quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Sonho Lúcido e Projeção Astral




Apesar do fato de as pessoas que tiveram experiências fora do corpo estarem inclinadas a ter também sonhos lúcidos, as duas experiências são bem diferentes. Durante uma experiência fora do corpo, o indivíduo está tipicamente convencido de que o evento está acontecendo de fato no mundo físico, e não em um sonho. Já em sonhos lúcidos, os sonhadores têm a convicção de que os eventos estão acontecendo em um sonho. A exceção seria um sonhador lúcido que pode ter uma experiência fora do corpo durante um sonho lúcido. Em 1991, Stephen LaBerge relatou um estudo de 107 sonhos lúcidos. Entre eles, 9% incluíam uma experiência fora do corpo. Este tipo de sonho lúcido sempre inclui sentimentos de distorções corporais, uma consciência de estar na cama ou a sensação de flutuação ou vôo. LaBerge também descobriu que experiências fora do corpo durante os sonhos lúcidos ocorriam mais freqüentemente quando a pessoa reentrava em sono REM depois de estar um período desperta, ou logo após ter consciência de estar na cama. Um estudo realizado por intermédio de um questionário com 572 indivíduos resultou em constata­ções similares às dos 452 respondentes que diziam ter tido pelo menos uma experiência fora do corpo. Apenas 15% dos que nunca se lembra­ram de um sonho lúcido tiveram experiências fora do corpo.
É impor­tante dizer que várias pesquisas têm revelado que não há ligação entre experiências fora do corpo e doença mental.
Há um debate permanente sobre as experiências fora do corpo: e1as acontecem "fora" ou "dentro" do corpo? Blackmore9 tem fornecido uma instigante resposta filosófica a essa questão, baseada nos ensinamentos do budismo. Ela nos chama a atenção para o fato de que Buda pregava que o ego é uma ilusão. Humanos assumem muito facilmente que são uma espécie de entidade estável persistente, que habita o corpo físico. Buda contrapõe a esta premissa o conceito de que "a realidade" que os humanos percebem é apenas uma construção do seu sistema de proces­samento de informações moduladas pelo meio social em que vivem. Seu senso de identidade ou ego também é uma construção social.
Então, quanto à dúvida sobre se as experiências fora do corpo acon­tecem "dentro" ou "fora" do corpo, a resposta de Blackmore, baseada na visão de que o ego ou outras experiências socialmente construídas não tem um lugar, é: "nenhuma delas."
A ilusão de que humanos são seres sólidos dentro de um corpo pode ser dissipada pelas experiências fora do corpo, experiências de quase morte e místicas, o que pode ser a razão de muitos acharem-nas tão iluminadas e libertadoras.

LaBerge acredita que sonhos fora do corpo estão mais fre­qüentemente associados com o princípio do sono, quando os sonhadores começam a perder informações de seus órgãos sensoriais, mas permane­cem um tanto quanto conscientes. Sendo assim, estes sonhos são espera­dos em estados hipnagógicos, ou quando o indivíduo passa diretamente da vigília ao sono REM - um evento raro, mas possível. Nos dois exemplos, um modelo mental é criado independentemente de uma infor­mação sensorial. Em geral o sonhador está consciente de seu corpo físi­co, e obtém constantes feedbacks dos órgãos sensoriais, músculos, vísceras e articulações. No sono REM, no entanto, as informações dos sensores no corpo físico são bloqueadas. Como resultado, é muito fácil sonhar estar dançando, voando, estar desmembrando ou mesmo expe­rienciar a sensação de deixar o corpo. LaBerge especula que, assim como à sensação de gravidade paralisa, o sonhador pode se sentir leve e come­çar a flutuar ascendendo em seu sonho.
Se LaBerge estiver correto, a imaginação hipnagógica é um evento que poderá estimular o sonho fora do corpo. Um outro roteiro para conduzir a este tipo de sonho seria desenvolver lucidez em seus sonhos para que experiências fora dele possam ser evocadas durante o sono. Um programa como este deveria incluir os seguintes passos:

1. considere os sonhos como portadores de significados impor­tantes em sua vida. Tenha um caderno de sonhos, monte um grupo de trabalho sobre sonhos, discuta seus sonhos com outras pessoas, leia livros e artigos sobre sonhos e aplique em sua vida as coisas que você aprendeu com seus sonhos;

2. perceba que você pode despertar e tomar-se consciente de seus sonhos. Toda vez em que tiver um sonho lúcido, trabalhe inten­samente com ele;

3. use a auto-sugestão antes de dormir. Leia algum artigo sobre sonhos, experiências fora do corpo ou sobre estas experiências de uma forma geral. Diga a você mesmo que terá um sonho lúcido, e que você irá viajar para fora de seu çorpo durante o sonho;

