sexta-feira, 18 de junho de 2010

Mais sonhos lúcidos de H. Vilela



Segue abaixo o relato dos sonhos lúcidos e das experiências de nosso leitor H. Vilela, que já teve postado um outro sonho aqui mesmo no Blog.

Antes de iniciar o relato, gostaria apenas de fazer 3 comentários:

Primeiramente, considero que qualquer sonho lúcido, ainda que curto ou aparentemente insignificante, tem grande importância, especialmente se o sonhador realiza algum tipo de prática meditativa ou espiritual e se a experiência foi antecedida da intenção consciente de se ter um sonho lúcido.

Achei interessante a técnica mencionada por Vilela, de se agarrar a algum objeto onírico com atenção, na tentativa de prolongarmos a lucidez e o próprio sonho. Vale conferir.

Finalmente, em relação à sensação de estar caído quando se acorda - sem dúvida alguma, ela tem íntima e direta conexão com o estado de lucidez onírica. Há muitas interpretações para isso. Na minha opinião a própria constatação desse fenômeno pode trazer um ensinamento, ainda mais quando refinamos a percepção e sentimos o momento mesmo em que ocorre a alternância da consciência-corpo-cenário.

Segue seu relato:


"Acabei de ler todos os sonhos que você postou dos dias anteriores, e entrei no site justamente porque hoje eu tive um tipo de "princípio de sonho lúcido", não sei se vale a pena postar como post, pois foi curtíssimo.



"Ah... e isso me lembrou que aquele outro sonho que eu mandei (que você postou) não era o primeiro, mas foi o mais chamativo e interessante até então".


"Na verdade eu só lembrei dos outros que tive anteriormente depois desse sonho que tive hoje.

Aconteceu numa pausa do almoço em que resolvi cochilar:



"No sonho eu estava com dois colegas de trabalho conversando, e no meio do sonho um deles fala algo que eu queria muito ouvir (em vigília) era tão inacreditável ,que na mesma hora puxei meu dedo e ele esticou. Vi que era sonho, mas assim que fiz isso acabei acordando.""




"Foi bem curto, mas desde aquela vez foi a primeira lucidez que tive.



"No primeiro, que foi meio estranho, e engraçado, eu me via num campo todo verde (tipo aquela àrea de trabalho inicial do Windows XP), e nesse campo tinham uns camundongos querendo subir em cima de mim (???) não sei quando fiquei lúcido, mas creio que foi uma certa lucidez ficar pulando na intenção de tentar voar para me livrar dos ratos, só que me lembro que ceguei a flutuar, mas eu caia logo em seguida.

"E depois de mais algumas tentativas acordei sem ter conseguido voar.




"E o outro sonho lúcido que tive anterior ao postado aqui no blog (como disse, só lembrei deles depois desse breve sonho de hoje, não entendi a ligação que me fez lembrar).

"Nesse dia eu estava novamente em horário de almoço na empresa onde trabalho (talvez essa seja uma ligação, a situação antes de dormir era a mesma), lembro muito pouco:

Me lembro que uma colega de trabalho estava tentando me ensinar a andar de moto, mas eu não estava conseguindo aí ela me levou na garupa, de repente meio que surgiu um congestionamento enorme e descemos da moto e acho que fiquei lúcido nesse momento, pois assim que desci da moto me lembrei que li em algum lugar que se você quiser não sair do sonho lúcido era só você se agarrar ou segurar algum objeto no sonho. Nisso me lembro que agarrei em um poste de metal, e assim que fiz isso comecei meio que a girar em torno do poste muito rápido, mas aí me lembrei que na vigília eu estava no trabalho e não sabia se o horário de almoço já não teria acabado, e decidi soltar o poste e acordei.



"Uma coisa estranha quando acordei e me lembro bem, foi ter aquela sensação de estar caindo quando se acorda.. aliás.. sensação essa que senti hoje também, será que tem alguma relação, parece que já ouvi algo sobre isso."



8 comentários:

H .Vilela disse...

Achei que nem postaria esses por serem curtíssimos e pensando bem, qualquer sonho lúcido é válido porque por mais curto que seja, é uma experiência totalmente diferente do que estamos habituados a lhe dar.

E você não sabe o que aconteceu... novamente, hoje no horário de pausa onde ultimamente estou aproveitando para um cochilo tive novamente um SL curto, e diferente também:

Estava em uma sala totalmente escura com um tipo de tela ao fundo ligada (como se fosse uma televisão), estava muito longe mas eu via o brilho, por algum motivo me lembro que virei para trás e vi só escuridão, depois virei novamente onde estava a tela, e ela não estava mais lá... havia só escuridão.

Nisso eu me toquei que poderia ser um SL, e fiquei tentando meio que desejar que a luz se acendesse, mas nada aconteceu, (aconteceu um fato**), e depois me lembro que eu quis girar o corpo [ouvi falar muito sobre fazer isso em SLs e deve ser a primeira coisa que me veio à cabeça quando vi que a luz não se acendia), mas quando tentei girar o corpo acabei acordando.

