quinta-feira, 17 de junho de 2010

Novos relatos de sonhos lúcidos


03/02/2010

Tive nessa noite 2 sonhos lúcidos.
Narrarei o primeiro, que é curto.

Estava em uma plataforma do metrô e carregava uma bolsa de mulher pequena e preta. Olhei para a bolsa e achei estranha a situação, estava em uma ligeira confusão mental, inclusive sem me lembrar da minha própria mochila.

Esse estado de esquecimento e confusão me incomodou e despertou-me para o sonho, que agora é lúcido (SL).

Puxo o dedo, que estica.

O trem, que se aproximava, parou assim que fiquei lúcido.

Havia um condutor, que saiu do trem.

Resolvi me aproximar para conversar, mas acordo.

23/02/2010

Primeiro Sonhos Lúcido

Estou na rua, é noite, e encontro-me próximo ao local de trabalho.
Entro em uma fila e percebo que não deveria estar ali. Resolvo mudar de direção e ir para o ponto de ônibus. Nesse momento, o sonho se torna lúcido (SL).
Repentinamente, um gato atravessa a rua, muito rápido. Resolvo voar até ele.

(posteriormente, já acordado, lembrei-me dos “batedores”de que fala o Castañeda; talvez por essa razão é que tenha ido atrás do gato...)

O gato se esconde embaixo de um automóvel.

Não consigo alcançá-lo.

Acordo.

Segundo Sonho Lúcido da noite

Estou contando o sonho lúcido acima para a Ivanise.

Há mais alguém conosco.

Estamos em uma rua e passa um avião muito baixo.

Descubro tratar-se novamente de um sonho (SL).

Estico o dedo (fico muito surpreso, pois realmente achava estar acordado).

Já bem lúcido, viro-me para a Ivanise e tento convencê-la de que estamos em um sonho. Seu rosto se transforma para o de um homem. Mesmo assim, continuo tentando convencê-la; ela/ele diz que "...não sabe...".

Acordo.

Porém, na cama, percebo estar flutuando (EFC/OBE) e resolvo girar.

Fico algum tempo assim, porém ocorre-me um enjôo, o que me leva a interromper a experiência.

Terceiro sonho lúcido (SL) da noite

Volto a dormir e entro já lúcido no sonho.

Há uma grade de portão, com pontas de ferro e, nas pontas, pequenas bolinhas metálicas.

Ao lado, há uma porta fechada.

Tento abrí-la, mas está trancada.

Por alguma razão, aperto uma das bolinhas metálicas e a porta se destranca.

Entro.

É um recinto pequeno, vazio, azulejado, quase como um banheiro.

O sonho aqui se torna incrivelmente nítido, dá para ficar parado contando os azulejos, tudo muito estável, fixo.

Resolvo usar a técnica do Castañeda e estabilizar o cenário ainda mais, como uma espécie de teste.

Olho alternadamente para minha mão - que não está muito bem formada - e os azulejos, bem nítidos e estáveis.

Tudo está parado, monótono, e é exatamente isso o que me ocorre durante o SL. Esse ambiente soturno, claustrofóbico e incrivelmente estável parece me colocar em um estado de perplexidade e ligeira angústia.

Resolvo inspecionar o local com mais atenção.

A parede ao fundo parece meio espelhada ou envidraçada, ou melhor, translúcida.

Aproximo meu rosto da parede e vejo que é uma espécie de passagem.

Atravesso a parede e tudo fica escuro, flutuante.

Fico com medo e penso no Maharaj (NOTA: Sri Nisargadatta Maharaj).

Uma espécie de grande hélice surge acima de mim, girando no sentido anti-horário.

Acordo.


5 comentários:

H .Vilela disse...

Acabei de ler todos os sonhos que você postou dos dias anteriores, e entrei no site justamente porque hoje eu tive um tipo de "princípio de sonho lúcido", não sei se vale a pena postar como post, pois foi curtíssimo.

