários tipos de sonhos: transpessoais, lúcidos, transcendentes, paranormais, triviais, sexuais, imaturos, etc.
9.  Somatório. Um único sonho, na verdade é um somatório de dezenas de minissonhos. Sonhar a noite toda é um somatório de muitos sonhos. Não lúcido. O sonhar não-lúcido a noite toda esta composta por duas componentes. Em primeiro lugar sonhar a noite toda é uma conseqüência natural do sonhar. Um pesquisador afirmou de que todos os sonhos de uma noite estão inter-relacionados, de forma, que os sonhos fragmentados que recordamos na vigília ativa, seriam parcelas modificadas de um quadro só.
10. Princípio. Pelo princípio do confronto se você tem um sonho lúcido  seguido de um sonho não lúcid  e seguido de um sonho lúcido o do meio será um sonho lúcido
11. Cultura. A nossa cultura trabalha, e sempre trabalharam, com sonhos fragmentados, ou rememorações parciais dos sonhos, partes dos sonhos que poderiam de acordo comas próprias leis e processos onìricos mudar de forma e, contudo, mas pertencente a um conjunto unitário.
13. Funções. Uma das funções dos sonhos lúcidos é a integração das imagens oníricas, de tal forma, que um sonho ou grupo de sonhos, possam ser considerados como um,.um somatório de imagens oníricas coerente, racional,coeso, uniforme. Essa é a funçao integral onírica lucida. Como sabemos umsonho é um conjunto finito de sonhos menores, minissonhos. Assim o sonhar anoite toda seria a somatoria de sonhos do comeco dos sonhos as se fechar osolhos até o fim doexperiencia do sono ao descerrar as palpebras ao acordar no dia seguinete e entrar, finalmente desperto, na vigilia ativa, para mais um dia de tarefas no plano ativo.
14.Tipos. Nós temos vários tipos de sonhos: transpessoais, lúcidos, transcendentes, paranormais, triviais, sexuais, imaturos, etc. Um único sonho, na verdade é um somatório de dezenas de minissonhos.
15. Somatório. Sonhar a noite toda é um somatório de muitos sonhos e os mecanismo compreendidos na uniformização de sonho.
16. Não lúcido. O sonhar não lúcido a noite toda esta composta por duas componentes. Em primeiro lugar sonhar a noite toda é uma conseqüência natural do sonhar. Um pesquisador afirmou de que todos os sonhos de uma noite estão inter-relacionados, de forma, que os sonhos fragmentados que recordamos na vigília ativa, seriam parcelas modificadas de um quadro só
17.  Similar. Similares aos diversos tipos de sonhos que temos a projecao lúcida integral têm os diversos tipos de experiencias consciencias, vigeis, mentais, que temos no estado da vigilia ativa. Uma pessoa normal esta sempre mudando os seus pensamentos durante o dia, de tal forma, que se fossemos capazes de colocarmos em uma tela de computador dificilmente poderiamos acreditar que se tratasse da mesma pessoa.
18. Tibet. O Tibet, a través da Ioga do estado do sonho precognizava métodos para entrar lùcido nos sonhos e se pudesse sonhar a noite toda, relatam que diversos mestres conseguiram tal façanha. 
19. Superiores. O sonhar a noite toda faz parte do grupo de elementos superiores, ou de alto estado da consciencia, que fazem parte do sonho lucido maximo, sonho pleni-lucido, ou  supersonho lucico, em que certos alunos nota 9,5, os alunos 9,75 e os alunos nota dez sao detentores Ou seja uma microminoria adiantada da humanidade terrestre.
20. Patología. Não confundir o sonhar a noite toda, ou consciencia continua, com o estado patologico de insonia permanete que pertence ao quadro psicopatológico de algunas enfermidade mentais e organicas.
21. Cronologia. A cronologia de sonhar a noite toda esta assim constituída, formada, composta:

  • Hipnagogicas. São as imagens hipnagogicas que aparecem ao comeco do sono
  • Não-rem. Sonhos que contecem no periodo nao rem, dificeis de serem lembrado pelo sonhador comum e sonhador lúcido iniciante.
  • Rem. Sonhos rem aonde acontecem os sonos lúcidos e rememoraveis dos sonhadores lucidos iniciantes
  • Hipnopompicas, Sao a imagens oniricas que aparecem ao final do sonho.