**Fiquei com uma dúvida sobre esse sonho, que foi o fato de que parece que eu cheguei a ouvir a sirene que toca na empresa quando acaba esse tempo de descanso, mas tive a impressão que ouvi isso enquanto sonhava pois a parte em que girei o corpo foi depois que ouvi o sinal.
Foi como se eu tivesse acordado por um segundo, e depois voltado ao mesmo SL.

É possível ouvir sons da vigília durante um SL?

H .Vilela disse...

Ah.. sobre técnicas meditativas,no caso desses últimos que contei seria impossível fazer pois o período que tenho é curto, realmente é só um cochilo, e sempre apesar de curto a sensação nos sonhos é que eles duram muito mais que o tempo real que se passa.. é como se acontecessem muito rápido, mas na hora em que acordamos conseguimos reproduzi-los como se tivessem ocorridos em tempo normal... é algo meio "atemporal" se é que existe o termo.

jholland disse...

Vilela,

A questão do caráter significativo dos SL é exatamente essa que você mencionou.

Pouco importa se um SL foi repleto de conteúdo sensorial/intelectual ou de outra espécie, ou, ao contrário, se o sonhador simplesmente se viu preso dentro de um recinto durante o SL.

O mais significativo é a própria lucidez, a superação dos condicionamentos cognitivos, emocionais, intelectuais ou de qualquer espécie.

Esse é, afinal de contas, o objetivo último dessa prática.

Daí porque, muitas vezes, as experiências pavorosas, os pesadelos, por exemplo, constituem oportunidades valiosas e até auspiciosas para a retomada da lucidez.

E mesmo um SL curtíssimo é sempre significativo, pois denota que o praticante está dentro de um processo de refinamento de sua lucidez (e superação de seus condicionamentos internos) !

A lucidez é um estado, por assim dizer, que se situa além do bem e do mal, do prazer ou da dor.

Sobre sua pergunta, quanto aos sons da vigília, a resposta é afirmativa; porém, sabemos que nesses estados pode ocorrer também um certo embaralhamento de realidades na mente, de forma a ouvirmos sons ou outras manifestações sensoriais idênticas as da vigília ou mesmo mesclando-se com estas.

Abs e continue postando suas experiências !

H .Vilela disse...

Quanto ao som, seria então, de certo modo que há a possibilidade do som talvez nem ter vindo "de fora da minha cabeça"?

Fiquei surpreso por ter 2 SLs seguidos, será que deve ter algo influenciando isso, já que eu nunca tive freqüência em SLs ou serpa que foi apenas coincidência?

Uma coisa que percebi, é que tenho dormido pouco esses últimos dias então ando tendo um sono muito "pesado" não sei se isso facilita ou dificulta o SL.

jholland disse...

Em relação ao som, sem duvida, pode ter vindo de outras instâncias da consciência. Já havia observado esse fenômeno, inclusive durante o estado hipnagógico - o estado intermediário.
Em algumas ocasiões, ouvi nitidamente algo "de fora", mas percebi posteriormente que se tratava indubitavelmente de algo produzido nessas outras instâncias ...

Em relação à frequência, o melhor é voce mesmo tentar identificar a presença de certos processos.

Darei apenas algumas dicas, oriundas da minha auto-pbservação. A frequência de SL aumenta quando: 1) praticamos a auto-observação (atenção em relação ao que sentimos, percebemos etc - relativização da auto-imagem)); 2) experimentamos, durante a vigilia, em alguns momentos, uma sensação de grande desprendimento, liberdade e leveza (semelhante ao que sentíamos quando eramos criança); 3)conseguimos ultrapassar algum tipo de dificuldade que normalmente não conseguimos,ou seja, conseguimos de algum modo nos descondicionarmos, ainda que seja em relação a algum aspecto particular, pouco importa; 4) dormimos em horários em que normalmente estamos acordados e vice-versa (de preferência, alternando-se ambos).


Abs !

H .Vilela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
H .Vilela disse...

achei interessante essas dicas, e por coincidência, procurando algo pelo youtube, vi um depoimento sobre esse fato de ser mais fácil ter SL quando dorme-se em horário de vigília, um rapaz que dava algumas dicas sobre SLs, falando ter ter mais facilidade em ter SLs de dia.

Ele colocava em outro aspecto que não me fez sentido: ele dizia que a pessoa ficava com menos "medo" de ter SLs por estar de dia.

Mas acho que aplicando a idéia de que o consciente pode se "confundir" com os horários, faz mais sentido (creio que, de certo modo, foi essa idéia que você quis passar).

Ah... e sobre os seus SLs que está postando, continue assim. Cada vez mais me incentiva a tentar ter sonhos tão lúcidos quanto os seus.

jholland disse...

É isso mesmo, Vilela, trata-se de superar toos os condicionamentos, o que quer dizer, romper todas as cisões: consciente x inconsciente; sujeito x objeto etc etc. Por isso mesmo, a própria lucidez onírica de per si já constitui o fato mais significativo, independente do conteúdo do sonho, como mencionei antes.
Obrigado por tudo e continue participando.

Aguardo seus SL aqui mesmo !

Abs