sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Sonhos lúcidos estão se tornando mais frequentes ?


Tenho conversado com várias pessoas sobre sonhos lúcidos e, ao contrário do que imaginava, parece que esse tipo de fenômeno é muito frequente.


Apenas as pessoas, em geral, não têm idéia da importância e do tesouro que está diponível para elas !



Surge então algumas hipóteses:



1. Os sonhos lúcidos sempre foram frequentes, porém não se comentava muito a respeito ou ninguém se importava com isso. A nossa cultura seria mais "aberta" para novas experimentações e a mídia incentiva esse tipo de visão/discussão (por exemplo, por meio de filmes como Matrix e Waking Life);



2. os sonhos lúcidos estão de fato se tornando mais frequentes, pois, novamente, a nossa cultura - a cultura da "virtualização", a cultura digital, o capitalismo cognitivo, a abstração etc - ao mesmo tempo em que exerce maior controle ideológico (consumismo, fetichização etc), por isso mesmo abre um espaço maior para o questionamento "do que é real" e o "que não é real". Ou seja, o senso de realidade se torna mais tênue, o que possibilita um questionamento acerca da realidade etc. Nesse caso, estamos diante do velho argumento da "mão dupla": todo "fechamento" ideológico tende a criar um resíduo em igual medida (uma espécie de negativo ou espelho), uma espécie de retorno do recalcado. Neste caso, tornar o mundo mais virtual possibilita a abertura de uma "brecha" na própria cultura hegemônica. O fetichismo aumentou, mas há um descompromisso maior (fim das crenças, das religiôes, das ideologias, da política, niilismo, cinismo etc)



3. relacionado a esse processo, surge a hipótese de que a atual geração de adolescentes - imersa na realidade virtual por meio de games, MSN, ORKUT etc - possui maior propensão a ter sonhos lúcidos, o que viria a diminuir com o tempo exatamente pela perda de flexibilidade mental na idade adulta, quando as pessoas tornam-se mais "engajadas" com problemas práticos. Ou seja, aqui há um duplo processo, cultural e individual.


Todas essas hipóteses não são excludentes, ao contrário, parecem apontar numa mesma direção.


A título de ilustração, reproduzo abaixo uma interessante discussão - provavelmente entre adolescentes, ressalvada a última intervenção - sobre sonhos lúcidos que coletei na Internet (http://www.nukewhales.com.br/blog/ler/147/sonhos-l-cidos).


Note-se que a discussão só se encerrou por que o site não aceitou mais comentários para a mesma postagem:



Sonhos lúcidos
por Hipper há mais de 2 anos em
ciência merdas gerais



Alguém aí tem ou já teve um sonho lúcido? Sabe, quando você está no meio de alguma situação bizarra típica de sonhos e pensa "porra, estou sonhando!"..?
Eu tenho um interesse gigante nestas coisas. Pra começar, por exemplo, você já parou pra pensar no que significa tomar conta do seu sonho? Quando você inventa de abrir uma gaveta ou, enfim, interagir com o ambiente, você está interagindo com seu interior. Isso é BIZARRO.
Eu só tive, tipo, dois sonhos desses mas me considero um caso interessante por que ocorreram depois que eu tomei interesse e procurei me esforçar para isto. Acredito que só não consegui mais por que meu ESTILO DE VIDA atrapalha muito.
Enfim, deixo minhas dicas para quem quiser tentar:
Leia MUITO sobre o tema. Comece nas comunidades do Orkut, veja tudo nos fóruns, abra todos os links, leia todos os depoimentos... Enfim, sature seu cérebro com o assunto. Um dos meus sonhos lúcidos só aconteceu por causa disso.
Esqueça a primeira tentativa. Quando você está cansado você simplesmente apaga, mas sonhos lúcidos dependem de uma atividade cerebral. Por isso é bom que você durma muito e procure tentar quando estiver bem descansado, nos fins de semana por exemplo.
Tenha o hábito de anotar os sonhos, por que você pode ter um sonho lúcido e simplesmente esquecer dele depois de dormir mais um pouco.
Cuide do medo. Você pode querer muito, mas com medo nunca vai conseguir (ou vai acabar em segundos).
Muita gente fala sobre mãos, elas parecem ser importantes no processo. Tente criar o hábito de olhar para suas mãos, focalize elas com muita atenção quando você estiver em um sonho para evitar que ele termine e ganhar mais consciência sobre ele.
Por fim, para os sortudos que conseguem passar por essa experiência com alguma frequência (Formal, seu bicha), sugiro procurar INVESTIGAR o negócio. Tente se olhar num espelho, tente explorar tudo e tente ir até o local onde você está fisicamente.
É isso... E lá vou eu, tentar mais uma vez. hehe