Otavio Aquino

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Introdução às técnicas de indução aos sonhos lúcidos


  1. Indução. Todas as noites diversos sonhadores lúcidos pelo mundo a fora utilizam técnicas de indução aos sonhos lúcidos. Sejam técnicas para induzir a lucidez onírica, manter essa lucidez ou ampliá-la. Diversos blogs, livros, pesquisdores lançam técnicas novas, quentinhas.
  2. Realizados. Os sonhos lúcidos podem ser induzidos, de forma direta ou de forma indireta; como outros tipos de sonhos, tais como:
Incubados
Criativos
Solucionadores de problemas
Sexuais
Planejados
Compatilhado
Parapsíquico
  1. Indireta. Na forma indireta o sonahdor se concentra no problema ou utiliza meios para provoca-los, mas sem a intenção de provocar qualquer tipo de sonhos. Assim muitos sonhos solucionadores de problemas que apareceram ao longo da historia da humanidade terrena foram sonhos criativos induzidos de forma indireta
  2. Técnicas. Existem diversas técnicas de sonhos lúcidos desenvolvidas ao longo dos séculos, pelas mais diferentes pessoas e sonhadores. Muitas são parecidas, aparentadas enre si.
  3. Considerações. Na verdade, todas as técnicas não passam de compilações de técnicas utilizadas, não sistematicamente, por culturas anteriores (no velho mundo ou no oriente) que recebem uma nova roupagem (ocidental), mais adequada ao nosso modelo cultural moderno, técnico.
  4. Disciplina. Utilizar um método, uma técnica uma única vez de forma arbitraria pode ser frustrante para o sonhador. A utilização de técnicas tem que ser metódica, disciplinada, constante.
  5. Gama. Existem muitas técnicas de indução aos sonhos lúcidos, desde as mais simples até as mais sofisticadas encolvendo aparelhos sofisticados, técnicas de realidade virtual. Tenho mais de 100 técncias catalogadas que aos poucos vou passando nos blogs.
  6. Inicial. As técnicas sevem para dar o passo inicial sendo que o ideal é chegar a uma etapa em que o sonhador lúcido irá dispensar a utilização de toda e qualquer técnica e entrará no sonho lúcido apenas pela sua força de vontade ou automatismo consciencial positivo quando então estará perto da consciência continua ou sonhar lucidamente a noite toda.
  7. Individualidade. Isto é natural, já que a psicologia preconiza a existência de grandes diferenças individuais que nos fazem ser únicos... Por que então os métodos teriam de ser?Com a nossa individualidade vemos que uma técnica pode ser realmente efetiva para uns ou pouca o inefetiva para outros.
  8. Base. O melhor lugar para a realização das técncias de indução aos sonhos lúcidos e na base ativa do sonahdor lúcido. Nesse ambiente psicofísico adequado entre em estado de relaxamento e induza a técncia previamente escolhida e ser for o caso, desenvolvida durante o dia. Caso a técnica exija utilize os objetos de sonhos adequados.
  9. Melhor. O melhor é não ficar obcecado, ansioso, ligadão, com as técnicas e os muitos detalhes e perguntas que possam surgir durante a prática. Ou seja, sempre ter em conta de que uma técnica não é mais do que um auxílio para começar, e não um caminho definitivo ou rígido. Isso pode até acabar por dificultar a indução de sonhos lúcidos.
Otavio Aquino