4. adquira conhecimentos sobre os sonhos fora do corpo que você já experienciou. Eles foram precedidos por outras atividades, tal

como "voar"? Foram acompanhados por algum sentimento ou emoção como sentimentos de paz, excitação ou ansiedade? Quando seus sonhos se tomarem lúcidos, tente recriar estas ati­vidades e sentimentos. Isto poderá levá-lo a uma experiência fora do corpo em seus sonhos;

5. tenha uma razão específica para ter um sonho de experiência fora do corpo. Curiosidade é o seu grande motivo? Suas razões principais são metafísicas? Você deseja obter um maior entendi­mento sobre a mente? Ou sobre o espírito? Sobre a morte? Seja honesto com você mesmo para que sua experiência não se tome ambígua.
Do livro: "SONHOS EXÓTICOS", Summus Editorial

14 comentários:

Unknown disse...

aterrorizante..........minha senssaçaum e de morte...e incontrolavel..........gostaria de simplismente me livrar disso......

Matheus Ferreira disse...

meu nome é Matheus , e tenho sonhos muito estranhos . eu sinto meu corpo imovél , eu ñ consigo me mexer , nem gritar . eu ando por outros lugares que nem sei se existe , ando tbm pela minha casa , mais sinto meu corpo dormindo , qd sinto medo eu volto , pra realidade . eu sofro com isso desde que eu tinha 6 anos , qd acordo de manhã minhas energias estão gastas ,e fico muito cansado . todo dia .a noite sinto que ñ estou sozinho sinto que tem pessoas sentadas ao redor da minha cama , elas fikam me olhando , ñ tenho controle nesses sonhos , tento sair deles mais ñ consigo, passo varias horas dormindo.se eu me deitar com meu corpo virado pra baixo , tenho risco de ficar sem ar , pq já fikei assim . ér como entrar em outro mundo é como se eu pudesse voar...

Matheus Ferreira disse...

Matheus de novo! ér como se meu corpo estivesse dormindo e meu espirito saisse do meu corpo . eu vejo minha mãe de manhã olhando pra mim dormindo , e eu grito tento falar com minha mãe mas eu ñ consigo , é terrivel , quase toda noite eu luto com coisas assim e com espiritos que morreram, ou demonios malignos, eu hajo naturalmente , pq isso pra mim já ér normal , varias pessoas ñ acreditam em mim , mas por favor acreditem em mim...

Sancho disse...

Matheus... Isso que vc tem toda noite se chama viagem astral... Muitos (incluindo eu) cobiçam essa habilidade... Pesquise sobre isso, vc pode ver mais como um dom do que como maldição...
Resumindo, seu corpo mental sai do seu corpo fisico... Queria poder te dizer mais, porem isso é tudo que sei...
Ah e, a parte sobre vc nao poder se mexer e achar que nao esta sozinho se chama paralisia do sono... É tudo uma ilusão, mas se vc tentar se livrar disso pode ser que nunca mais tenha uma viagem astral... Se vc sente que prefere dormir normalmente ao acordar exausto, procure na rede tecnicas para controlar melhor isso...

Fique em paz - Sancho -

Anônimo disse...

Matheus... o que voce tem se chama paralisia do sono... n tem nada a ver com viagens astrais nem sonhos lucidos... na wikipedia tem um artigo mtu bom sobre isso... se esses sonhos forem muito frequentes recomendo que procure um psiquiatra... espero ter ajudado

jholland disse...

Recomendo a leitura do texto postado neste Blog, de autoria de Cleber Monteiro Muniz: Paralisia do Sonho e o Sonho Lúcido.

http://sonhoslucidus.blogspot.com/2007/12/paralisia-do-sonho-e-o-sonho-lcido.html)


Saudações

Landi disse...

Quando eu tinha paralisia do sono desconhecia totalmente sua existência e, assim como vc Matheus, ficava horrorizada! Achava que ia morrer, ou então que estava ficando louca! A sensação de imobilidade é tão ruim quanto os sons o formigamento ou as visões...
Foi por medo que procurei ajuda num centro espirita e eles me disseram que essa sensação é a impressão que o corpo astral (ou alma) deixa no corpo ao entrar ou ao sair dele. Então me recomendaram que eu pedisse a Deus para não ter consciência disso ao dormir, rezar para o anjo da guarda toda noite..
Bom foi o que eu fiz e realmente funcionou!!!
Porém, agora faço de tudo para que isso aconteça novamente, já que me informei melhor sobre o assunto, e nada acontece!
É como o Sancho disse, isso é um dom! Não é preciso temer nada pois Deus está conosco em todos os momentos...ele está dentro de nós! Se sentir medo pessa sua proteção e prossiga!! Deixe acontecer pq vc não vai morrer...a alma de todo mundo sai do corpo qdo dormimos...a diferença é que alguns tem consciencia disso e outros não..
Por acaso vc já ouviu falar sobre alguém que morreu enquanto dormia??? (com ecxeção dos casos de infarto claro, que geralmente ocorre com pessoas que sofrem do coração há tempos ou idosos) Por isso viva essa dádiva! É o plano astral tentando te mostrar que vc tem poderes que outros não tem! Voce pode ajudar pessoas com isso! Seja corajoso, tenha fé em Deus e pé na tábua rapaz! Não tema o desconhecido...pq ele só é desconhecido até nós o conhecermos!