Comentários


camper? hmm. nossa, calma, vou ler o post... eu sou PROFISSIONAL nisso.por mayknox há mais de 2 anos



hhehe porra, "Formal, seu bicha". É realmente tao incomum assim esse negocio de se dar conta que vc está sonhando e passar a COMANDAR o desenrolar do sonho? nao que TODOS os meus sonhos sejam assim, mas sei la, vira e mexe rola disso, tipo, ja tive BEM MAIS que dois desses.


por
Formaldehyde há mais de 2 anos


sim, então. eu acho que todas essas dicas aí são pura balela, porque nunca funcionaram comigo. pelo contrario, quando eu FOCO em tentar alguma coisa é aí que fica meio deprimente e não acontece mesmo.
a primeira vez que eu tive um sonho lucido eu era bem pequena, tava tendo um pesadelo recorrente em que eu estava pendurada no parapeito de um shopping, quase caindo, e morta de apavorada. em um determinado momento tive consciencia de que estava sonhando e que se eu soltasse as mãos acordaria. puft, soltei, cai, acordei e nunca mais tive um pesadelo desse tipo. dai em diante praticamente em 50% das noites eu ficava em algum estado de lucidez durante os sonhos, e com o tempo você vai tomando um controle maior e testando os limites de fazer mais coisas antes de acordar. acho que o unico truque mesmo é manter a calma, porque como você tá numa fase de sono muito leve, qualquer exaltação pode te acordar. a parada do medo também é foda, tem horas que rola um pavor inexplicavel, principalmente no processo de adormecer, quando vc vai caindo no sono já consciente. rola tambem toda aquela historia de paralisia do sono e tal, isso é o que mais me incomoda.
enfim, eu já tive uns sonhos bem bizarros. achei engraçado esse post porque ha dois minutos tava conversando exatamente sobre isso com uma amiga, ela totalmente assustada porque tinha acabado de acordar de um desses e não sabia o que era. heheh


por mayknox há mais de 2 anos


ah, e você já assistiu aquele filme WAKING LIFE? ok, é meio cretinão, metido a inteligente e chato, mas da pra se identficar com VARIAS coisinhas.
por mayknox há mais de 2 anos
Umm eu tb tenho esses sonhos com certa frequência. É mto bom...
por

Leme Kravitz GzUz Negão há mais de 2 anos


eu estou bebado demais pra comentar.... até mais tarde.


por
Adolf há mais de 2 anos


Eu não estou (bêbado demais) para comentar , mas fiquei com pena deles (confesso) .
Fala sério , com um comentário (sério) meu aqui , não iria sobrar pedra sobre pedra desta baboseira toda .
Mas depois pensei : sei lá , o Hipper é gente fina e não merece que eu faça tal coisa com ele .
Se fosse um post do Formal , nesta altura ele já estaria imolado nos fogos do inferno , afinal ele merece .
Acho que o Hipper ainda possui uma IMENSA moral cristã , aquela que acredita que somos seres ESPECIAIS no reino da natureza , mas um dia , tenho certeza , ele vai cair na real ...