terça-feira, 3 de abril de 2012

Sonho lúcido e Vanilla Sky



  1. Filme. Vanilla Sky é um filme com o famoso ator Tom Cruise, que dispensa comentários. Ele é lembrado por diversos filmes que atuou. Ele aquele tipo de ator cheio de fãs do sexo feinino com a tietagem e sempre. Mas como pessoa ele é uma boa pessoa, chegou até a salvar uma brasileria que estava se afogando, ou seja além de ator é um herói de verdade. Apesar de quase sempre fazer o papel de herói, teve um filme em que ele fez o papel de assassino profissional, matador de aluguel.
  2. Típico. Geralmente os filmes dele são de movimento e ação com certa dose de violência, tecnologia, efeitos especiais, ficção, drama, bem ao gosto dos americanos e com a tradicional divisão de mocinhos e bandidos que já faz parte do imaginário deles.
  3. Personagem. Nesse filme ele intrpreta um milhionario, jovem aventureiro, executivo, herdeiro de um a grane fortuna, cheio de mulheres, bem viril, que não quer compromissos com ninguém, do tipo eterno solteiro que sofreu um acidente e passa a viver em uma espécie de sonho. Existe um jogo de cena em que voxe não sabe ao certose ele esta sonhando ou na vigília ativa
  4. Alternativa. Na realidade ele vive em uma realidade alternativa, provocado pelo seu peculiar estado de saúde. Essa realidade foi encomendada em uma empresa especializada com toda tecnologia necessária, coisa de louco.
  5. Falso. O filme já começa com um falso despertar, em que ele vai para o seu trabalho, mas não encontra ninguém na rua, vive em um mundo solitário, como se fosse o único habitante do planeta terra.
  6. Sonhador. Ele mesmo tinha vários sonhos muito realistas e vívidos que viviam diversas situações, mas nada muito incomum, raro.
  7. Consciência. Às vezes ele tinha consciência que estava no sonho.
  8. Estraga-prazer.  Para não ser chato, inoportuno, cri-cri e contar a historia para quem não assitiu e estragar o seu prazer, vou ater mais aos fenômenos do que o filme em si.
  9. Surpresa. Assim que não assistiu vai ficar na surpresa e que assistiu vai entender a coisa toda.
  10. Utilidade. Esse file é útil como técnica, como reflexão, como pesquisa, como lazer. Assim você pode assistir na sua casa comendo uma pipoca feita no microondas e tomando guaraná ou outra bebida de su preferencia sozinho ou acompanhado e curtir o filme. É uma técnica ou várias técncias como, por exemplo, da saturação mental, do filme, mista, etc. É uma reflexão ao você termiana o filme e vai analisar os pontos fracos e fortes. Como pesquisa você pode analisar todos os fenômenos diretos e indiretos que tem no filme e tirar as suas conclusões e direcionar a pesquisa nesse caminho.
  11. Lúcido. Em um sonho lúcido nós podemos controlar os sonhos, mas no caso dele como ea um sonho forçado ele acabou tendo uma falta de controle e as coisas literalmente saíram do seu controle. E na realidade ele tinha uma espécie de comando póshipnotico para desligar o processo todo, mas como em todo produto humano falhou ele permanecia preso no sonho. Não chegava a ser uma espécie de pesadelo lúcido, apesar de algumas semelhanças como no caso do sonho lúcido forçado. No pesdelo lúcido o sonhador sabe que é um sonho maas não consegue acordar, sair dele ou mudar as coisas. É ruim né!
  12. Cérebro. O cérebro produz descargas elétricas e mensagen para diversas regiões intracerebrais produzindo os sonhos. Um cérebro emcoma ou congelado não tem atividade cerebral como nós a conhecemos e não sabemos se pode produzir sonhos lúcidos.
  13. Lembranças. O mundo que ele cosnrtrui, segundo o filme, era o de suas lembranças.
  14. Outros. Existem outros fenômenos interessantes como o da visão no momento da morte ou retrospectiva da vida, não sei se é o caso de aparecer em um sonho lúcido, mas pode ser que aconteça.
  15. Despertar. Em um sonho lúcido você pode acordar a hora que quiser, que teve um pesadelo sabe bem disso, não é necessario fazer extravagâncias para isso.
Otavio Aquino

sexta-feira, 30 de março de 2012

Observações sobre os sonhos lúcidos


Observação.  No estudo dos sonhos lúcidos podemos encontrar algumas observações interessantes . Assim temos:

1. Intracoróprea. O sonho lúcido é uma experiência intracorpórea , dentro do corpo.
2. Onirossoma. O onirossoma é um corpo subjetivo, processos oníricos.
3. Cientifico.  Sonhos lúcidos são estudados cientificamente, reconhecidos pela ciência e pela comunidade internacional de cientistas.
 4. Comprovado. A lucidez onírica foi comprovada em laboratórios do mundo todo.
 5. Pesquisas. Sonhar lucidamente esta amparado em pesquisas neurológicas, psicológicas, fisiológicas.
6. Simples. A lucidez onírica é uma explicação simples para uma determinada classe de fenômenos.
7. Aplicabilidade. Sonhar lucidamente tem uma gama de aplicações no desenvolvimento pessoal, na psicologia, nos esportes, em terapia, na criatividade.
 8. Vantajoso.  Sonhar lucidamente é mais vantajoso, menos trabalhoso.
9. Monitorado. O sonho lúcido pode ser monitorado, por qualquer um, tendo os equipamentos adequados.
10. Explicado. Sonhar lucidamente pode ser explicado em termos do conhecimento científico atual.
11. Plenitude. O sonhos lúcidos nos conduzem a lucidez plena.
12. Documentado. Existe farta documentação, em forma de registros  de equipamentos laboratoriais, tais como eletroencefalograma e outros.
13. Cerebral. Os sonhos lúcidos são expressão de atividade cerebral.
14. Fisiologia. Sonhar lucidamente se relaciona com s fisiologia normal do ser humano.
15. Conteúdo. Os sonhos lúcidos obedecem ao conteúdo estatístico dos sonhos normais do sonhador.
16. Normal. Sonhar lucidamente pertence ao domínio do normal na personalidade.
17. Induzido. Sonhar lucidamente pode ser induzido por aparelhos e, há inúmeros aparelhos, no mercado, que realizam essa tarefa.
18. Objetivo. Os sonhos lúcidos, por seu caráter, observável, são objetivos.
19. . Discurso. Sonhar lucidamente obedece a um discurso racional.
 20. Concreto. Sonhar lucidamente esta ligado ao real, concreto, palpável.
 21. Lógica. Os sonhos lúcidos obedecem á lógica comum, do dia a dia.
 22. Privados. Sonhar lucidamente entra nos valores  privados do sonhador

Otavio Aquino

quarta-feira, 28 de março de 2012

Teoria do aluno nota 10


  1. Aluno. Eu lancei a teoria do aluno nota 10 no meu livro “teoria e pratica dos sonhos lúcidos”. Agora eu quero fazer uma pequena introdução ao seu estudo e compreensão.
  2. Alvo. O aluno nota 10 é o alvo consciencial que todos nós vamos atingir um dia. Qualquer aluno que você seja um dia vai chegar a ser nota 10. É uma das leis da vida.
  3. Potencial. O aluno nota 10 é o potencial máximo, exponencial que pode chegar o sonhador lúcido.
  4. Inteligências. Essa é uma teoria que pertence tanto a inteligência prática quanto à inteligência acadêmica.
  5. Somatório. Ela é o somatório de diversas teorias psicológicas, em outras palavras é uma teoria da personalidade agregadas sob o comando da lucidez onírica. Por exemplo, nós temos:

  • Sublimação
  • Processo de individuação
  • Crescimento psicológico
  • Maturidade psicológica

  1. Cérebro. O aluno nota 10 utiliza um cérebro funcionando excepcionalmente bem, como um todo ou dependendo da situação, apenas parte dele.
  2. Habilidades. Existem pessoas com habilidades excepcionais, muito acima da média, nas mais diversas áreas, inclusive com casos de precocidade. O aluno nota 10 é o somatório de habilidades voltadas para a maturidade onírica com a consequente repercussão nas outras maturidades.