Bruno Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Rodrigues disse...

cara isso sonho lucido, é projeçao astral semi-consiente.
aconcelho ir nesse site vai ajuda muito.
eu tambem tinha isso, nao é sonho lucido é catalepsia projetiva. isso é normal acontece com todo mundo quando dormimos mas a maioria nao percebe !!! isso é maravilhoso pra quem pratica consiente...
nao fique com medo pessa ajuda aos anparadores. e se caso vc tiver uma catalepsia projetiva e quiser volta pro corpo. é só tenta mexer o dedinho mindinho do pé ou a lingua ou a palpebra da vista. pesquise nao tenha medo !!!
http://www.viagemastral.com/site/

Bruno Rodrigues disse...

Meu msn pra quem kiser entrar en contato pra saber o q é deverdade !!!
pode fazer pergunta. só quero ajudar.

MSN: bruno_ctr@hotmail.com.br

Ighor disse...

Olaa galerinha... isso que vcs estao tendo... principalmente o nosso amigo matheus, sao viagens astrais... assim como o nosso amigo Breno disse... e isso nao é paralisia do sono, e siim catalepsia projetiva.... da uma olhada no site http://www.viagemastral.com/site/

da uma olhada nos relatos... forum... tecnicas... vcs nao estao sozinhos amigos.... xD

qualquer coisa assim como o nosso amigo bruno postou pode adc me msn tbm..... ighor_505@hotmail.com

estou apenas dando meus primeiros passos tbm... mais posso ajudar com oq seii ^^ abraço

Anônimo disse...

desde criança venho tendo sonhos lúcidos, antes tinha muito medo deles mas com o tempo aprendi a vencer o medo. o problema é que com o passar dos anos os sonhos foram se modificando até chegar a um nível que não pude mais classifica-los assim. agora quando os teno sinto coisas muito estranhas. a primeira sensação é de um formigamento nas pernas que vai subindo o corpo todo, logo depois sinto que estou flutuando no meio do quarto. isso me causa um certo medo mas aí vem o mais difícil. pouco antes de sair completamente do corpo, ouço um barulho muito estranho no ouvido esquerdo, um barulho que vai desde um zumbido até o choro de uma criança, também já ouvi risadas. da ultima vez que aconteceu ouvi tambores e um dialogo inteiro em uma linguá aparentemente indígena que desconheço. poucas vezes eu venci o medo e sempre dou um jeito de acordar quando essas coisas acontecem. uma das vezes resolvi ouvir o choro do bebê até o final. eu estava aterrorizado mas mesmo assim deixei-o chorando no meu ouvido, então me vi de repente em um corredor onde muitas pessoas passavam, pessoas apressadas que pouco notavam minha presença. pedi informações para alguns dos pedestres e um deles me disse que era apenas para eu seguir em frente. fui andando até que vi pela janela de vidro que eu me encontrava em no espaço, em uma nave ou algo do tipo. percebi então uma porta de vidro e ao olhar dentro dela vi um enorme abismo e dos dois lados haviam portas também de vidro. pude ver em uma das portas que passavam alguns enormes dragões voando. perguntei para alguém que passava o que era aquela coisa tão incrível. ele me disse então que eram portas para outros universos. depois disso não lembro mais de nada. foi muito incrível porque quando eu acordei pude me lembrar de quase tudo.
Luís Branco.

Anônimo disse...

Por favor pode mim dizervcomo ter projeção astral e ugente não posso conta mas mim envie uma mensagem via a e-mail meu e-mail:Samuel.lima4@hotmail.com

Unknown disse...

Sempre tive esses sintomas também e uma coisa que me ajudou muito foi canalizar meus pensamentos para coisas boas. Eu sei que ao deitar para dormir vc já sente uma ansiedade e medo, principalmente por sentir-se acompanhado, mas a partir do momento que vc consegue relaxar e canalizar toda a sua energia apenas para si mesmo, essa sensação some e aí ao dormir vc consegue experimentar algo completamente novo. Sei que essa postagem é antiga, espero que já esteja melhor ou que esse comentário ajude de alguma forma.