por Blitzkrieg há mais de 2 anos


Hmm, quanta desculpa para dormir o dia todo.
Mas eu realmente eu já tive um sonhos desses. Eu tava numa sala de aula c/ o professor. Tipo, eu tinha 3 pilhas de dever de casa para fazer (Literalmente) e todas elas de portugues. Eu realmente jurava que era real e tava desesperado com tanto exercicio.
Ai eu fiquei pensando, "Meu Deus, por que diabos isso não é um sonho!". Fiquei pensando isso durante 6 execicios até me dar conta da bizzarice da situação.
Agora o melhor: Assim que eu achei que aquilo era um sonho, me levantei da mesa, fiz as pilhas de exercicio queimarem c/ um olhar, com um gesto joguei uma cadeira na cabeça do professor, explodi uma parede com um soco, toquei o terror na sala ao lado (que não tinha ninguem) e subtamente acordei - Com um sorrisão na cara. Tinha muito mais, mas só me lembro dessa parte.
por

Mulder há mais de 2 anos


haha Formal, acho que é incomum sim. Eu não conheço muita gente assim.
Ahh sim eu já vi o Waking Life, achei muito foda e tal apesar que realmente aquelas partes que ele se mete a SABIDÃO são um saco. Então, algumas dessas dicas até funcionaram comigo hehe, menos o negócio das mãos mesmo mas eu citei por que porra eu já li sobre ele em tantos lugares que não acredito que seja BALELA. E você continua tendo esses sonhos?
Blitz, pode DESCER A LENHA aí que eu realmente não me importo. Aliás, como você nunca teve a oportunidade de experimentar o que falei, o coitado aqui é você.
Porra, Mulder, que sonho animal! Viu só, ainda precisa de estímulo para querer ter mais? hehe


por
hipper há mais de 2 anos


Já tive muitos desses sonhos, e TODOS foram quando eu fui dormir cedo e acordei só de meio-dia.
Se você está descansado, você realmente percebe mais quando está sonhando, e consegue controlar mais.


por
Robson Rott há mais de 2 anos


Explorar a capacidade do cérebro é achar que somos superiores, Blitz?
Faça-me o favor!
E Hipper, esse assunto é muito interessante.
Um grande mágico, do qual eu tive a oportunidade de assistir um vídeo, disse que ele anota seus sonhos para ter mais idéias para mágicas. Assim fica mais fácil transformar sonhos em realidade. Eu já resolvi problemas em sonhos, acordei e anotei. Foi a melhor coisa que eu podia ter feito.
por

[R$1,00] há mais de 2 anos


Sonhos são realmente FODAS DEMAIS. Não me lembro de ter tido uma experiência com esses tais sonhos lúcidos, mas deve ser uma experiência sensacional.
A coisa mais louca que já me aconteceu: uma vez eu sonhei que estava indo pra algum lugar de ônibus, daí eu peguei o ônibus errado e fui parar em uma favela e os traficantes não deixavam eu voltar pra casa. Não tenho a menor idéia do porque eu desci na favela, mas tudo bem.
Daí no dia seguinte à noite do sonho, quando eu saí do trabalho, inventei de pegar um ônibus que nunca tinha pego, mas que sabia que ia me deixar perto de casa. Parece mentira, mas a porra do ônibus parou num ponto no meio de uma favela e entrou um assaltante com uma faca querendo meio que sequestrar o ônibus (era um micro-ônibus). Não conteceu nada de grave porque enquanto o assaltante DISCUTIA com o motorista (que não queria acelerar), todos os passageiros saíram correndo (inclusive eu, obviamente).
O mais foda é que, quando eu acabei de pegar o ônibus, eu me lembrei do sonho e fiquei pensando "caralho, que merda, será que essa porra passa em alguma favela?". Que merda.
por Commenter há mais de 2 anos
Corrigindo: "não aconteceu".
Ah, e acabei de lembrar que na noite passada eu sonhei que um amigo me mostrava seus BÍCEPS DEFINIDOS e dizia "caralho Commenter, olha que foda! É foda demais!" ahuahuahuahua