Otavio Aquino

domingo, 4 de março de 2012

Vigilia ativa lúcida

1. Ativa. A vigília ativa, ondas beta, vida física, vigília tridimensional, é onde acontece diversas situações importantes para os sonhos lúcidos, de tal forma que para o sonhador lúcido é bom conhecer mais sobre a vigília ativa.
2. Físico. O mundo físico correlaciona às forças básicas do universo atualmente conhecidas pela ciência. No corpo, o microcosmo, essas forças estão sintetizadas, e sevem para uma forma de manifestação da vida psíquica, atividade consciencial. Lembrem-se que para sonhar na vigília ativa o sonhador precisa de um corpo, ele sonha com o corpo. O corpo esta relacionado com imagem corporal, habilidades motoras, psicomotricidade, modificação do ambiente, socialização, etc.
3. Onirocrítica. A onirocrítica tem uma subdivisão, ramo, especialidade para estudar esse processo todo da vigília ativa, a empireocrítica sonhos lúcidos. Empíreo significa experiência, no caso a experiência da vigília ativa.
4. Sonhador. O que o sonhador pode aprender com a vigília ativa? Diversas coisas tais como técnicas para indução de sonhos lúcidos, aumento da criatividade, originalidade, expansão da personalidade, fazer estudos, pesquisas, organizar trabalhos.
5. Investimento. Esse trabalho todo necessita de energia, investimento, colocar as fichas, vestir a camisa do time. Quando a pessoa faz isso para si, é o auto-investimento existencial. Quando ela faz isso com os outros é o investimento existencial. Quando um grupo faz isso é o investimento existencial grupal.
6. Maturidade. A maturidade correspondente na vigília ativa é a maturidade existencial, dividida em:

• Maturidade emocional, o domínio das emoções.
• Maturidade somática, o domínio do corpo.
• Maturidade intelectual, o domínio do intelecto.

7. Técnicas. Temos diversas técnicas para poder trabalhar com isso, por exemplo: testes de personalidade, técnica onírica da expansão da personalidade, autocrítica existencial, autoterapia existencial, etc.
8. Lucidez. Nós temos a lucidez ativa ou vida lúcida. Os sonhos lúcidos podem fornecer importantes subsídios para a lucidez ativa, mas significa se concentrar mais em aspectos lúcidos oníricos voltados para a criatividade e desenvolvimento de habilidades na vigília ativa. Isso não significa abandonar os poderes mágicos do sonhos, mas para a maioria dos sonhadores dificilmente poderá voar na vigília ativa ou coisa parecida, o melhor é eleger outras prioridades mais importantes
9. Blog. Estou lançando o blog empireocrítica sonhos lúcidos blogspot para desenvolver mais esses temas, para facilitar a vida do pesquisador interessado.
10. Ética. É indispensável, prioritário a utilização da ética transpessoal na vigília ativa.
11. Temas. Eis aqui alguns temas da onirocrítica que estão inseridos no contexto da vigília ativa, além dos já mencionados:

• Base ativa do sonhador lúcido
• Alienação existencial
• Sonhador lúcido máximo na vigília ativa
• Aproveitamento das horas na vigília ativa
• Condições meteorológicas e sonhos lúcidos
• Sonhadores na vigília ativa
• Autossonho lúcido
• Projeção da lucidez onírica para a vigília ativa
• Aparição intervivos
• Autossonho lúcido compartilhado

Otavio Aquino

sábado, 18 de fevereiro de 2012

MOTIVAÇÃO PARA A LUCIDEZ






Agora já não sei em que parte do sonho me tornei lúcida. Me lembro que resolvi voar e prestar muita atenção ao redor, o máximo possível. Sobrevoava um região vagamente conhecida, as ruas, os carros, o pátio de um supermercado, caixas empilhadas, e pensava como era detalhada a imagem comparada com meu sonho usual. Alguns metros adiante um homem me chamou, e me surpreendeu que ele me conhecesse. Eu sabia que era um sonho, mas tinha tomado a decisão de não julgar tudo uma projeção da mente, porque isso mata alguma coisa importante no sonho e na vida, e não podia mais me dar ao luxo de desperdiçar nada. Por isso aquele homem me chamou, porque ele sabia que não o consideraria uma ilusão, pensei. Desci e decidi ouvir atentamente o que tinha a me dizer.