Ah... e isso me lembrou que aquele outro sonho que eu mandei (que você postou) não era o primeiro, mas foi o mais chamativo e interessante até então".
na verdade eu só lembrei dos outros que tive anteriormente depois desse sonho que tive hoje:

Aconteceu numa pausa do almoço em que resolvi cochilar:

""No sonho eu estava com dois colegas de trabalho conversando, e no meio do sonho um deles fala algo que eu queria muito ouvir (em vigília) era tão inacreditável ,que na mesma hora puxei meu dedo e ele esticou. Vi que era sonho, mas assim que fiz isso acabei acordando.""

Foi bem curto, mas desde aquela vez foi a primeira lucidez que tive.

H .Vilela disse...

Agora sobre os SL anteriores àquele que você postou, me lembro de poucas coisas...

No primeiro, que foi meio estranho, e engraçado, eu me via num campo todo verde (tipo aquela àrea de trabalho inicial do Windows XP), e nesse campo tinham uns camundongos querendo subir em cima de mim (???) não sei quando fiquei lúcido, mas creio que foi uma certa lucidez ficar pulando na intenção de tentar voar para me livrar dos ratos, só que me lembro que ceguei a flutuar, mas eu caia logo em seguida. E depois de mais algumas tentativas acordei sem ter conseguido voar.

E o outro sonho lúcido que tive anterior ao postado aqui no blog (como disse, só lembrei deles depois desse breve sonho de hoje, não entendi a ligação que me fez lembrar). Nesse dia eu estava novamente em horário de almoço na empresa onde trabalho (talvez essa seja uma ligação, a situação antes de dormir era a mesma), lembro muito pouco:

Me lembro que uam colega de trabalho estava tentando me ensinar a andar de moto, mas eu não estava conseguindo aí ela me levou na garupa, derepente meio que surgiu um congestionamento enorme e descemos da moto e acho que fiquei lúcido nesse momento, pois assim que desci da moto me lembrei que li em algum lugar que se você quiser não sair do sonho lúcido era só você se agarrar ou segurar algum objeto no sonho, nisso me lembro que agarrei em um poste de metal, e assim que fiz isso comecei meio que a girar em torno do poste muito rápido, mas aí me lembrei que na vigília eu estava no trabalho e naõ sabia se o horário de almoço já não teria acabado, e decidi soltar o poste e acordei.

Uma coisa estranha quando acordei e me lembro bem, foi ter aquela sensação de estar caindo quando se acorda.. aliás.. sensação essa que senti hoje também, será que tem alguma relação, parece que já ouvi algo sobre isso.

Richard Hermeticum disse...

JHolland,
Este teu terceiro sonho lúcido pareceu-me de caracter muito mais simbólico do que todos os outros (incluindo dos outros posts).
Tentaste atribuir-lhe algum significado?

Abraço,
Richard

jholland disse...

Vilela,

Os SL são sempre significativos e importantes, sobretudo quando associados a algum tipo de busca e se decorrerem de uma intenção consciente prévia.

Postarei suas experiências no Blog

Achei interessante também sua técnica de se agarrar em algo - ainda não a conhecia. Vou ver se me lembro disso na próxima vez !

Obrigado pela participação.

Abs !

jholland disse...

Richard,

De fato. Você tem razão. Dentre todos os meus SL tidos até hoje, esse foi um dos mais intrigantes - e devo dizer - assustadores.
É difícil transmitir a sensação exata em palavras, o relato perde muito da experiência.
Mas havia ali uma sensação mista, de clausura e angustia - que foram aumentando com o tempo - e fascínio. O cenários é absurdamente estável e, parecia, totalmente independente de qualquer coisa que eu pensasse ou imaginasse. Simplesmente me encontrava ali, num ambiente completamente fechado e duro, esperando que algo"ocorresse (nos sonhos sempre acontece algo), mas nada acontecia. Tudo fixo e parado, imóvel. Esse sonho durou bastante tempo e tive oportunidade até de contar os azulejos !!
A experiência se assemelhou a uma descrição que li num dos livros do Castañeda, em que ele e a companheira viram-se num quarto de hotel completamente real, fixo e monótono - porém eles sabiam que não deviam transpor aquele cenário.
No meu caso, não diria que a sensação foi aterrorizante, mas trazia uma sensação da iminência de algo...
Quanto à simbologia, não sei bem o que dizer: em alguns sonhos percebi que defrontava com o vazio. É possível que se trate da própria natureza vazia das coisas - ou talvez da própria mente.