por Commenter há mais de 2 anos


às vezes eu sonho que to nadando e vem um cara e pega na minha bunda.
Tipo "Tubarão".
por maria altiva pedreira de mendonça e albuquerque há mais de 2 anos
Não sei se alguém mais já fez isso, mas algumas vezes durante sonhos lúcidos, eu cheguei a abrir os olhos (de verdade), dai eu percebia que era um sonho, como não queria q terminasse, fechava os olhos de novo e conseguia continuar no sonho. As vezes não consegui...
por

Leme Kravitz GzUz Negão há mais de 2 anos


Haha, eu já consegui isso! E tipo, depois de fazer isso eu ainda tive o Capitulo 2 do sonho na outra noite.(Era um sonho que tinha a ver c/ uma ilha e eu pelado num jato... Enfim...).
Tipo, eu tambem tenho uns sonhos apenas quando eu estou doente - E são sempre os mesmos dois. Aliás, apenas quando eu estou c/ febre. São sonhos envolvendo formas geométricas com um misto de alucinação e sonho. Muito foda!


por
Mulder há mais de 2 anos


Eu sempre tive isso, a última vez foi até engraçada:
Eu tinha ido viajar com amigos ai na hora de voltar percebi que tinha uns arranhões no carro. Falei "porra que merda isso aqui", então cada vez que eu olhava pro carro iam aparecendo mais arranhões sem explicação nenhuma. Não deu outra, falei "va toma no cu essa porra é um sonho, acabei de olhar e ta aparecendo mais e mais arranhões sem explicação".
Simplesmente dei tchau pros meus amigos e saí VOANDO PRA CIMA. Agora acho que a descarga de adrenalina é meio forte quando faz esse tipo de coisa, aí acordei.
Uma amiga minha faz medicina e me emprestou um livro sobre isso muito irado. Só não lembro o nome eheheMas pode ter certeza de que isso não é "baboseira".


por GU1LH3RME há mais de 2 anos


Há um tempo atrás eu estava tentando ter sonhos lúcidos.. Mas nunca consegui. Já cheguei a pensar "Porra, tô sonhando cazzo!" algumas vezes, mas era sempre naquela hora de manhãzinha que você tá quase acordando, aí eu sempre acordava nunca cheguei a fazer nada.
Eu tenho tipo um livro em pdf sobre o assunto, mas nunca cheguei a ler.
por

oldflattop há mais de 2 anos


Hmmm, dá para passar para o meu e-mail?
forget_me_now@hotmail.com


por
Mulder há mais de 2 anos


é blitz, vamos lá. o que tem pra comentar? não vi ninguém falando sobre qualquer coisa mistica, sobrenatural ou alguma "baboseira" da especie. se o plano for dizer que esse tipo de experiencia não existe, é hora de se informar melhor. enfim.
até hoje sempre tenho esses sonhos, hipper. assim, é bem frequente. mas nos ultimos tempos eu tenho um sonho mais estilo ESPECTADORA PASSIVA do que qualquer outra coisa. sabe quando você tá consciente de que é um sonho mas não consegue mudar os rumos da coisa? então. é interessante, de todo modo. as vezes mesmo as coisas mais absurdas parecem TÃO REAIS que eu acho que daria pra fazer uma vida dupla tranquilamente, até que eu me confundisse em certo ponto sobre o que é estar acordada ou dormindo hehe
por mayknox há mais de 2 anosEstá mandado, Mulder.


por
oldflattop há mais de 2 anos


EU FUI NO TEH AUSTRALIAN PINK FLOYD!!!!!!!!!!!