Ele chamou outra sonhadora, mas a aparência dela estava meio indefinida e fantasiosa, me deixou em dúvida se era real. Quamdo ele começou a falar, fui acordada pela campainha da porta.

O que me deixou intrigada com este sonho aparentemente banal, foi o contexto que o provocou. Ontem cheguei mais perto da intenção de fechar meus blogs e canais no youtube e abandonar o trabalho de esclarecimento sobre a Nova Ordem Mundial, por causa das opressivas NOVAS POLÍTICAS DO GOOGLE . E, depois, aos poucos, tentar substituir esse trabalho por outro em nível mais sutil, por falta de opção. Eu tinha pensado em oração e coisas assim, não tinha pensado em sonhos lúcidos, conscientemente, dentro das opções de ação em nível sutil. Mas este sonho foi uma repercussão da profundidade dessa deliberação. Parece que a lucidez nos sonhos é proporcional a uma vontade integrada com outras instâncias da mente, e portanto uma vontade mais forte. Integração é vital.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Sonhos lúcidos e aproveitamento das horas de sono

  1. Sono. O ser humano permanece aproximadamente 1/3 da sua vida dormindo. Pela nossa cultura da vigília ativa, hemisférios esquerdo do cérebro, agitada, a maioria do povão, esse tempo do sono é desperdiçado, não aproveitado, jogado fora, não sendo de muita utilidade. Ja ouvi pessoas dizendo que se pudessem não dormiriam, par aproveitar mais a vida
  2. Cultura.Na nossa cultura, acredita-se que o sono apenas sirva para a pessoa descansar e recuperar as energias. Isso é alienação onírica. Não é que o sono não sirvapra isso. Qualquer um que teve uma boa noite de sono ou toru um cochilo sabe o quanto é refrescante, a pessoa fica coms as baterias recarregadas, Durante o sono diversos hormônios indispensáveis ao organismo entram em ação, certos aspectos da memória e aprendizado trabalham n sono
  3. Mecanismos. Os mecanismos subjacentes aos processos do sono seriam fisiológicos e serviriam para descansar a maquina humana, que o cérebro diminuiria bastante a sua atividade, o chamado "modelo operação tartaruga".
  4. Operações. Pesquisas modernas mostraram o quão essa visão do sono é errada. Em primeiro lugar, o sonho que é o responsável pela reposição das energias psíquicas.
  5. Prova. Pessoas que dormiam, mas eram impedidas de sonhar tinham diminuição da resistência física, stresse, irritabilidade, falta de memória, falro de concnetração, dificuldade de aprendizado que retornavam logo após poderem sonhar; gatos privados de sonhar morriam.
  6. Sociologia. Podemos notar que alguns males da nossa sociedade, tais como esrese, irritabilidade, mal humor, negativismo, solidão, materialismo imprifícuo, radiclaismo negativo, são muito parecidos com a pessoas que passam por falta de sono. A sociedade seria melhor se dormisse mais e aproveitasse mais as horas de sono. Aqui podemos ven um enconro com dusas disciplinas importante a sociologia e a psicologia. Não adianta voce tentar melhorar a sociedade se não atuar no psicológico do indivíduo, nas causas psicológicas que levam ao desequilibrio. O contrário também é verdadeiro. Quando há uma enorme desagregação social, existe uma maior número de insonia, pesadelos, sonhos de ansiedade, etc.
  7. Contrário. Por outro lado o bom sono renova sa baterias, da uma turbinada. Quantas vezes a gente não se sente outro após uma noite de sono, um cuchilo. Ajua do aprednizado, memória. Em processos fisiológicos, a emagrecer, e muito mais, e ainda por cima é de graça, não Faz mal e não não tem contrindicações ou efeitos colaterais.
  8. Fisiologia. Fisiologicamente alguns órgãos adormecem, mas outros entram em plena atividade, no cérebro. Ou seja a tividade cerebral nunca para, senpre trabalhando, de uma forma ou de outra. E isso não deixa a pessoa cansada.
  9. Sonhos. A nossa sociedade não sabe sonhar. Pesquisas antropológicas mosram que sociedades em que os sonhos são trabalhados não tem a grande maioria dos problemas psicológicos que tem a nossa sociedade. Nessas sociedades a primeira coisa que fazem ao se levantarem é discutir os sonhos da noite. Quando uma criança sonha com um tigre e acorda assustada o seu pai lhe fala era um tigre de sonhos e lhe poderá fazer mal.
  10. Aproveitamento. A melhor forma de aproveitar o sonho em todas as suas possibilidades é através da prática reiterada e constante dos sonhos lúcidos. E não apenas ter sonhos lúcidos esporadicamente, de vez em quando, raramente. Um dos princípios da onirocrítica sonhos lúcidos é que quanto mais experiências oníricas lúcidas melhor para você.
Otavio Aquino

Inteligência prática onírica

1. Meio termo. A gente não pode ser só teórico, exceto por alguns matemáticos e físicos teóricos, e não só prático, agente tem que ter um meio termo entre o teórico e o prático.

2. Analogia. É como o engenheiro que põe a mão na massa, o médico que examina o minuciosamente o paciente, o engenheiro mecânico que se suja de graxa, o cientista que sai do laboratório e vê o mundo como ele realmente é.

3. Ensino. O melhor ensino é aquele que une a teoria com a prática.

4. Anedota. Não é igual aquele cartaz que diz: aqui agente junta à teoria com a prática nada funciona e não sabemos o porquê.

5. Teoria. Alguém já disse que nada é mais prático do que uma boa teoria.

6. Prático. A primeira coisa que é mais prática, inteligente, melhor a fazer em termos de inteligência prática consciencial é a organização dos arquivos, dos objetos, eventos, pessoas, agentes teta, energias psíquicas, que estão à nossa volta.

7. Prática. Dizem que a pratica faz a perfeição, coisa nenhuma, a prática robotiza a pessoa e robotização não é perfeição. Por isso a necessidade da teoria para fazer a coisa andar para frente.

8. Emburrecer. A prática também pode emburrecer. Eu já via muitos profissionais, nas mais diversas áreas, com anos de prática que se esqueceu de toda a teoria que aprenderam na faculdade.

9. Experiência. Em questão de pratica a experiência profissional ajuda muito, a experiência de vida. Afinal, por mais experiente inteligente que seja o recém formado, o pessoal prefere um profissional com anos de experiência.

10. Lúcido. O sonhador lúcido veterano tem muita prática, mas pode estar faltando na teoria. Pudera, nós temos pouca pesquisa feita aqui no Brasil. Parece que só existe dois pesquisadores de sonhos lúcidos no Brasil eu e o junguiano Cleber Muniz. Existem diversos sítios em inglês que fala de pesquisas com sonhos lúcidos. Temos também um cientista brasileiro de renome mundial, Sidarta Ribeiro, as pesquisas dele estão cada vez melhor, mas ele é um neurocientista que pesquisa certos aspectos do sonho lúcidos. É valido, mas é uma coisa mais para inteligência acadêmica, que tem a sua importância. Parece que ja conseguiu comunicação de um sonhador lúcido, onironáuta. em um sonho lúcido. com o pessoal de terra no seu laboratório. Parabénsmas ele é um neurocientista que pesquisa certos aspectos do sonho lúcidos. É valido, mas é uma coisa mais para inteligência acadêmica, que tem a sua importância.

11. Busca. Quem quiser pesquisar mais sobre sonhos lúcidos nós temos duas dicas práticas e teóricas. A primeira é buscar nos sítios de busca pelo nome desse autor Otavio Aquino sonhos lucidos já que há um homônimo meu que não tem a nada a ver com sonho slucidos. A outra é navegar pelo sitio Sonhos Lúcidos blogspot, que repito considero o melhor blog sobre sonhos lúcidos em português. Inegável que existam outros bons sitios sobre sonhos lúcidos em portugues


Otavio Aquino