por Ghash há mais de 2 anos


Gente , o Blitz estava bebum ontem .
Ao menos é o que transparece ao ser ler aquele comentário dele das 6 da matina .
Eu , pelo menos , discordo em 100% daquilo tudo que ele escreveu .
Esta noite mesmo , sonhei que estava passeando de gôndola pelos canais de Veneza juntamente com três gatinhas aí na faixa dos 21/25 anos . Vcs querem sonho mais lúcido do que este ?
Inclusive duas delas me passaram o número do celular enquanto eu sonhava . Acordei e anotei os números na minha agenda . Voltei a dormir , pois precisava do número da terceira garota , mas a "maledetta" já tinha partido com outro sujeito .
De qualquer forma , já liguei para as duas e marcamos um encontro no Shopping Iguatemi amanhã à tarde para rememorarmos o sonho . Vou convidá-las para vir comigo na minha próxima viagem a Europa .
Como vcs mesmos podem notar , pude então unir o útil ao agradável em matéria de sonhos ...


por Blitzkrieg há mais de 2 anos


caralho pelo visto só eu não tenho desses sonhos constantemente haha. Eu também tenho uns 3 livros sobre o assunto, quem quiser manda email ou me coloca no msn.
por

hipper há mais de 2 anos


Pô.. Me manda aí, Hipper.
rocknroll.yeah@gmail.com


por
oldflattop há mais de 2 anos


Idem.


por
Mulder há mais de 2 anos


Sabe, essa semana foi um cara no Jô Soares e falou sobre isso. Segundo ele, quando se tem um sonho destes, é porque se está prestes a acordar.
Algum de vocês que tem sonhos como esses pode me dizer se acordam cansados ou coisa parecida depois disso?
e tá, me perdoem por me enfiar desse jeito.... mas é um assunto legal!


por Laura há mais de 2 anos


Meu MSN, hipper: gzuzsalva@hotmail.com
por

Leme Kravitz GzUz Negão há mais de 2 anos
po May, já vi muita gente falando desse negócio de não diferenciar bem. Também tem os RELATOS de pessoas que percebem que é um sonho e se esquecem depois né. Foda, mas já é um estágio mó animal.

por
hipper há mais de 2 anos


e Blitz, você anda exagerando na dose, hehehe


por
hipper há mais de 2 anos


Detalhe: Só por que você acordou e tem uma recordação do seu sonho, isso não quer dizer que essa seja uma memoria real. Muitas vezes o que nós pensamos ter sido o nosso sonho na verdade é apenas uma invenção da nossa mente para proteger nossa moral de alguma coisa que foi guardada no subconciente.
Esqueci de como Freud chamava isso... Depois eu vejo e falo.


por
Mulder há mais de 2 anos


Freud ? Tudo bem , vamos lá :
Na teoria Freudiana , a personalidade é estruturada em três elementos , a saber : o id , o ego e o superego .
O id é primal e instintivo , movido pelo princípio do prazer para evitar a ansiedade e a dor .
O ego é o impulso racional , que opera segundo o princípio da realidade , que modifica os impulsos instintivos , transformando-os em conduta socialmente saudável .
O ego é o mediador entre o id irracional e o autoritário superego , a voz interior da socialização , da consciência e da moralidade .
Bom , depois da "aulinha" de psicologia , tenho a dizer que o meu personagem , o Blitz , faz o papel do meu ego . Só que no meu caso particular , o superego está vencendo a batalha contra meu pobre id ... hehehehe


por Blitzkrieg há mais de 2 anos


Mas o colega Mulder falou em "subconsciente" e Freud tinha algumas teorias interessantes sobre este tema .
Segundo ele , é no "inconsciente" que fica a morada das recordações , dos desejos , dos medos e dos pensamentos que a "nossa" mente consciente bloqueou ou reprimiu por serem por demais chocantes , dolorosos ou socialmente inaceitáveis para uma possível revelação .
Apesar de nossa mente funcionar assim , algumas "brechas" ou "erupções" tendem a aparecer involuntariamente , de tempos em tempos . A forma e a expressão mais comum destas "tempestades cerebrais" , são aquilo que chamamos de "sonhos" .
Depois disto , a teoria freudiana entra naquilo que chamamos por "simbolismo" . Em geral , as imagens dos sonhos são manifestações de desejos e temores do nosso subconsciente e que mantemos reprimidos .
Agora , sobre o que representa para cada um de nós estas "imagens" , somente numa terapia (individual ou de grupo) existe a possibilidade de se melhor insvestigar tais acontecimentos .
Eu aqui (o Walter) já fiz isto nos meus bons tempos de estudante . Confesso que adorei . Fui para apenas uma seção de teste e fiquei lá por uns seis meses . Mudou minha vida , fiquei menos egocêntrico (acreditem) !!


por Blitzkrieg há mais de 2 anos


Exagerei na dose agora , Sr. Hipper ?
por Blitzkrieg há mais de 2 anos



Sim!
Agora você exagerou na dose de BOAS INFORMAÇÕES.
por

hipper há mais de 2 anos


Isso ai ja aconteceu comigo algumas vezes..
e por falar em sonho, hj sonhei que estava matando um policial por estrangulamento.. :D foi bem loco hahaha


por
RDN há mais de 2 anos


Manda aí Hipper: grandemerda@gmail.com


por Gabriel há mais de 2 anos


Apesar de não fazer parte do grupo de vocês peço que me permitam participar da discussão, pois estou pesquisando o assunto para um livro (contribuições sobre o assunto são mais que bem vindas). Tive alguns sonhos lúcidos, mais de uma dúzia, mas sem me dar conta do que eram e portanto não aproveitei tanto quanto devia. Antes de assistir Waiking Life nem sabia que a parada existia e achava mesmo que se tratava de algo do tipo "viagem astral" ou qualquer coisa do gênero, mas sem levar a sério nenhuma das explicações. Já aconteceu comigo a coisa de ficar paralisado e foi uma das experiências mas horríveis (bota horrível nisso) que já passei. Sonhei que estava voando sobre um bosque e do nada visualizei uma clareira no meio da mata, onde estava sentado uma pessoa em frente a uma fogueira... do nada a imagem some e tudo que surge na minha frente é a cabeça de um bode (tipo o demônio)... acordei de imediato e simplesmente não conseguia mexer o corpo, somente a cabeça, os olhos e a boca com dificuldade. Tentei chamar meu irmão que estava na cama ao lado, mas a voz não saia direito, somente sussurros. Tentei desesperadamente me mover e se me lembro bem também não conseguia respirar direito. Achando que se tratava de algo sobrenatural (como disse antes não sabia nada sobre o assunto) comecei a rezar e aos poucos fui adormecendo. Lendo sobre o assunto, vi que o que aconteceu foi que acordei no meio do sonho R.E.M., onde grande parte das funções musculares do corpo são desativadas para das lugar a uma super atividade do cérebro e por isso que quando acordei estava paralisado. Tive sonhos mais agradáveis, como o de uns tempos atrás, onde ao me tocar do absurdo que era estar voando no meio da rua pude curtir uma sensação realística de voar quando e para onde quisesse. Costumo ter sonhos lúcidos mas sem ter total percepção de que estou sonhando, controlo algumas coisas e as vezes dito os rumos que o sonho deve tomar, mas nada com total consciência. Uma questão que levanto sobre o assunto é se o ato de ter sonhos lúcidos não é, de certa forma, prejudicial. Explico: se o sonhar é o momento em que nosso subconciente se abre e deixa vir a tona o que tem lá dentro escondido, será que ao interfirir no controle dos sonhos não estamos também impedindo o livre fluxo desse processo, interrompendo-o propriamente dito??? Deixo essa questão para vocês. Abraços e parabéns pelo blog.
por

Onironauta de primeira viagem há mais de 2 anos


Comentários encerrados!
Este post não aceita mais comentários. Se ajudar em algo, você pode entrar em contato com o autor do post pelo email pedrobelo ARROMBA gmail POINT com.


Nenhum comentário: